EV/EBIT: saiba tudo sobre esta importante métrica

EV/EBIT: saiba tudo sobre esta importante métrica
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Entender a precificação de uma ação é um passo fundamental para quem busca obter rendimentos no mercado financeiro. Para isso, existem uma série de indicadores financeiros das empresas cujo objetivo é indicar tal resultado. Dentre as opções, o EV/EBIT é uma métrica que possibilita isto.

Portanto, neste artigo vamos explicar tudo sobre o indicador EV/EBIT, acompanhe.

O que é EV/EBIT

O EV/EBIT é um indicador financeiro cujo propósito é indicar se uma ação está sendo negociada por um valor alto. Para isso, essa métrica é dividida em duas partes, sendo que o EV, ou Enterprise Value, representa o custo de mercado do título, enquanto o EBIT, ou earning before interest and taxes, significa o lucro antes dos juros e impostos.

Ou seja, diferente do EV/EBITDA, o EV/EBIT não exclui amortizações e depreciações em seu valor.

Assim, através desta métrica é possível ter um retrato melhor sobre o funcionamento operacional de um negócio, se munindo assim de uma informação importante no momento de se avaliar os serviços e gestão empregados no negócio.

Ou seja, o EV/EBIT auxilia o investidor no momento de se analisar o potencial de crescimento de um negócio, o que acarretará lucro sobre o investimento realizado.

Dessa forma, esta métrica permite com que o investidor entender algumas informações sobre um negócio, sendo possível destacar três exemplos:

  1. Valor justo por uma ação;
  2. Potencial de crescimento de um negócio;
  3. Perspectiva do mercado financeiro sobre companhias.

Portanto, é fundamental para aqueles que atuam no mercado financeiro saber como é feito o cálculo deste indicador financeiro.

Cálculo do EV/EBIT

Para se chegar ao valor do EV/EBIT de uma companhia, é necessário se realizar a seguinte equação:

  • EV/EBIT = valor de mercado + dívida líquida/ lucro antes juros e impostos

Para auxiliar no entendimento da equação, é relevante explicar sua construção.

EV

O EV é igual ao valor de Marcado de uma companhia somado à sua dívida líquida.

Para se chegar ao valor de mercado de um negócio é necessário multiplicar o número de ações que uma empresa negocia com o custo de cada título.

Já as dívidas líquidas estão inclusas na equação porque o investidor ao comprar as ações de um negócio, se torna um acionista, portanto sua participação acontece tanto nos lucros quanto nas dívidas da companhia.

EBIT

Como citado, o EBIT é valor o que representa o lucro que um negócio possui antes da subtração devido a juros e impostos que devem ser pagos.

Ou seja, esta informação considera apenas o lucro que a empresa obteve com a execução de sua atividade final. Excluindo assim despesas com impacto na soma final de um balanço financeiro.

Vale ressaltar que no Brasil o EBIT também pode ser conhecido como LAJIR.

Entendido como é realizado o cálculo, também é relevante saber interpretar os resultados deste indicador financeiro.

Com interpretar

Em situações no qual o EV/EBIT é alto, é possível interpretar das seguintes formas:

  • O negócio está sendo bem avaliado pelo mercado;
  • A empresa pode estar sendo supervalorizada pelo mercado;
  • O preço da ação pode sofrer ajustes.

Enquanto, em casos no qual este indicador apresenta um resultado baixo, isto pode ser interpretado das formas:

  • A ação do negócio está sendo subvalorizada pelo mercado;
  • Um resultado de baixa pode significar que a empresa tem um potencial de alta considerável;
  • Um resultado de baixa ainda pode apresentar que a companhia é instável, tornando-se um negócio de risco.

Dessa forma, é possível perceber tanto um resultado alto quanto um baixo podem significar tanto algo positivo e negativo em relação ao negócio.

Portanto, é necessário que o investidor e o profissional da área saibam utilizar este indicador financeiro em conjunto com outras métricas, possibilitando assim um resultado mais completo e seguro acerca do negócio.

Além disso, é importante entender a utilidade deste indicador financeiro.

Utilidade

Como citado anteriormente, a grande utilidade desta métrica é a possibilidade de através da comparação entre o valor de uma empresa, juntamente com seu lucro operacional, conseguir entender se o valor de uma ação está valorizado ou não conforme os rendimentos que sua atividade final possibilitam.

Outro fator que merece destaque acerca deste indicador é que o EV considera a dívida líquida de um negócio, assim é possível compreender melhor a estrutura financeira de um negócio.

Além disso, a EBIT possibilita a comparação de negócios com diferentes níveis de dívida, isso porque a comparação se dá através dos rendimentos de um negócio.

Contudo, apenas entender a utilidade não é suficiente. Portanto, saber as limitações de EV/EBIT também é de extrema relevância para quem trabalha com esta métrica.

Suas limitações

Entender como é o cálculo do EV/EBIT e saber interpretar os resultados são passos essenciais para quem busca utilizar este indicador.

Todavia, tão importante quanto esses fatores, está o entendimento sobre as limitações que existem na utilização deste indicador financeiro.

Inicialmente, vale ressaltar que este indicador é muito utilizado na construção de uma análise fundamentalista, contudo, não é tão indicado que seja usado sozinho, especialmente pelo fator de descontar impostos e taxas de juros.

Além disso, por não necessitar de tantos dados, o resultado do EV/EBIT possibilita, por vezes, um retrato aquém da realidade da empresa.

Ou seja, quando levada em consideração apenas esta métrica, o investidor correrá o risco de oscilações maiores do que esperava com base no resultado do EV/EBIT.

Esse indicador financeiro ainda é útil quando se busca comparar o preço de ações de empresas de setores diferentes, todavia, a falta de informações para se realizar este dado pode acarretar problemas nessas avaliações.

Dessa forma, é importante que o investidor ou profissional da área fiquem atentos, priorizando a utilização desta métrica em situações de comparação entre empresas do mesmo setor e com portes semelhantes.

Assim, é necessário reforçar a importância de aliar este indicador com outras métricas do mercado financeiro.

Trabalhe no mercado financeiro! Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

Como trabalhar no Mercado Financeiro

EBOOK GRATUITO | Como trabalhar no Mercado Financeiro?

Baixe agora nosso ebook gratuito para descobrir o que você precisa para conseguir uma oportunidade no Mercado Financeiro!

Como trabalhar no Mercado Financeiro

EBOOK GRATUITO |
Como trabalhar no Mercado Financeiro?

Importância do EV/EBIT para o profissional do mercado financeiro

EV/EBIT: saiba tudo sobre esta importante métrica

Como o EV/EBIT é um dos indicadores utilizados no momento de se avaliar o valor de uma ação, é natural que o profissional da área tenha amplo conhecimento sobre este indicador.

Com destaque especialmente para profissionais que atuem com a indicação de investimentos, casos do Analista de Investimentos Mobiliários e o gestor de investimentos, por exemplo.

Além disso, caberá ao profissional saber aliar este indicador com outras métricas de investimentos conforme o contexto.

Portanto, o EV/EBIT se torna indispensável para o profissional do mercado financeiro que busca ter sucesso na área, afinal essa é uma ferramenta importante no momento de se analisar um potencial capital de risco.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas