Certificação ACREFI: saiba tudo sobre essa certificação

acrefi
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

As certificações do mercado financeiro servem para qualificar os profissionais e valorizá-los em seu setor. Como exemplo delas, existe a certificação da ACREFI.

A ACREFI é uma das entidades autorizadas a certificar os profissionais que prestam atendimento ao público em operações de crédito. Além disso, a ACREFI também é responsável por certificar profissionais para atuarem como correspondentes bancários.

O que é a ACREFI?

A ACREFI (Associação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) atua para certificar funcionários de Correspondentes, Promotoras de Financiamento ou Instituições Financeiras. Para isso, ela implanta o Exame CERTICREFI.

Essa certificação tem como objetivo atestar os conhecimentos adquiridos dentro da área, garantindo um padrão mínimo se serviços no mercado financeiro. Assim, fazendo com que os agentes de crédito se tornem mais capacitados para orientar consumidores a escolherem produtos de acordo com seus perfis.

Quer trabalhar no mercado bancário? A Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

Qual a importância do CERTICREFI?

No mercado financeiro brasileiro, a maioria da população conta com uma fácil concessão de empréstimo pessoal e de crédito ao consumidor. Por conta disso, o Banco Central do Brasil percebeu a necessidade de profissionalização dessa força de vendas.

Para que isso ocorresse, viu-se necessária a comprovação dos conhecimentos gerais e específicos sobre as operações de crédito executadas. Além de, é claro, suas noções sobre as normas legais e regulamentares de regência da matéria vinculada aos empréstimos e financiamentos.

Como funciona a Certificação ACREFI?acrefi

O CERTICREFI, exame de certificação da ACREFI, se destina aos profissionais que atuam com operações de crédito em diferentes instituições do mercado financeiro. Por conta disso, os conteúdos do exame contam com a seguinte estrutura:

Matemática Financeira

  • Juros Simples e Juros Compostos;
  • Valor Atual e Valor Futuro;
  • Cálculo de Taxas de Juros;
  • Coeficientes de Financiamento.

Normas do Banco Central

  • Tipos de Riscos;
  • Resolução CMN 2554/98;
  • Normas BACEN;
  • Lei Nº 2.868/97.

Lavagem de Dinheiro

  • Definição de Lavagem de Dinheiro;
  • Lei Nº 9.613/98.

Ética de Conduta e Melhores Práticas

  • Tipos de Crédito;
  • Crédito ao Consumidor;
  • Finanças Pessoais;

Atividades de Ouvidoria e Código de Defesa do Consumidor

  • Direitos Básicos do Consumidor;
  • Lei 8078/90: Código de Defesa do Consumidor;
  • Práticas e Cláusulas Abusivas.

Os detalhes do conteúdo programático ficam disponíveis no edital do exame.

Quer tirar sua certificação financeira? Confira os cursos da Certifiquei e se prepare para as provas com o suporte dos melhores profissionais do mercado.

Como estudar para a Certificação da ACREFI?

Passar no exame CERTICREFI pode ser um desafio, já que os conteúdos cobrados são extensos e exigem muito tempo de estudo para um resultado positivo. Mesmo assim, existem diversas estratégias para absorver todo o conteúdo de maneira consistente e conseguir um resultado positivo.

Confira algumas dicas para estudar para o CERTICREFI e também para outros exames de certificações financeiras:

Fazer  revisões

Revisar o conteúdo é algo bastante importante para conseguir registrar novas informações. Para isso, é recomendável criar mapas mentais ou produzir resumos enquanto estuda. Assim, facilitando a revisão do conteúdo de maneira prática e confortável.

Estudar em um curto espaço de tempo

Reservar um espaço de tempo muito extenso pode ser muito mais prejudicial que vantajoso para os estudos. Isso porque espaçar demais alguma atividade faz com que o risco de distrações aumente.

Além disso, no caso dos estudos, pode fazer com que  alguns assuntos sejam esquecidos no meio de tanto conteúdo. Por isso, é importante criar uma rotina constante e compacta de estudos que respeite o tempo disponível após o trabalho.

Refazer provas anteriores

Uma das melhores estratégias para estudar para provas recorrentes é utilizar versões anteriores do exame. Isso faz com que o candidato crie familiaridade com o formato das questões e com o tempo de realização da prova.

Vale destacar que existem alguns sites que disponibilizam a resolução dessas questões. Dessa forma, é possível comparar as respostas.

Buscar por cursos

Para quem possui pouco tempo para estudar, fazer todo o planejamento sozinho pode ser um grande desafio. Como alternativa a isso, existem algumas opções de cursos preparatórios para exames como o CERTICREFI.

A Certifiquei oferece algumas opções de cursos preparatórios para exames como o da Certificação ACREFI. Confira!

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas