A análise gráfica é um termo bastante utilizado por quem especula com Day Trade, mas que envolve bastante controvérsia. No entanto, é importante destacar que a análise gráfica é uma atividade que exige bastante preparação dos investidores, além de ser recomendada para determinados perfis de investidor.
O objetivo da análise gráfica é fornecer orientações sobre a suposta direção do mercado no curto prazo. Assim, fazendo com que os traders tomem decisões financeiras mais lucrativas.
O que é a análise gráfica?
A análise gráfica, também chamada de análise técnica, é um tipo de ferramenta de negociação utilizada para avaliações sobre valores mobiliários, ou seja, ativos financeiros.
Ela tem como função estimar movimentos futuros através de estatísticas e negociações no mercado financeiro, como cotações e volume de transações.
Por conta disso, acaba sendo bastante popular entre praticantes do Day Trade, um processo de compra e venda de ações em curtos períodos. Além disso, a análise gráfica também é muito utilizada para realizar operações de curto prazo no mercado de câmbio.
Como a análise gráfica funciona?
Existem diversos pontos envolvidos com os ativos que podem ser considerados pelas ferramentas analíticas dos investidores. Na execução da análise gráfica, os principais são:
- Médias móveis;
- Indicadores de tendência;
- Volume de negociação;
- Indicadores de volatilidade.
O histórico de comportamento de transações e oscilações dos seus preços são usados para considerar a validade ou não de um papel no momento. Portanto, o seu preço atual acaba não sendo tão importante em uma observação completa.
Utilização dos gráficos como forma de análise
Os gráficos utilizados pelos traders estão presentes em aplicativos e nas plataformas das corretoras de valores. Assim, servem como um panorama do que ocorre com um determinado ativo na Bolsa de Valores, comparando a oferta e a demanda criada pelos investidores.
O gráfico é composto de diversos elementos como o preço na abertura e fechamento, mínima e máxima histórica e volume negociado do ativo. Ele pode ser apresentado a partir de diferentes escalas. Por isso, é importante estar atento para interpretá-lo corretamente.
Particularidades da análise gráfica
Alguns pontos da análise técnica são destoantes dos considerados pelos investidores tradicionais. Para um analista gráfico, informações como o endividamento, situação judicial e pré-operacional não são importantes, por exemplo.
Na verdade, as variações de preços no curto prazo são o que mais importa para suas atividades. Consequentemente, os dividendos pagos pelas empresas também não são considerados.
Análise Técnica ou Fundamentalista?
É comum que os investidores possuam dúvidas sobre o melhor tipo de análise entre as duas principais no mundo dos investimentos. Inclusive não são todos os analistas de investimentos que utilizam esse recurso. Dessa forma, é importante deixar claro a diferença entre eles.
A análise fundamentalista consiste no estudo sobre as finanças das da empresa, mercado e setor o qual ela está inserida. Além disso, é feita uma análise intrínseca das empresas com capital aberto na Bolsa, observando seu potencial de rentabilidade e saúde financeira.
Assim, através de indicadores fundamentalistas e estudos macroeconômicos, os investidores podem fundamentar suas decisões de forma eficiente. Ou seja, consequentemente, ela acaba sendo mais adequada para investimentos de longo prazo.
Já a análise técnica, como visto, é o estudo do movimento do preço de um ativo no passado, em gráficos, para prever o sobe e desce dos preços no futuro próximo. Portanto, é utilizada para aplicações de curto prazo.
A análise técnica funciona?
Caso seja utilizada corretamente, a análise gráfica pode oferecer aos investidores um indicativo para operar no mercado financeiro. Assim, fazendo com que eles possam tomar decisões financeiras bem fundamentadas.
No entanto, vale lembrar que é impossível ter total certeza sobre as oscilações nos preços das ações. Portanto, a análise gráfica auxilia na preparação e prevenção do investidor dos movimentos do mercado financeiro e seus riscos.