Corretor de seguros: saiba tudo sobre essa profissão

corretor de seguros
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

O mercado securitário é um ambiente amplo e possui diversas áreas de atuação. Entre elas, está a função de corretor de seguros.

O corretor de seguros é um profissional que precisa ser autorizado e capacitado, o que inclui certificação financeira, para desempenhar sua função de intermediar a seguradoras e segurados.

O que é corretor de seguros?

De forma simplificada, o corretor de seguros é um profissional especializado na oferta e venda de seguros. Através de uma análise relacionada ao cliente, o profissional de seguros consegue entender quais são os riscos que o usuário está exposto, e a partir disso, oferecer a melhor opção de seguro.

Além disso, o papel do corretor de seguros não está relacionado apenas a venda. Também está incumbida ao profissional a tarefa de indicação a melhor apólice e prestar assistência ao segurado, semelhante ao que faz um consultor financeiro pessoal.

Existe diferença entre corretora e seguradora?

Uma dúvida comum sobre os produtos securitários envolve os conceitos de corretora de seguros e seguradora. Apesar de terem nomes semelhantes, essas são duas atividades distintas.

  • Corretora de seguros: empresa que atua na venda de seguros;
  • Seguradora: empresa que disponibiliza e gerencia o produto securitário.

Ou seja, por mais que o processo de captação e relacionamento com o cliente seja feito pela carreira de corretor de seguros, é a seguradora que oferece o seguro. Se, por acaso, um cliente precisa utilizar o produto, quem reembolsa, nesse caso, é a própria seguradora.

Ser um profissional certificado é o melhor passo para começar sua carreira no mercado de seguros. Confira nossos cursos e se prepare da melhor forma para tirar sua certificação!

Quais os requisitos para ser corretor de seguros?

A atividade de corretagem de seguros é supervisionada diretamente pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Para conseguir a habilitação para corretor de seguros, é preciso estar regularizado pela SUSEP. O processo de regulamentação se dá através do Exame Nacional de Corretor de Seguros, que é realizado pela Escola Nacional de Seguros. Outra possibilidade é pelo curso ofertado pela Escola Nacional de Seguros.

Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e ter concluído o ensino médio.

Principais características de um corretor de seguros

corretor de seguros

Trabalhar como corretor de seguros é uma atividade que exige um bom nível de capacitação, tal qual trabalhar no mercado financeiro. Isso acontece porque cada cliente possui suas próprias necessidades e o processo precisa ser direcionado da melhor maneira possível para encaixar na realidade de quem pretende adquirir o produto.

Assim, existem algumas qualidades essenciais para o profissional, além da certificação para corretor de seguros. Pode-se destacar:

  • Saber vender;
  • Ter boa comunicação e relacionamento com o cliente;
  • Entender as necessidades e passar credibilidade;
  • Conhecer bem o portfólio de produtos;
  • Buscar capacitação e qualificação (curso para corretor de seguros).

Quer tirar sua certificação financeira? Confira os cursos da Certifiquei e se prepare para as provas com o suporte dos melhores profissionais do mercado.

Qual é o salário de um corretor de seguros?

O salário de um corretor de seguros pode sofrer variações a depender de sua qualificação profissional, experiência e até mesmo o estado/região de atuação. Por isso, é preciso entender melhor como está o mercado no local em que se pretende atuar.

Essa compreensão do mercado é importante, dado que a depender da região a demanda é maior ou menor. Inclusive, em alguns lugares a aquisição desses produtos é realizada via bancos comerciais.

Na grande maioria dos casos, a remuneração de um corretor se dá a partir do piso salarial. Mas, costuma ser superior. Por isso, a profissão de corretor de seguros é uma boa possibilidade para quem quer se reinventar na carreira.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas