Asset Allocation: conheça está estratégia de investimentos

asset-allocation
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Por vezes, os riscos de se investir no mercado financeiro afastam parte da população para o setor. Todavia, existem formas de amenizar estas oscilações e potencializar ganhos. Entre esses modos está a estratégia Asset Allocation.

Ainda assim, as formas de usar Asset Allocation são pouco debatidas, mesmo entre profissionais da área e investidores com maior experiência. Dessa forma, é importante ter uma visão maior sobre o tema, principalmente considerando as possibilidades que sua matemática financeira possibilitam.

O que é Asset Allocation

Asset Allocation, ou alocação de ativos, é uma estratégia de investimentos que foca na construção de uma carteira diversificada, tendo a potencialização de lucros e equilibras os riscos como objetivo desta tática de mercado.

Geralmente, um portfólio de investimentos formado com base nesta tática pode contar com investimentos como:

  • Ações;
  • Títulos de renda fixa;
  • Fundos de Investimento;
  • Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs);
  • Moedas estrangeiras.

Sendo esses, apenas alguns dos exemplos que fazer parte de uma carteira diversificada.

Contudo, não há uma fórmula exata para se utilizar está tática, visto que a escolha dos produtos que farão parte de um carteira de investimentos depende do perfil do investidor.

Assim, é fundamental entender como fazer Asset Allocation.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Baixe o ebook gratuito para conferir como realizar a prova de certificação ANCORD para tornar-se um Agente Autônomo de Investimentos.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Utilização da estratégia de alocação de ativos

Inicialmente, é relevante entender o objetivo que o investidor possui no mercado financeiro, isso é, o perfil de investimentos dele.

Assim, caso seja o caso de um investidor moderado, a estratégia de escolha de ativos será voltada para construção de uma carteira que combine com este perfil.

Enquanto, no cado se um investidor arrojado, a forma de escolha de ativos tende a ser consideravelmente diferente se comparado ao exemplo anterior.

Dessa forma, é necessário ter um guia para montagem de carteiras que tem sua base fundada na estratégia de Asset Allocation.

Para isso, existe o Asset mix, que proporciona qual a porcentagem que cada tipo de ativo deve representar dentro de uma carteira.

Portanto, é necessário entender o modo mais eficiente de como realizar a alocação de ativos.

Formas de fazer alocação de ativos

Como visto até aqui, um dos principais pontos no momento de se realizar Asset Allocation é necessário entender os objetivos e perfil do investidor.

Assim, a estratégia de alocação de investimentos pode ser feita de diferentes formas.

Por exemplo, se o perfil do investidor é mais conservador, é natural que a carteira seja composta majoritariamente por títulos de renda fixa, representando um menor risco ao investidor.

Todavia, com a possibilidade de ganhos reduzida.

Enquanto, em situações em que o investidor tem um perfil arrojado, é natural que o portfólio tenha a predominância de investimentos de renda variável. O que aumenta o risco, porém também aumenta a possibilidade de ganhos.

Se especialize no mercado financeiro! Acesse o Certifiquei e descubra como conquistar a CEA, um dos certificados de maior relevância do setor.

Vantagens do Asset Allocation

Por ser uma estratégia de investimentos, é natural que existam tantos pontos fortes quanto francos na utilização do Asset Allocation.

Dessa forma, entender como este tipo de tática pode potencializar investimentos é essencial para quem deseja seguir por este caminho. 

Entre as principais vantagens, é possível listar quatro:

  1. Redução e equilibrar riscos;
  2.  Potencializar ganhos no longo prazo;
  3. Diminuir a volatilidade ao longo do tempo;
  4. Aumentar a eficiência dos investimentos.

 

Ou seja, através desta tática de investimentos, o acionista e profissional da área conseguem ter maior eficiência em uma série de questões.

Todavia, é necessário realizar um bom planejamento antes da montagem do portfólio, sendo que devem ser respeitados fatores como objetivo e perfil no momento da busca de ativos para compor uma carteira.

Assim aumentado a eficiência da estratégia de alocação de ativos, uma das táticas com maior peso no mercado financeiro.

Não à toa, a prática do Asset Allocation está presente em diversas certificações para profissionais do mercado financeiro, como é o caso da Certificação para Especialistas em Investimentos da Anbima, a CEA. 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas