Na busca pelo sucesso no mundo dos investimentos, muitas estratégias são recomendadas por analistas de investimentos. Mas uma delas é praticamente unânime entre os estudiosos da área: a análise fundamentalista.
A análise fundamentalista consiste em uma série de interpretações sobre importantes indicadores e características do negócio para definir se vale a pena investir naquela empresa ou não.
- O que é a análise fundamentalista?
- Como funciona a análise fundamentalista?
- Principais indicadores da análise fundamentalista
- Como se tornar um analista: o que devo saber e fazer?
O que é a análise fundamentalista?
A análise fundamentalista é um tipo de estudo que considera a saúde financeira, econômica e setorial de uma empresa para definir se o investimento na mesma faz sentido ou não. Um dos principais objetivos da análise fundamentalista é conseguir entender os melhores momentos para adquirir bons ativos para conseguir o melhor retorno possível a longo prazo.
Logo, a análise fundamentalista estuda o valor de uma empresa, e não a cotação do momento daquele ativo. Por isso, se trata de uma estratégia de investimentos totalmente contrária à lógica especulativa.
Basicamente, esta análise tem a finalidade de determinar bons preços para adquirir ações e, mais importante ainda, em quais ações vale a pena investir, sobretudo com foco no longo prazo. Algumas ferramentas são indispensáveis para o analista fundamentalista na hora de avaliar empresas, como:
- balanço patrimonial das empresas;
- indicadores financeiros;
- evolução dos resultados do negócio;
- indicadores macroeconômicos e setoriais.
Assim, é possível concluir se é possível esperar um futuro de crescimento para o negócio e, consequentemente, de valorização para quem comprar ações da empresa. Esse tipo de análise é muito utilizada por investidores simpatizantes do Value Investing.
Compreender bem o conceito de análise fundamentalista é essencial para um profissional que trabalha com investimentos. Seja ele um analista ou um consultor de investimentos.
Como funciona a análise fundamentalista?
Como dito anteriormente, uma série de ferramentas (ou fundamentos) são utilizados para a análise fundamentalista. Portanto, para entender como funciona a análise fundamentalista, é indispensável compreender a divisão dessa estratégia sobre 2 aspectos: micro e macroeconomia.
A microeconomia refere-se a questões intrínsecas da empresa e a situação dos seus concorrentes. Portanto, os principais fatores microeconômicos para a análise fundamentalista são:
- gestão da empresa: análise sobre os responsáveis pelas principais tomadas de decisões dentro da companhia;
- insumos e bens de produção: análise sobre os custos do negócio e, consequentemente, margens de lucro da empresa;
- análise de concorrência: comparar resultado e os próprios indicadores com empresas que concorrem o mesmo mercado.
Contudo, questões exógenas às empresas não podem ser deixadas de lado. Afinal, a empresa depende muito do ambiente no qual está inserida. Portanto, entre os principais fatores macroeconômicos para a análise fundamentalista estão:
- taxa de juros: sobre a ótica do investimento, determina o piso do rendimento esperado pelos empresários. Ou seja, quanto menor, melhor será para os investimentos em empresas;
- inflação: a inflação é o aumento geral do nível de preços. Em situações de descontrole inflacionário, alguns setores são fortemente prejudicados;
- PIB: o PIB mede o nível da atividade econômica em determinado país. Crescimentos ou expectativas positivas relacionadas ao PIB, são bons para o ambiente de negócios como um todo.
Principais indicadores da análise fundamentalista
É interessante conhecer quais são os principais indicadores utilizados para que a análise fundamentalista seja feita. Lembrando que não são apenas estes indicadores que permitirão uma análise precisa. É necessário conhecer bem a empresa como um todo.
Entre os principais indicadores fundamentalistas, estão:
Índice P/L
O Preço/Lucro, ou somente P/L, é o indicador mais comumente usado para avaliar o quão atrativo está o preço de uma ação no mercado se comparado ao preço de ações de outras empresas do mesmo setor.
- P/L = Preço da Ação/Lucro por Ação (LPA)
Em geral, se o resultado do cálculo que resulta no P/L é baixo, a ação está com preço atrativo no mercado, ou seja, ela está barata.
- P/VPA
O P/VPA é o indicador que nos mostra quanto o investidor está disposto a pagar pelo ativo. Quanto mais elevado o indicador, mais cara a ação.
- P/VPA = Preço da Ação/Valor Patrimonial da Ação (VPA);
- VPA = Patrimônio Líquido/Número total de ações
EBTIDA
O EBTIDA, sigla em inglês para Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization é o índice que ajuda a analisar o desempenho operacional da empresa mensurando sua produtividade e eficiência dentro do setor de atuação.
Embora muitas empresas usem o termo Ebitda em suas demonstrações, algumas adotam sua tradução para o português, LAJIDA, sigla para Lucro Antes do Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
A fórmula para calcular o Ebitda/LAJIDA é a seguinte:
- EBITDA = Lucro Operacional Líquido antes dos Impostos + Depreciação + Amortização + Juros
DY
O Dividend Yield (DY) é outro importante indicador da análise fundamentalista, sobretudo para investidores que buscam aplicações com foco em dividendos.
Ele mostra ao analista o retorno em proventos que determinado dividendo gerou nos últimos 12 meses com base em cotações atuais. Para calcular o DY o analista deve usar a seguinte fórmula:
- Dividend Yield = Dividendos pagos nos últimos 12 meses/Preço da ação
Outros importantes indicadores
Além dos indicadores introduzidos, vários outros são essenciais para a análise fundamentalista. Portanto, alguns indicadores que vale a pena pesquisar e conhecer mais a fundo, são:
- ROIC;
- ROE;
- Margem líquida;
- Margem EBTIDA.
Além disso, é muito útil estar atento ao preço de commodities e a indicadores macroeconômicos, como a taxa de juros previamente citada.
Como se tornar um analista: o que devo saber e fazer?
Para se tornar um analista de investimento no Brasil, independente da lógica utilizada, é necessário obter a certificação CNPI.
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A Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI) é emitida pela Apimec, que é a mais importante associação de investidores e analistas no país. Ter esse tipo de certificação, além de ser essencial para o desempenho lícito da função, prepara o investidor para conseguir aconselhar e levar outros investidores a atingirem bons resultados.
Para isso, o profissional deve se submeter a uma prova de 60 questões que deve ser realizada em no máximo 2 horas, cobrindo assuntos que vão desde técnicas de investimentos até conduta e relacionamento com clientes. O candidato deve acertar, no mínimo, 40 questões para conseguir emitir a sua certificação.
Após emitir a certificação, o investidor já estará apto, de acordo com a CVM, para atuar como analista de investimentos. Portanto, para quem deseja ser analista de investimentos, conhecer a fundo a análise fundamentalista é essencial para ser um profissional diferenciado, que leva seus clientes a bons resultados em suas aplicações.