As certificações financeiras são bastante procuradas pelos profissionais que desejam se qualificar e oferecer serviços de melhor qualidade. Entre elas, existe a certificação da Aneps.
A Aneps é uma das entidades autorizadas a certificar os profissionais agentes de crédito do mercado financeiro. No entanto, o foco principal dessa entidade é a certificação para correspondentes bancários.
O que é a Aneps?
A Aneps é uma entidade de reconhecida capacidade técnica que está habilitada para aplicação dos exames de Certificação Profissional para Correspondentes em todo o Brasil. A Certificação Aneps serve para regularizar a atuação dos profissionais que trabalham como correspondentes bancários no país.
Seguindo a Resolução 3.954 do Banco Central, ela tem como função garantir uma qualidade mínima no mercado financeiro. Assim, garantindo o oferecimento de produtos e serviços que correspondam ao perfil do cliente.
Por isso, ela é direcionada para aqueles que trabalham com modalidades de crédito, como:
- Completa (incluindo Crédito Consignado, CDC, Veículo e Crédito Imobiliário);
- Crédito Consignado;
- CDC e Veículo;
- Crédito Imobiliário;
- Microcrédito;
- Crédito Agrícola.
Quais as certificações necessárias?
Quem deseja trabalhar como correspondente bancário oferecendo Crédito Consignado pode contar tanto com a certificação FBB-110, quanto com a ANEPS Consignado. Ambas habilitam o profissional a oferecer essa modalidade de crédito.
Já para quem busca atuar com Crédito Direto ao Consumidor pode obter a certificação FBB-120 pela FEBRABAN ou a certificação Veículo e CDC da Aneps. No caso da Aneps, apenas uma certificação habilita o profissional a oferecer duas modalidades de crédito.
Por fim, para Crédito para Financiamento de Veículos, a FEBRABAN possui uma certificação específica: FBB-130. Enquanto no caso da Aneps, apenas a Veículos e CDC é suficiente.
Para o agente de crédito que deseja oferecer todas as modalidades de crédito, é preciso buscar uma certificação de Correspondente Completo, chamada de Aneps Completa. No entanto, vale lembrar que para obter qualquer uma das certificações, é preciso ser aprovado no exame aplicado pela Aneps.
Como funciona o exame da ANEPS?
A prova possui 40 questões de múltipla escolha, com uma exigência mínima de acertos de 70% das questões para a aprovação. O tempo de duração do exame é de 1h30m, sendo aplicado online.
Após a aprovação, o Exame de Certificação tem validade de até 5 anos, dependendo do valor pago na inscrição. Vale lembrar que quando de 1 a 3 anos de validade, o exame passa a ter 30 questões de múltipla escolha. Após esse período, é necessária a realização de uma nova prova para renovar a certificação.
Quais os conteúdos cobrados?
Os conteúdos exigidos para a Certificação Aneps abrangem diferentes áreas do mercado financeiro.
As categorias aplicadas no exame são:
- Sistema Financeiro Nacional;
- Mercado Financeiro;
- Produtos e Serviços;
- Ética nos Negócios.
Cada uma delas possui diferentes subcategorias que são detalhadas no edital do exame.
Como estudar para a Certificação Aneps?
Tirar a Certificação Aneps exige bastante esforço e dedicação, já que os conteúdos cobrados são extensos e detalhados. Por isso, é importante utilizar estratégias para absorver todo o conteúdo de maneira eficiente. Assim, garantindo um resultado positivo.
Ao estudar para a Aneps, lembre-se de separar um curto espaço de tempo para que você se dedique completamente a esta atividade. Isso porque longos espaços de tempo facilitam distrações, que prejudicam a absorção de todo o conteúdo do dia.
Além disso, é importante fazer revisões periódicas de todo o conteúdo. Para isso, você pode produzir, durante o estudo, pequenos resumos. No entanto, caso você encontre dificuldades para se organizar sozinho, é possível contar com cursos preparatórios.
Eles oferecem conteúdos de acordo com o que é cobrado na prova de maneira estrategicamente estruturada. Assim, tornando o estudo para a Certificação Aneps ainda mais eficiente.