Governança de dados permite tomar decisões com maior segurança

últimos artigos

Governança de dados

Ter uma gestão eficiente de toda informação digital é muito importante para todas as empresas que desejam visibilidade e crescimento. Por conta disso, torna-se essencial que haja uma governança de dados adequada.

Em suma, a governança de dados é uma das melhores formas para aumentar produtividade e desempenho, sempre gerando insights diferenciados e que podem contribuir de grande forma para a empresa.

O que é governança de dados?

Governança de dados é o gerenciamento eficaz de dados de uma empresa, bem como a sua disponibilidade, uso e segurança de toda e qualquer informação que é compartilhada no interior da corporação.

Dessa maneira, é possível ter uma ideia mais aproximada da importância da governança de dados, já que ela consegue:

  • avaliar o crescimento da empresa;
  • identificar estratégias ineficazes, em tempo real;
  • avaliar o engajamento da equipe;
  • calcular as métricas e os índices internos.

Qual é o objetivo da governança de dados?

Na verdade, a governança de dados possui ótimos objetivos, já que visa contribuir para o crescimento mais acelerado e eficaz da empresa.

Entretanto, de forma geral, a intenção é que seja possível tomar decisões a partir de um modelo que observa quem age, com qual informação, em qual momento e usando quais métodos.

Ainda assim, é possível destacar outros objetivos que nem sempre são notados, já que todo o processo ocorre de uma forma que muitas vezes não permite que as pessoas os percebam.

Entre esses objetivos está, por exemplo, uma melhora no processo de tomadas de decisões.

Afinal, a partir do momento em que se tem tudo devidamente definido, é muito mais seguro e fácil saber por caminho seguir.

Em seguida, é válido citar a segurança que fornece às informações de investidores. Até mesmo porque a governança de dados executa um grande controle sobre isso, o que garante grande segurança.

Além desses, outro objetivo é tornar todos os processos muito mais eficientes. Isso porque, a partir do momento em que a governança atinge certos padrões de repetição, é muito mais prático fazer com que os processos tenham mais fluidez.

A redução de custos é outro dos objetivos de maior importância para a governança de dados. Afinal, ao ter todos os processos coordenados e devidamente controlados, é possível identificar e estancar gastos desnecessários dentro da corporação.

Por fim, mas não menos importante, a transparência é algo que a governança de dados visa de maneira frequente. Isso significa que, a partir do momento em que é colocada em prática, todos os passos e processos se tornam mais claros e transparentes.

Como aplicar?

Não importa o tipo, tamanho ou objetivo, implementar mudanças é algo muito desafiador e tem grande relevância para qualquer empresa. Afinal, não se sabe como as pessoas vão reagir e, principalmente, qual será o resultado obtido com elas.

De qualquer maneira, o plano de governança de dados não é algo difícil de se aplicar. Ainda assim, demanda uma certa quantidade de tempo investido, bem como dedicação, atenção e seriedade em todos os aspectos.

Para dar início à implementação, 5 dicas são essenciais:

  1. identifique quem é o dono dos dados;
  2. identifique a situação atual;
  3. inicie desenvolvendo uma estratégia;
  4. utilize a informação com consciência;
  5. calcule os riscos e resultados.

Vamos abordá-las detalhadamente em seguida.

1. Identifique quem é o dono dos dados

O primeiro e um dos mais importantes passos consiste justamente em encontrar e determinar a pessoa responsável pelos diversos aspectos dos dados.

Ao encontrá-la, ela será o dono dos dados e assim poderá criar uma espécie de conselho para formular políticas e, mais do que isso, reportar todos os progressos que estão sendo feitos.

2. Identifique a situação atual

Antes de partir para o estágio onde as mudanças começam a ser feitas, é preciso determinar exatamente a situação atual da empresa como um todo.

Para isso, pode-se optar por uma metodologia de avaliação e, assim, colaborar para ter mais clareza nesse momento.

3. Inicie desenvolvendo uma estratégia

Ao identificar os dois primeiros passos e realizar um estudo detalhado sobre eles, é preciso que o conselho, responsável pela liderança, dê início à elaboração de uma estratégia para a corporação.

Essa estratégia tem como objetivo visualizar e mudar a forma como a empresa se relacionará e tratará os dados no seu futuro.

4. Utilize a informação com consciência

Toda pessoa que quer realizar uma governança de dados adequada, deve definir as informações primeiramente.

Afinal, é importante ter plena certeza de que elas estarão disponíveis caso necessário e, ademais, é importante saber como calcular o valor da informação para saber como utilizá-la da forma correta e mais segura.

5. Calcule os riscos e resultados

Medir os riscos e resultados é uma forma de não focar somente no resultado. Aliás, muitas vezes, calcular os riscos e resultados antes mesmo que eles aconteçam é muito mais importante do que os progressos.

Além disso, medir riscos e resultados também está ligado com o fato de saber avaliar como está o relacionamento com o cliente, quais as maiores vantagens que a empresa está obtendo, cortar gastos desnecessários, reter clientes, etc.

Importância da governança de dados para adequação à LGPD

A LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados. Tanto a governança de dados quando a LGPD estão intimamente ligadas.

O motivo é que, para conseguir se adequar da melhor forma à Lei de Proteção de Dados é muito importante ter uma governança de dados na administração.

Quer se tornar um especialista em LGPD certificado pela EXIN? Acesse a página de cursos do Certifiquei e confira nosso curso Privacy & Data Protection – Essentials!

Além de saber identificar todo o passo a passo citado anteriormente, é muito importante investir no treinamento da equipe para garantir que todos estejam cientes e devidamente alinhados com as mudanças que serão feitas.

Além disso, também é preciso fazer com que todos estejam conscientes da importância da governança de dados e como ela pode servir como um salto evolutivo extremamente eficiente para colocar a empresa em evidência, promover o trabalho em equipe e ainda engajar a empresa como um todo.

Logo, tudo precisa ser feito com muito cuidado e atenção dentro da governança de dados, já que a intenção é identificar os maiores desafios e objetivos da empresa e, assim, alinhá-los com as soluções presentes no mercado.

Denis Zeferino
Denis Zeferino
Denis Zeferino é Data Protection Officer (DPO) certificado pela EXIN. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão de Infraestrutura de TI, Segurança da Informação e Cybersecurity. Tem mais de 15 anos de experiência, conciliando sua vida profissional entre o universo da Tecnologia e Segurança da Informação e da Educação. É membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados e dedicado a levar o entendimento da LGPD e Proteção de Dados aos alunos do Certifiquei.