Certificações ICSS: o que são e como ser aprovado nessas certificações?

últimos artigos

ICSS

As profissões do mercado financeiro em geral estão sendo cada vez mais concorridas nas mais diversas áreas. No setor de previdência e planos de aposentadoria, por exemplo, existem as certificações ICSS, criadas intuito de diferenciar e capacitar profissionais para o mercado.

Ou seja, através das certificações do ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social), seja para o profissional de investimentos, ou até mesmo, para o administrador em geral que está em busca de destaque no ofício.

O que é ICSS?

O Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social é uma instituição que tem como um dos principais objetivos a difusão da cultura de qualificação profissional para o setor de planos de previdência e seguridade social.

Por isso, as certificações ICSS abrange os níveis gerenciais e técnicos dos candidatos. Um dos diferenciais reconhecidos é a certificação financeira através da comprovação de competências baseadas em conhecimentos e experiências prévias, em um formato de educação continuada.

Por que tirar uma certificação da ICSS?

ICSS

O principal foco da instituição está no desenvolvimento e diferenciamento, através das certificações da ICSS, o profissional consegue comprovar ao mercado que está apto para exercer as suas atividades.

Como, no conhecimento e habilidade da previdência complementar, por exemplo. Além disso, as certificações foram desenvolvidas como instrumentos de autorregulação do sistema.

Para quem busca alcançar um diferencial na carreira e adentrar em alguma das instituições do mercado financeiro, é importante se preparar e escolher bem a certificação que faz sentido dentro da sua realidade profissional. Além disso, é um caminho comum e inteligente para lidar diretamente com as demandas do mercado.

Quer trabalhar no mercado de previdência? A Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

Quais são as certificações da ICSS?

Existem alguns exames que possibilitam ao profissional um melhor desenvolvimento no trabalho, sendo divididos em:

  • Gestores e conselheiros;
  • Capacitação técnica;
  • Profissionais de nível técnico;
  • Profissionais da área contábil.

Dessa forma, é possível direcionar para profissionais que querem trabalhar no mercado financeiro, administradores em geral e profissionais que possuem o conhecimento contábil de fundos de pensão.

Gestores e conselheiros

Dividida em certificação por experiência profissional e certificação por prova para gestores, como gestor financeiro, por exemplo, e conselheiros, esse tópico é subdivido em duas estruturas:

  1. Profissionais de investimentos;
  2. Administradores em geral.

Para se candidatar em qualquer uma das opções, é necessário comprovar experiência na área específica. Quem quiser se candidatar na função de profissionais de investimentos terá uma avaliação de:

  • Banca de avaliação focada em comprovação dos pré-requisitos exigidos no regulamento.

As especificidades do exame para administradores em geral:

  • Prova objetiva de múltipla escolha, distribuída em dois módulos: módulo l (administração; atuária; legislação; auditoria e fiscalização) e módulo ll (finanças e contabilidade);
  • Necessário ter o aproveitamento mínimo de 60% para não sofrer ponto de corte global.

Capacitação técnica

Para quem quiser fazer a certificação por capacitação, é preciso entender que essa é uma modalidade que tem como base o reconhecimento do entendimento prévio das funções adquiridos em cursos conveniados da ICSS.

E, tem como ponto principal, desenvolver habilidades nas áreas de seguridade social.

  • Tem como base os dados institucionais informados ao ICSS, a partir dos requisitos e condições, a avaliação se fundamenta na consistência das informações prestadas.

Profissionais de nível técnico

A certificação por prova para profissional em previdência complementar fechada – nível técnico, é destinada para atuantes do corpo técnico das entidades fechadas de previdência complementar.

  • Prova de questões objetivas de múltipla escolha, com os temas: administração; atuária; legislação; auditoria; fiscalização; finanças e contabilidade;
  • Aproveitamento mínimo de 60% do conteúdo.

Profissionais da área contábil

Já, a certificação por prova para técnicos, é destinada aos profissionais de previdência complementar fechada que atuem diretamente na área de contabilidade.

  • Prova de questões objetivas de múltipla escolha, com dois módulos: módulo l (administração) e módulo ll (contabilidade);
  • Linha de corte global de 60% e exige aproveitamento mínimo de 20% em cada módulo.

Assim, qualquer que seja a área para realização da certificação da ICSS, é indispensável buscar recursos para se preparar para o processo de avaliação.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).