Equity research: como é o trabalho desse analista?

Equity Research
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Para investir bem na bolsa de valores, é essencial ter boas informações. Podemos dizer que o equity research é a responsável por conectar diretamente as empresas aos investidores dispostos a comprar seus papéis.

O equity research é justamente a atividade de uma instituição responsável por disponibilizar informações relevantes para os investidores. Essa função inclusive pode ser uma boa oportunidade para quem deseja trabalhar no mercado financeiro.

O que é equity research?

equity research

O equity research é atividade responsável por analisar a fundo informações das empresas. O profissional em frente a esse tipo de atividade é o equity researcher, que está sempre procurando melhores oportunidades de mercado e investimento.

Portanto, é possível definir que o objetivo do equity research é fornecer uma visão mais ampla sobre as empresas, sobretudo aquelas listadas na bolsa de valores. Desta forma, o investidor comum pode acessar essas valiosas informações e fundamentar melhor suas decisões de investimentos.

Como funciona a atividade de equity research?

No entanto, a área de equity research é muito plural e explora diferentes grupos de cobertura. Assim, os grupos de cobertura direcionam seus esforços para estudar um setor econômico específico.

Contudo, é possível que equity researchers possuam diferentes objetivos. Logo, existe uma divisão grande que difere a atuação desses profissionais:

Buy-side

No buy-side, o cliente é a própria mesa de operações da instituição financeira. Ou seja, os analistas de investimentos, neste caso, prestam um suporte direto e interno para os traders e investidores que contatam o serviço. Logo, as operações julgadas ideias pelo equity serão feitas diretamente pela instituição financeira.

Sell-side

No sell-side, o equity vende suas análises de investimentos diretamente para os clientes. Neste caso, o relatório de investimentos traz recomendações diretas de compra, venda ou manutenção de um ativo. Esse tipo de serviço tira a responsabilidade do analista sobre o que for investido pelos clientes.

O que faz um analista de equity research?

O trabalho de um analista de equity research é direcionado para o estudo de ativos, acompanhamento de notícias, networking com profissionais do mercado financeiro, para assim, fornecer uma boa análise sobre as empresas avaliadas.

Logo, é possível definir como as principais atividades do equity researcher as seguintes tarefas:

  • Pesquisa (research);
  • Relatório;
  • Projeções.

Durante a pesquisa, o profissional deve investigar as empresas da bolsa de valores, suas concorrentes e mercado em geral. Normalmente a pesquisa é feita através de contatos com pessoas da área, relatórios das próprias empresas, análise de outros profissionais, entre outras boas fontes.

Ser um profissional certificado é o primeiro passo para começar sua jornada no mercado financeiro. Confira nossos cursos e se prepare da melhor forma para conseguir sua certificação!

Quando a pesquisa é concluída, é necessário compilar as informações mais importantes para o investidor através de um relatório de research. Desta forma, os clientes podem emitir os relatórios e obter as informações mais importantes para os seus investimentos.

Por fim, na projeção, o analista cria modelos de projeção dos resultados da empresa e da sua saúde financeira no futuro. Assim, o researcher busca estimar taxas de crescimento esperadas para as empresas e avaliar se faz sentido investir na companhia.

Por isso, o trabalho de equity research é fundamental para que os investidores comuns possam fundamentar bem suas decisões de investimentos.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas