Quais são as formas de mensurar o PIB de um país? 

Finanças

Quando se fala em economia, um dos indicadores famosos é o PIB. No entanto, o que é divulgado é apenas um pedaço desse indicador.

Entenda mais sobre a mensuração do PIB

Finanças

O PIB é a soma de todos aqueles bens e serviços finais produzidos por um país em um intervalo de tempo, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

O que é o PIB?

Assim, ele permite entender como está a atividade econômica de uma nação, avaliando se ela cresceu ou encolheu com o passar dos anos.

O que é o PIB?

Existem três formas básicas para chegar ao PIB de um país: ótica da demanda, ótica da oferta e ótica da renda.

Como o PIB é calculado?

A ótica da demanda é a famosa função: Y = C+ I + G + X - M, onde são computadas todas as despesas em bens e serviços finais.

Como o PIB é calculado?

A ótica da oferta está relacionada ao Valor Adicionado, o que foi incorporado durante o processo de criação do bem ou serviço.

Como o PIB é calculado?

Por fim, a ótica da renda é calculada a partir da soma dos salários, juros, lucros e aluguéis dos agentes econômicos.

Como o PIB é calculado?

Agora que você já sabe o que é e como o PIB é calculado, é hora de entender as formas como ele é mensurado.

Formas de mensurar o PIB

Provavelmente o mais conhecido, o PIB Nominal mede a variação da produção sem descontar a inflação do país, o que pode mascarar o resultado.

1. PIB Nominal

Diferentemente do que ocorre no anterior, no PIB real a inflação é descontada e, dessa maneira, é possível saber como a economia se desenvolveu realmente.

2. PIB Real

Para simplificar as comparações entre os países, o PPC utiliza a taxa de câmbio, rendimentos e o custo de vida em cada local.

3. PIB por paridade de poder de compra

Com isso, corrige-se o erro de apenas converter o PIB para a mesma moeda, movimento que deixa de lado variáveis importantes.

Simplificando, o PIB per capita nada mais é do que o valor do PIB dividido pela população de um local.

4. PIB per capita

Com ele é possível saber se uma economia é rica, média ou pobre, mas sem levar em consideração questões socioeconômicas.

Entender as diversas formas de mensurar o PIB é fundamental para não ser enganado por narrativas de que o país está bem ou mal. Assim, com esses conceitos é possível contestar de forma mais clara as informações que recebemos.