Marcação a mercado na renda fixa

Finanças

Mecanismo criado para atualizar os preços dos ativos, a marcação a mercado é pouco conhecida, mas exerce influências fortes no dia a dia dos investidores de renda fixa.

Conheça o mecanismo de Marcação a mercado 

Finanças

Com o foco em atualizar o valor dos ativos, a marcação a mercado é utilizada, principalmente em fundos de investimentos, mas também em ativos de renda fixa.

O que é a marcação a mercado?

Por conta dessa atualização, é possível evitar a transferência de riqueza entre os agentes, o que garante maior transparência as negociações.

O que é a marcação a mercado?

Entre os principais fatores que impactam a marcação a mercado no momento de atualizar o preço dos ativos diariamente, destacam-se:

Como funciona a marcação a mercado?

Oferta e demanda; liquidez, perspectivas de alta ou baixa nas taxas de juros, inflação, efeito manada, acontecimentos políticos, entre outros.

Como funciona a marcação a mercado?

Como mencionado no início, a marcação a mercado ocorre tanto em fundos de investimentos quanto em ativos de renda fixa, como os títulos do Tesouro Direto.

Exemplos de marcação a mercado

No caso dos fundos de investimentos, a marcação a mercado é a atualização dos preços de mercado dos ativos (PL do fundo), dividido pelo número de cotistas.

Fundos de Investimentos

Por outro lado, no Tesouro Direto, essa marcação está muito ligada a taxa de juros negociada no mercado, principalmente quando se fala em ativos pré-fixados.

Tesouro Direto

Dessa maneira, suponha que um título irá valer R$ 1.000 em seu vencimento e você comprou a uma taxa de 10% a.a.

Tesouro Direto

Se esse título passar a pagar 12% a.a, o valor dele cai, ou seja, será menor do que aquele valor que você pagou e, caso você resolva vender, terá prejuízo.

Tesouro Direto

Por outro lado, se a taxa cair para 8% a.a, o título valoriza e, se você vender a mercado nesse valor, irá obter retorno positivo.

Tesouro Direto

Importante lembrar que as taxas de juros dos títulos variam diariamente, mas somente em caso de venda você irá ganhar ou perder dinheiro. Caso seguro até o vencimento receberá o valor acordado no dia da compra.

Tesouro Direto

Em resumo, os títulos emitidos pelo governo podem valer mais ou menor a depender das expectativas do mercado para as taxas de juros da economia.

Tesouro Direto

No início de 2023, diferente do que ocorre atualmente, até mesmo os  títulos como CRAs, CRIs e debêntures passarão a sofrer com essa metodologia, ficando de fora, ainda, as LCAs e LCIs.

Mudanças para 2023

Entender sobre marcação a mercado é fundamental para quem quer investir em ativos de renda fixa, que muitas vezes é entendido como de risco zero. Assim, ao entender o conceito é possível acompanhar de perto o quanto vale o patrimônio que adquiriram.