Buy side: o que é e como atua esse setor do mercado financeiro?

últimos artigos

buy side

Existem dois setores principais no mercado de investimentos, conhecidos como buy side e sell side. O buy side, ou lado comprador, efetivamente administram recursos e tomam decisões de investimentos por seus clientes.

No entanto, os produtos vendidos e os serviços prestados pelo buy side diferem muito dos oferecidos pelo sell side.

O que é buy side?

Buy side é a área do mercado financeiro que abrange instituições que atuam comprando e investindo diretamente para os seus clientes. A tradução para esse termo é lado da compra, que traduz bem o papel desta área do mercado.

Podemos dizer que o trabalho do buy side e sell side são complementares, tendo grande importância para os investidores. No entanto, o tipo de serviço prestado pelo profissional do lado da compra é completamente distinto do lado vendedor.

Qual a diferença entre sell e buy side?

buy side

Ambas áreas possuem objetivos muito semelhantes de atingir o melhor resultado para os seus clientes. No entanto, são muito claras as diferenças entre o buy side e sell side.

O sell side é um trabalho de estratégia e análise de investimentos com o objetivo de educar o cliente. Ou seja, nesse caso o cliente compra relatórios, consultorias, análises, para se educar e conseguir tomar as melhores decisões de investimentos.

No caso do “lado da compra”, as informações sobre pesquisas e análises de empresas, por exemplo, não saem da empresa.

O objetivo, neste caso, é administrar os recursos dos clientes, buscando o melhor resultado possível nos investimentos. Nesse caso, há uma semelhança maior em relação ao assessor de investimentos.

Qual a importância desse profissional?

O trabalho desse profissional é fundamental para o mercado financeiro. Através dessas instituições, é possível conseguir bons investimentos, sem ter uma preocupação de escolher diversos ativos.

Existem algumas instituições que podem ser consideradas como integrantes do “lado comprador” do mercado. São elas:

Dentro de um fundo de investimento, por exemplo, certamente há um trabalho de um buy sider, que é responsável por fazer análises e relatórios exclusivos para esse fundo. Assim, a partir das informações fornecidas pelo lado comprador, o fundo consegue ter as melhore decisões de investimento, aumentando seus recebimentos e os de seus investidores.

Interessado em trabalhar como analista de investimentos? A Certifiquei oferece o melhor curso preparatório para você tirar a sua certificação CNPI. Confira!

O que faz o analista buy side?

O analista buy side trabalha diretamente com a análise de investimentos e avaliação de empresas e ativos. Assim, a instituição em que ele atua, pode tomar bons resultados para os seus clientes.

Entre as principais atividades desses profissionais, estão:

  • Análise financeira;
  • Desenvolvimento de estratégias de investimentos;
  • Estudo econômico e de mercado;
  • Valuation das empresas e preço ideal de compra.

Desta forma, podemos dizer que o “lado da compra” é a inteligência por trás dos fundamentos de tomada de decisão. Através desse trabalho, um fundo consegue perceber qual o melhor momento de compra de determinado ativo, por exemplo.

Simplificando, é através do buy side que os fundos podem saber quando determinado ativo é indicado e quando não é. Esse fator é fundamental para o rendimento do fundo e, por consequência, dos seus clientes.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).