Como investir em ano de eleição?

Finanças

O ano de eleições pode ser um período de muita volatilidade. Para evitar os riscos, invista consciente e procure boas oportunidades.

Aprenda a investir em ano de eleições

Arrow

Finanças

Em particular, o ano de 2022 está sendo muito bom para a renda fixa. O Brasil está com uma taxa de juro em 13,75%, algo que favorece a renda fixa.

Evite riscos

Portanto, para evitar riscos, o investidor pode focar suas atenções em títulos pós-fixados atrelados à Selic ou CDI e com liquidez diária.

CDBs, fundos de renda fixa e letras do Tesouro Selic são  opções que podem entregar boa rentabilidade, segurança e liquidez.

A bolsa de valores está bem volátil em 2022. Até o presente momento, o Ibovespa, principal índice da bolsa, vem se valorizando em 8%.

Oportunidades na renda variável

Com tal performance, a bolsa pode gerar ótimas oportunidades de investimento. Por exemplo, de julho a setembro, o Ibovespa já ganhou mais de 17%.

Ou seja, em momentos de queda, o investidor pode entrar, comprando ações ou ETFs e lucrar com a possível recuperação do mercado.

As incertezas de uma eleição podem influenciar na movimentação de capitais no Brasil, provocando uma alta do dólar.

Proteção no dólar

Para evitar eventuais perdas com isso, o investimento em dólar, ou em ativos dolarizados se mostra uma alternativa interessante.

O período eleitoral é um dos momentos mais sensíveis para os investimentos. Considerando os riscos envolvidos, é bom ficar atento e defender o patrimônio através da diversificação