Entenda a Política Monetária Expansionista e Contracionista

Finanças

Além de ser assunto certo em todas as provas de certificação, entender sobre Política Monetária é fundamental para que o investidor tenha as melhores decisões em relação ao seu portfólio.

Saiba como funciona a Política Monetária

Finanças

A Política Monetária diz respeito aos mecanismos utilizados pelo Estado com o intuito de alterar o volume de circulação de moeda na economia.

O que é a Política Monetária?

Assim, ela permite que o Estado incentive ou desincentive o consumo a partir da redução ou aumento de moeda na economia.

O que é a Política Monetária?

Para realizar a sua Política Monetária, o Estado pode utilizar, basicamente, 4 instrumentos.

Mecanismos de Política Monetária

Comprando e vendendo títulos do Tesouro Nacional, o Banco Central regula a quantidade de moeda na economia, colocando ou retirando.

Open Market

O compulsório é uma parcela do recurso depositado em um banco comercial que deve ir para o Banco Central para garantir a solidez do sistema.

Depósito Compulsório

O redesconto é o famoso empréstimo do Banco Central aos Bancos Comerciais e, por essa razão apresenta taxas elevadas para a transação.

Redesconto

Caso o governo queira estimular a economia, ele pode utilizar os 3 instrumentos que já conhecemos.

Política Expansionista

Assim, pode comprar mais títulos, reduzir o compulsório e reduzir o redesconto, injetando moeda na economia. 

Política Expansionista

Ela é adotada para estimular a economia e, tende a gerar pressões inflacionárias.

Política Expansionista

Por outro lado, o Estado pode reduzir a circulação de moeda, vendendo títulos públicos, aumentando redesconto e compulsório.

Política contracionista

Ela é adotada normalmente em momentos de alta inflação, onde o Estado deseja reduzir o impacto do aumento de preços para a sociedade.

Política contracionista

Entender as dinâmicas da Política Monetária é fundamental no processo de investimentos, permitindo ao investidor tomar melhores decisões em relação ao seu portfólio de investimentos.