CGRPPS: saiba tudo sobre essa certificação previdenciária

cgrpps
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A grande maioria dos profissionais deseja se qualificar para obter sucesso em sua carreira. Para os profissionais de previdência estadual e municipal, essa qualificação precisa passar, necessariamente, por um certificação CGRPPS.

O CGRPPS é aplicado pela APIMEC em parceria com a ABIPEM e serve para comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais do setor previdencial.

O que é o CGRPPS?

O Certificado de Gestor de Regime Próprio de Previdência Social é um atestado obtido após a aprovação no exame de CGRPPS, que serve para comprovar as habilidades técnicas necessárias aos profissionais que desejam trabalhar em instituições de previdência estadual e municipal.

O exame é oferecido pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais), a qual é responsável por outras certificações financeiras, em parceria com a Abipem (Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios).

Seu objetivo é elevar os padrões de serviço dos agentes de previdência a partir do Programa de Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social.

O que é um RPPS?

O RPPS, ou Regime Próprio de Previdência Social é o sistema de previdência específico de cada ente federativo.

É ele que fica responsável por assegurar os benefícios de aposentadoria e pensão por morte dos seus segurados, os servidores titulares de cargo efetivo e seus beneficiários.

Para quem o CGRPPS é destinado?

O CGRPPS é exigido para os profissionais que atuam em instituições de previdência social para o exercício do cargo. Essa determinação vem da Resolução CMN 3.506, de 26/10/2007 e normativos vigentes.

O programa de certificação da Abipem é organizado e fiscalizado pela Apimec. Já a aplicação do exame pela Apimec Nacional é feita através da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Como funciona o Exame CGRPPS?

CGRPPS

O exame CGRPPS é oferecido durante todo o ano para qualquer pessoa interessada em tirar a certificação previdenciária.

Sua realização ocorre nos Centros de Testes da FGV, distribuídos em todo o território brasileiro.

A prova tem duração de duas horas, com 50 questões de múltipla escolha baseadas nos seguintes conteúdos:

  • Economia e Finanças;
  • Sistema Financeiro Nacional;
  • Instituições e Intermediários Financeiros;
  • Mercado de Capitais;
  • Fundos de Investimento;
  • Mercado Financeiro;
  • Mercado de Derivativos;
  • Gestão do Passivo Previdenciário;
  • Políticas de Investimento;
  • Ética e Relacionamento.

O candidato que realizar a prova e tiver um percentual de acerto igual ou superior a 50% terá direito à certificação.

Após isso, é preciso solicitar a emissão do certificado CGRPPS na página da APIMEC.

 

Preparação para o CGRPPS

As associações estaduais representadas pela Abipem costumam oferecer cursos específicos que abordem a temática da prova CGRPPS.

Além disso, o material para estudos é disponibilizado pela instituição, além da bibliografia recomendada para o exame.

Por isso, vale a pena buscar informações sobre a sua região no site da Abipem.

Prazo de validade do CGRPPS

A validade da CGRPPS é de quatro anos contados a partir da data da solicitação do certificado.

Antes de seu vencimento, o profissional deverá realizar um novo exame para comprovar suas habilidades em meio às mudanças do mercado.

A renovação deve ser feita através do Portal Apimec, na área “Atualizar os dados cadastrais”.

O profissional que não renovar o certificado ou não validar o CGRPPS no período de quatro anos tem seu nome retirado da lista pública de profissionais certificados.

Consequentemente, fica impedido de exercer sua função até a regularização.

Quer tirar sua certificação financeira? Confira os cursos da Certifiquei e se prepare para as provas com o suporte dos melhores profissionais do mercado.

Como se inscrever no CGRPPS?

A inscrição para a prova CGRPPS é feita no site da FGV. Para isso, é preciso que haja o pagamento de uma taxa de inscrição, no valor de R$280.

Esse pagamento não pode ser devolvido em hipótese alguma. Também não há possibilidade de isenção da taxa.

O pagamento pode ser feito em qualquer banco comercial, por meio de boleto bancário impresso de acordo com as instruções do site.

O candidato possui prazo de quinze dias, a partir da data de inscrição, para emiti-lo. Assim, evitando que a inscrição seja cancelada.

Após a confirmação do pagamento, o candidato possui mais trinta dias para agendar a data do exame.

É possível cancelar o agendamento quando ele se encontrar com status “Agendamento Solicitado” até duas vezes.

Porém, quando faltar sete dias para a realização do exame, o candidato receberá um e-mail informando a confirmação da prova.

Vale lembrar que o candidato portador de necessidade especial deve especificar a necessidade no ato da inscrição.

Por que obter a Certificação CGRPPS?

O Certificado de Gestor de Regime Próprio de Previdência Social é fundamental para que os gestores consigam exercer seu papel de maneira responsável e qualificada.

Por serem envolvidos nos processos decisórios dos Institutos de Previdência de Estados e Municípios, suas funções exigem bastante preparo.

Por isso, além de qualificá-los para o mercado, o CGRPPS comprova as suas capacidades técnicas e outras competências para as atividades do cargo.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas