Certificações ICSS: o que são e como ser aprovado nessas certificações?

ICSS
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

As profissões do mercado financeiro em geral estão sendo cada vez mais concorridas nas mais diversas áreas. No setor de previdência e planos de aposentadoria, por exemplo, existem as certificações ICSS, criadas intuito de diferenciar e capacitar profissionais para o mercado.

Ou seja, através das certificações do ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social), seja para o profissional de investimentos, ou até mesmo, para o administrador em geral que está em busca de destaque no ofício.

O que é ICSS?

O Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social é uma instituição que tem como um dos principais objetivos a difusão da cultura de qualificação profissional para o setor de planos de previdência e seguridade social.

Por isso, as certificações ICSS abrange os níveis gerenciais e técnicos dos candidatos. Um dos diferenciais reconhecidos é a certificação financeira através da comprovação de competências baseadas em conhecimentos e experiências prévias, em um formato de educação continuada.

Por que tirar uma certificação da ICSS?

ICSS

O principal foco da instituição está no desenvolvimento e diferenciamento, através das certificações da ICSS, o profissional consegue comprovar ao mercado que está apto para exercer as suas atividades.

Como, no conhecimento e habilidade da previdência complementar, por exemplo. Além disso, as certificações foram desenvolvidas como instrumentos de autorregulação do sistema.

Para quem busca alcançar um diferencial na carreira e adentrar em alguma das instituições do mercado financeiro, é importante se preparar e escolher bem a certificação que faz sentido dentro da sua realidade profissional. Além disso, é um caminho comum e inteligente para lidar diretamente com as demandas do mercado.

Quer trabalhar no mercado de previdência? A Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

Quais são as certificações da ICSS?

Existem alguns exames que possibilitam ao profissional um melhor desenvolvimento no trabalho, sendo divididos em:

  • Gestores e conselheiros;
  • Capacitação técnica;
  • Profissionais de nível técnico;
  • Profissionais da área contábil.

Dessa forma, é possível direcionar para profissionais que querem trabalhar no mercado financeiro, administradores em geral e profissionais que possuem o conhecimento contábil de fundos de pensão.

Gestores e conselheiros

Dividida em certificação por experiência profissional e certificação por prova para gestores, como gestor financeiro, por exemplo, e conselheiros, esse tópico é subdivido em duas estruturas:

  1. Profissionais de investimentos;
  2. Administradores em geral.

Para se candidatar em qualquer uma das opções, é necessário comprovar experiência na área específica. Quem quiser se candidatar na função de profissionais de investimentos terá uma avaliação de:

  • Banca de avaliação focada em comprovação dos pré-requisitos exigidos no regulamento.

As especificidades do exame para administradores em geral:

  • Prova objetiva de múltipla escolha, distribuída em dois módulos: módulo l (administração; atuária; legislação; auditoria e fiscalização) e módulo ll (finanças e contabilidade);
  • Necessário ter o aproveitamento mínimo de 60% para não sofrer ponto de corte global.

Capacitação técnica

Para quem quiser fazer a certificação por capacitação, é preciso entender que essa é uma modalidade que tem como base o reconhecimento do entendimento prévio das funções adquiridos em cursos conveniados da ICSS.

E, tem como ponto principal, desenvolver habilidades nas áreas de seguridade social.

  • Tem como base os dados institucionais informados ao ICSS, a partir dos requisitos e condições, a avaliação se fundamenta na consistência das informações prestadas.

Profissionais de nível técnico

A certificação por prova para profissional em previdência complementar fechada – nível técnico, é destinada para atuantes do corpo técnico das entidades fechadas de previdência complementar.

  • Prova de questões objetivas de múltipla escolha, com os temas: administração; atuária; legislação; auditoria; fiscalização; finanças e contabilidade;
  • Aproveitamento mínimo de 60% do conteúdo.

Profissionais da área contábil

Já, a certificação por prova para técnicos, é destinada aos profissionais de previdência complementar fechada que atuem diretamente na área de contabilidade.

  • Prova de questões objetivas de múltipla escolha, com dois módulos: módulo l (administração) e módulo ll (contabilidade);
  • Linha de corte global de 60% e exige aproveitamento mínimo de 20% em cada módulo.

Assim, qualquer que seja a área para realização da certificação da ICSS, é indispensável buscar recursos para se preparar para o processo de avaliação.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas