Investidor Moderado: tudo sobre como esse perfil investe

últimos artigos

Um dos primeiros passos para quem deseja ingressar no mundo dos investimentos é entender qual é o seu perfil de investidor. Uma das opções possíveis, e sobre a qual trataremos nesse artigo, é o perfil de investidor moderado.

Como o nome sugere, o investidor moderado é aquele que procura o equilíbrio, principalmente quando falamos sobre os riscos e rentabilidade.

O que é ser um investidor moderado?

O perfil de investidor moderado é aquele que investe em ativos que possuem um alto nível de segurança, mas também possui uma maior tolerância a riscos, desde que ofereça maior rentabilidade a longo prazo.

Vale pontuar, porém, que essa opção por um investimento de risco moderado, ou até mesmo de maiores riscos, varia com a situação.

Mas quando pensamos nas características que esse tipo de investidor possui, devemos analisar principalmente que ele é uma pessoa versátil. É comum que pessoas com maior conhecimento sobre o mercado financeiro normalmente possuam este perfil.

Uma das principais características da carteira de investidor moderado, por exemplo, é a diversificação, apostando em ativos de renda fixa mas também em recursos de renda variável em busca de maiores ganhos.

Quais são os outros perfis de investidor possíveis?

Ao todo, existem três diferentes tipos de perfil de investidor.

Cada um deles possui características próprias, mas o principal diferencial entre eles é sobre a quantidade de risco que cada um consegue tolerar em seus investimentos.

Devemos ter em mente que, dentro do mercado financeiro, existe uma alta relação entre rentabilidade e risco, uma vez que, quanto maior o risco, maior a possibilidade de retorno no investimento.

De toda maneira, temos os seguintes perfis:

  • conservador;
  • moderado; ou
  • arrojado, também conhecido como agressivo.

Para definir qual o seu tipo de perfil de investidor é preciso considerar três fundamentos, de acordo com sua tolerância para cada um deles: segurança, liquidez e rentabilidade.

Assim, analisamos que o moderado é o nível intermediário dos investimentos.

Quais os investimentos mais indicados para este perfil?

Após entendermos os possíveis tipos de investidor, traremos abaixo uma lista com os principais investimentos recomendados para quem possui um perfil moderado de investidor.

Sendo assim, para compor uma boa carteira de investimentos moderada, é possível realizar os seguintes tipos de aplicações:

  1. tesouro Selic;
  2. debêntures;
  3. tesouro pré-fixado;
  4. CDB;
  5. tesouro IPCA;
  6. LCI/LCA, Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio;
  7. letras de câmbio;
  8. fundos de investimentos, como o CDI; ou
  9. ações de empresas.

1. Tesouro Selic

Tesouro Selic é um título da dívida pública, sendo que seu rendimento é atrelado a taxa Selic, é a taxa básica de juros do Brasil.

Este é um dos títulos de renda fixa mais conhecidos do mercado, indicado para investidores com perfil moderado.

O que não é à toa, afinal este produto financeiro tem um grau de segurança elevado.

2. Debêntures

As debêntures são títulos de créditos emitidos por empresas, sendo que o investidor que adquire esses fundos lucra com os juros.

Assim, este é um recurso utilizado por empresas que necessitam levantar capital. 

Por fim, vale destacar que estes títulos podem ter seu rendimento pré-fixado, pós-fixados e híbridos. 

3. Tesouro pré-fixado

Tal qual o próprio nome indica, o tesouro prefixado é um título da dívida pública cujo rendimento é definido no momento da contratação.

Dessa forma, este é um ativo interessante para quem busca evitar os riscos do mercado, como no caso do investidor moderado.

4. CDB

Certificado de Depósito Bancário, ou CDB, é outro título de renda fixa que costuma estar presente em uma carteira de investimento moderada.

Estes são títulos de crédito das instituições financeiras, especialmente bancos múltiplos, que buscam no mercado formas de angariar fundos. 

Em contrapartida, o investidor receberá o valor investido na compra mais o acréscimo de juros ao final do contrato. 

5. Tesouro IPCA

Semelhante ao Tesouro Selic, o Tesouro IPCA é outro título público de renda fixa disponível no mercado.

Todavia, diferente do primeiro, seu rendimento é atrelado ao IPCA, principal indicador de inflação do Brasil. 

6. LCI/LCA, Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio

LCI, Letra de Crédito Imobiliário, e LCA, Letra de Crédito do Agronegócio, são aplicações financeiras de renda fixa.

Assim, estes produtos são uma alternativa interessante para o investidor moderado que deseja expor seu capital, de modo seguro, ao agronegócio, o setor imobiliário.

7. Letras de câmbio

Letra de câmbio, o LC, é um título de crédito semelhante aos CDBs.

Geralmente, este título consegue aliar risco e retorno, estando presente na carteira do investidor moderado com frequência.

8. Fundos de investimentos, como o CDI

Existem diferentes tipos de fundos de investimentos no mercado, podendo atender a demanda do investidor, conservador, moderado e arrojado.

Assim, alguns tipos de fundos, como os fundos CDI, podem ser úteis para o investidor moderado.

Afinal, a carteira de investimentos deste tipo de fundo é composta por ativos que fazem sentido para o perfil deste investidor. 

9. Ações de empresas

Por fim, mas não menos relevante, estão as ações de empresas.

Ainda que sejam títulos de renda variável, existem opções de ações que mesclam risco e retorno.

Além disso, construir uma carteira com ações e títulos de renda fixa pode ser uma alternativa para investidores moderados.

Como vimos, esse tipo de investidor diversifica sua carteira, não havendo somente um único investimento recomendado para esse perfil. Do contrário, é preciso analisar seus objetivos a fim de escolher onde investir.

Características do investidor de risco moderado

Como visto até aqui, um investimento de perfil moderado pode se dar de diferentes formas.

Assim, natural que a principal característica do investidor de risco moderado seja mesclar pontos do investidor conservador e do arrojado.

Afinal, ainda que tenha maior aceitação aos riscos do mercado, este investidor evita realizar investimentos em produtos que representem maior risco.

Não à toa, o investidor moderado recorre à diversificação de carteira, pois, tal prática, mitiga os riscos e, em determinados casos, potencializa os ganhos.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).