SGSI: como ter um Sistema de Gestão de Segurança da Informação

SGSI
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Visando proteger os ambientes onde se trabalha com informações relevantes, o Sistema de Gestão de Segurança da Informação é um pré-requisito. Assim sendo, o SGSI pode ser empregado em ambientes corporativos, governamentais ou e outros.

O SGSI conta com embasamento na NBR ISO/IEC 27001 e NBR ISO/IEC 27002. Em suma, se trata de um sistema não necessariamente informatizado, podendo ser informatizado de acordo com o ambiente que for aplicado.

O que é SGSI?

SGSI é a sigla para Sistema de Gestão de Segurança de Informação, que tem como objetivo proteger ambientes que tratem de informações de grande relevância.

Dessa forma, trata-se de um sistema baseado nos três pilares da segurança da informação:

  • Confidencialidade,
  • Integridade;
  • Disponibilidade.

Esse sistema conta com diversos planos, estratégias, políticas, controles, etc. Assim sendo, todos esses planos visam organizar o trabalho com a informação, a fim de garantir a segurança e evitar que dados sejam vazados ou utilizados de forma indevida.

Em suma, um sistema de segurança da informação não se trata apenas de softwares e antivírus. O SGSI vai muito mais além, contando com diversos métodos e ferramentas na sua aplicação. A utilização desses softwares apenas não garante segurança.

A PSI (Política de Segurança da Informação) é desenvolvida de acordo com o cenário de cada organização. Desse modo, a elaboração dos procedimentos e processos se dá de acordo com a PSI aliada ao SGSI.

Benefícios do sistema para as empresas

Atualmente, muitas empresas se veem preocupadas em relação à segurança de suas informações. Afinal, com o aumento considerável de pessoas atuando em home office, é possível notar uma quebra facilitada do sigilo de informações.

Ou seja, é muito comum que aumentem os ataques de hackers, vazem informações e ocorram demais imprevistos que são extremamente desagradáveis para todos os envolvidos, incluindo funcionários, gestores, empreendedores e, principalmente, clientes.

Imagine o quão desagradável é saber que determinados dados foram vazados ou roubados do sistema da empresa. Isso faz com que haja uma séria quebra de confiança, cuja qual pode ser extremamente difícil de reconstruir.

Com base nessas informações, o SGSI oferece uma grande quantidade de benefícios que muitas vezes a corporação não nota, mas não quer dizer que não estejam ali.

Esse fator, entretanto, é perfeitamente aceitável, já que a correria do dia a dia faz com que o nosso foco esteja, muitas vezes, voltado para outros departamentos.

Esses benefícios são:

  1. corte de gastos;
  2. vantagens mediante concorrentes;
  3. busca de melhoria contínua.

Veja mais detalhes em seguida.

Quer se tornar um especialista certificado pela EXIN em Privacy and Data Protection Essentials (PDPE) e Foundation (PDPF)? Clique e tenha acesso às primeiras vagas e desconto exclusivo! 

1. Corte de gastos

A partir do momento em que ocorre a implementação correta e eficiente da SGSI, ou ISO 27001, como muitos conhecem, é possível observar um desempenho sem igual, já que se conta com uma análise muito precisa de riscos.

Ademais, quando a SGSI está devidamente funcionando como o indicado, também é possível ter noções de quais investimentos oferecem maiores riscos.

Dessa forma, uma das principais vantagens é, sem dúvida, a redução de custos e, de certa forma, de riscos, que a ISO 27001 oferece.

2. Vantagens mediante concorrentes

Uma das características que consumidores buscam em qualquer empresa pela qual se interessam, certamente, é segurança. Não importa o segmento, a SGSI faz com que a corporação seja vista com outros olhos pelos consumidores.

Afinal, é sinal de que está, de fato, preocupada com a segurança da informação de todos os envolvidos. Assim sendo, também torna possível estar um passo à frente das empresas concorrentes que não contam com esse sistema implementado em sua gestão.

É importante frisar também que a SGSI é algo que faz muita diferença dentro das empresas que buscam oferecer diferencial para seus consumidores, além da segurança da informação.

3. Melhoria contínua

A SGSI permite que seja possível atuar em busca de melhoria contínua.

Como ela cuida da parte de informação e garante uma segurança da informação que permite ser refletida positivamente nos mais variados setores da empresa, faz com que todos se sintam muito mais confiantes e engajados para buscar sempre o melhor.

Como implementar?

Para dar início à implementação da ISO 27001, é muito importante definir o escopo do SGSI. Esse escopo, na verdade, visa mostrar quais os maiores objetivos da empresa e da implementação do projeto.

Nesse momento, os objetivos devem abranger absolutamente todos os departamentos da empresa.

Em seguida, realizar uma avaliação de risco é uma das melhores formas de implementar a SGSI. Essa avaliação está profundamente vinculada junto à identificação de todos os ativos, níveis de vulnerabilidade, etc.

Além disso, também é preciso analisar as lacunas presentes no negócio, declarar aplicabilidade e, assim, ter maior entendimento sobre a situação do sistema de gestão de segurança da informação que se encontra a corporação.

A partir desse momento, pode-se dar início à implementação.

Atenção no decorrer dos procedimentos

É muito importante frisar que, para realizar a implementação, é de suma importância tratar o assunto com a devida seriedade, a fim de garantir que todos os procedimentos sejam seguidos.

Além disso, como é algo que envolve dados de grande importância, ter atenção é fundamental.

Portanto, além da seriedade, é essencial tratar a SGSI com o devido cuidado. Dessa maneira, é possível analisar mais friamente todos os aspectos da empresa e, assim, internalizá-los de modo a descobrir todos os fatores que influenciarão.

Aliás, para atingir todos os benefícios citados anteriormente, é fundamental que o gestor acompanhe o desempenho que a SGSI está tendo.

Afinal, é um erro muito grave somente focar no resultado e esquecer de todo o passo a passo para chegar até la.

Garantindo resultados eficazes

A partir do momento que todas as dicas de implementação são colocadas em prática, é possível observar uma melhora significativa em diversos departamentos de dentro da corporação.

Contudo, é preciso dedicar tempo e vontade para que os objetivos sejam alcançados.

De qualquer maneira, a implementação de SGSI torna possível ter maior visibilidade no mercado e, até mesmo, maiores possibilidades de ganhos, já que muitas pessoas sentem-se mais confiantes quando estão frente a frente com uma empresa que se importa com a segurança da corporação como um todo e também de seus consumidores.

Dessa forma, é possível surpreender ao utilizar um sistema como SGSI como um sinônimo de segurança e diferencial, a fim de garantir ótimas e tranquilas experiências.

Denis Zeferino
Denis Zeferino
Denis Zeferino é Data Protection Officer (DPO) certificado pela EXIN. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão de Infraestrutura de TI, Segurança da Informação e Cybersecurity. Tem mais de 15 anos de experiência, conciliando sua vida profissional entre o universo da Tecnologia e Segurança da Informação e da Educação. É membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados e dedicado a levar o entendimento da LGPD e Proteção de Dados aos alunos do Certifiquei.

relacionadas