Sistemas Econômicos: conheça cada um deles
Finanças
Os sistemas econômicos são as formas como as sociedades se organizam, tanto no âmbito da produção quanto das suas relações de consumo.
Atualmente, dois se destacam entre eles: o Capitalismo e o Socialismo
Descubra mais sobre os principais Sistemas Econômicos
Finanças
A economia tem forte relação com os períodos históricos. Dessa forma, os sistema econômicos se adaptaram com a evolução da sociedade.
História dos Sistemas Econômicos
A humanidade já experimentou desde o comunismo primitivo até os primeiros lampejos do capitalismo com o início do mercantilismo e a busca por metais preciosos.
História dos Sistemas Econômicos
Até os dois principais modos de produção atuais, a humanidade já experienciou o - Sistema Primitivo, - Sistema Asiático, - Sistema Escravista - Sistema Feudal
História dos Sistemas Econômicos
Hoje, majoritariamente, é possível encontrar duas formas básicas: o capitalismo, presente em grande parte dos países, e o Socialismo.
História dos Sistemas Econômicos
A forma de produção capitalista é aquele que mais se enquadra as primeiras teorias desenvolvidas pelo economista Adam Smith a respeito do modelo de concorrência.
Capitalismo
As principais características desse sistema são a livre concorrência e a defesa pela propriedade privada.
Capitalismo
Nesse sistema, a presença do Estado na economia deve ser mínima, deixando que a "mão invisível do mercado" regule a oferta e demanda, definindo os preços de equilíbrio.
Capitalismo
Por outro lado, muito adotado durante o período da Guerra Fria, o Socialismo tem como seus principais expoentes Karl Marx e Friedrich Engels.
Socialismo
Nesse modelo econômico, em contraste ao capitalismo, os bens e os meios de produção seriam coletivos e não mais privados, uma vez que a ideia é criar uma economia planificada.
Socialismo
Para alcançar esses objetivos e, permitir uma maior igualdade na sociedade, o socialismo projeta um Estado extremamente forte e presente na economia para retirar as suas imperfeições.
Socialismo
Portanto, nesse modelo é comum a criação de grandes empresas que detém o monopólio de atuação e, que estão intimamente relacionadas ao Estado.
Socialismo
No Brasil, por conta de suas características intrínsecas é possível dizer que vivemos em um "Capitalismo de Estado", que tem como base forte atuação do Governo via empresas públicas.
E no Brasil, qual o Sistema Econômico?
Com isso, mesmo existindo a defesa da livre concorrência e da propriedade privada, a atuação do Estado, com suas mais de 600 empresas é muito forte na economia.
E no Brasil, qual o Sistema Econômico?
Sistemas econômicos tem forte relação com momentos históricos. Portanto, é impossível dizer qual é melhor ou pior, visto que existem, em ambos, vantagens e desvantagens.