Investidor Moderado: tudo sobre este perfil de investidor

investidor-moderado
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Um dos primeiros passos para quem deseja ingressar no mundo dos investimentos é entender qual é o seu perfil de investidor. Uma das opções possíveis, e sobre a qual trataremos nesse artigo, é o perfil de investidor moderado.

Como o nome sugere, o investidor moderado é aquele que procura o equilíbrio principalmente quando falamos sobre os riscos e rentabilidade.

O que é ser um investidor moderado?

O perfil de investidor moderado é aquele que investe em ativos que possuem um alto nível de segurança, mas também possui uma maior tolerância a riscos, desde que ofereça maior rentabilidade a longo prazo.

Vale pontuar, porém, que essa opção por um investimento de risco moderado, ou até mesmo de maiores riscos, varia com a situação.

Mas quando pensamos nas características que esse tipo de investidor possui, devemos analisar principalmente que ele é uma pessoa versátil. É comum que pessoas com maior conhecimento sobre o mercado financeiro normalmente possuam este perfil.

Uma das principais características da carteira de investidor moderado, por exemplo, é a diversificação, apostando em ativos de renda fixa mas também em recursos de renda variável em busca de maiores ganhos.

Quais são os outros perfis de investidor possíveis?

Ao todo, existem três diferentes tipos de perfil de investidor.

Cada um deles possui características próprias, mas o principal diferencial entre eles é sobre a quantidade de risco que cada um é capaz de tolerar em seus investimentos.

Devemos ter em mente que, dentro do mercado financeiro, existe uma alta relação entre rentabilidade e risco, uma vez que, quanto maior o risco, maior a possibilidade de retorno no investimento.

De toda maneira, temos os seguintes perfis:

  • conservador;
  • moderado; ou
  • arrojado, também conhecido como agressivo.

Para definir qual o seu tipo de perfil de investidor é preciso considerar três fundamentos, de acordo com sua tolerância para cada um deles: segurança, liquidez e rentabilidade.

Assim, analisamos que o moderado é o nível intermediário dos investimentos.

Quais os investimentos mais indicados para este perfil?

Após entendermos os possíveis tipos de investidor, traremos abaixo uma lista com os principais investimentos recomendados para quem possui um perfil moderado de investidor.

Sendo assim, para compor uma boa carteira de investimentos moderada, é possível realizar os seguintes tipos de aplicações:

  1. tesouro Selic;
  2. debêntures;
  3. tesouro pré-fixado;
  4. CDB;
  5. tesouro IPCA;
  6. LCI/LCA, Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio;
  7. letras de câmbio;
  8. fundos de investimentos, como o CDI; ou
  9. ações de empresas.

Como vimos, esse tipo de investidor diversifica sua carteira, não havendo somente um único investimento recomendado para esse perfil. Do contrário, é preciso analisar seus objetivos a fim de escolher onde investir.

Por fim, lembre-se que independente do seu perfil, seja o de um investidor moderado ou até mesmo arrojado, é possível contar com o auxílio de um consultor de investimentos, a fim de compreender qual o melhor investimento para você e potencializar os lucros recebidos.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas