EXIN Anywhere: o que é esse serviço e como utilizar?

EXIN Anywhere: o que é esse serviço e como utilizar?
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Você sabia que existe uma forma de tirar as certificações da EXIN online? Pois é, com a EXIN Anywhere é possível!

O EXIN Anywhere é uma maneira de realizar as provas de certificações desejadas sem sair de casa. Acompanhe no artigo algumas informações essenciais sobre o sistema oferecido pela instituição.

O que é EXIN Anywhere?

O EXIN Anywhere é um serviço oferecido pela parceria entre a EXIN, empresa holandesa que oferece certificações para o ramo de TI, com a Software Secure Solutions.

Esta é a instituição que oferece a plataforma para que as provas sejam feitas pelo candidato.

Dessa maneira, é possível que o profissional de TI (ou qualquer outro interessado nas certificações) economize tempo e esforço, uma vez que não é necessário que ele se desloque até o centro de exames.

Como o nome sugere, as certificações podem ser feitas em qualquer lugar desejado pelo candidato desde que ele tenha conexão com a internet e um computador.

Por isso, alguns profissionais entendem este tipo de modelo de prova menos complicado – uma vez que esta pode ser feita em um local calmo e confortável.

Porém, isso não é motivo para que o concorrente realize a prova de qualquer forma. Independente de qual for a certificação desejada, os pontos necessários serão cobrados.

Em função disso, seja estando em casa ou no escritório, o recomendado é que o profissional esteja bem instruído e preparado para realizar o exame corretamente.

Como funciona o exame EXIN Anywhere?

A primeiro momento, para que alguém consiga realizar o exame online EXIN, é necessário que o candidato compre de maneira digital pelo site da empresa.

Feito isso, ele possui então um período de até 21 dias para realizar a prova.

Vale pontuar que esta pode ser feita em qualquer lugar, dia e hora, até mesmo feriados e horários não comerciais.

Fica então a critério do candidato, porém, mesmo com a possibilidade de realizar em qualquer horário do dia, o suporte da EXIN fica disponível apenas até às 22 horas.

De tal maneira, a recomendação é justamente evitar fazer a prova após esse horário, tendo em vista os mais variados problemas que podem acontecer.

Dentre eles, podemos listar:

  • Queda de energia elétrica no seu bairro ou região;
  • Falha em seu computador pessoal;
  • Problemas no computador, como bloqueio ou falta de conexão;
  • Instabilidade da internet, fazendo com que o candidato caia durante o exame.

E o motivo pelo qual deve ter em vista estes problema é o seguinte: caso algum destes erros ocorra, o exame será interrompido imediatamente.

E a única forma de voltar e reiniciar a prova é através do contato com o suporte da empresa.

No mais, uma outra recomendação feita por pessoas que já utilizaram este serviço é justamente estar com todo o conteúdo bem revisado.

Para isso, no entanto, existem diversos locais que oferecem auxílio nesse processo, como por exemplos os cursos da Certifiquei sobre as certificações da EXIN.

Que tal dar uma olhada neles para ficar por dentro de todo o conteúdo para conquistar a certificação almejada? Caso fique interessado, clique aqui!

Detalhes sobre a forma de fazer a prova

Ao falar sobre a forma de realizar a prova, vale pontuar que existem duas maneiras distintas que podem ser escolhidas: o VIDEO Recorded OLP ou LIVE Monitored OLP.

A diferença entre ambos, como os nomes sugerem, se encontra na maneira a qual é realizado cada um, sendo o primeiro gravado e o segundo ao vivo.

Sendo assim, quando gravado, o procedimento é o seguinte: é feita a gravação e, após enviada, o desempenho e comportamento são avaliados.

Na segunda maneira, o inspetor está presente, monitorando o candidato em tempo real durante o exame.

Vale ressaltar, que inspetor da Exin só fala inglês em sua grande maioria, e em alguns casos espanhol. Não existe inspetor que fala português do Brasil.

Para as duas situações é necessário que o usuário feche todos os aplicativos desnecessários e deixe tanto a câmera quanto o microfone abertos, sendo esta uma maneira de avaliação.

Existem mais indicações as quais o concorrente deve estar atento?

Independentemente de qual for a escolha, existem ainda outros fatores, além dos citados no tópico anterior, que devem ser levados em consideração pelo candidato que realizará exames via EXIN Anywhere.

Ao todo, eles são 11 cuidados, sendo eles:

  1. Possua um computador ou notebook com boa conexão de internet e conectado diretamente no roteador;
  2. Tire uma foto do documento de identidade ou passaporte;
  3. Tenha um microfone e webcam, mantendo-os ligados durante o exame, e não use um fone de ouvido;
  4. Mantenha os olhos sempre visíveis durante o exame;
  5. Tire uma foto sua quando solicitado através do software;
  6. Mostre para a câmera o local o qual você se encontra antes de começar;
  7. Estar em local isolado, silencioso e tranquilo não apenas para manter a concentração durante o exame mas também por ser um dos pontos analisados;
  8. Tenha certeza de que não será perturbado durante o tempo do exame;
  9. Opte pela melhor iluminação, preferencialmente a luz do dia;
  10. Evite realizar a prova após 22h, como citado anteriormente;
  11. Ao entrar no cômodo o qual será feito a prova, feche a porta e desligue celular para evitar qualquer distração.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de deixar a mesa limpa e vazia, além de estar apenas com o exame aberto na tela do computador.

Quais certificações podem ser tiradas por essa ferramenta?

Quais certificações podem ser tiradas por essa ferramenta?

Tendo em vista que este é um tipo de serviço feito para auxiliar profissionais, é possível realizar a certificação EXIN com exame online independentemente da área desejada.

De tal maneira, caso o profissional de TI queira tirar alguma das 31 certificações oferecidas pela empresa, ele pode fazê-las de maneira remota ou no ambiente desejado.

E estas, por sua vez, são:

  1. Agile Scrum;
  2. DevOps;
  3. VeriSM;
  4. Blockchain;
  5. BCS SIAM;
  6. Privacy and Data Protection;
  7. BCS Artificial Intelligence;
  8. AMBI e-CF;
  9. The Foundation Series;
  10. Cloud Computing;
  11. EPI Data Centre Management;
  12. EPI IT Management;
  13. BCS Business Analysis;
  14. Application Management;
  15. Business Continuity Management;
  16. Business Information Management;
  17. Cyber and IT Security
  18. Ethical Hacking;
  19. Green IT;
  20. Information Security Management ISO/IEC 27001;
  21. IT Service Management based on ISO/IEC 20000;
  22. ITAMOrg IT Asset Management;
  23. OpenStack Software;
  24. Secure Programming;
  25. TMap;
  26. TPI NEXT;
  27. Big Data;
  28. Cloud Computing;
  29. Internet Of Things;
  30. Lean IT;
  31. Microsoft Operations Framework.

Vale ressaltar que a EXIN é uma das empresas mais importantes quando falamos nas certificações para a área de Tecnologia da Informação.

Sendo assim, para alcançar cargos como o de Data Protection Officer, ou então profissionais que realizam trabalhos na área de segurança da informação, é imprescindível se certificar.

Quer se tornar um especialista certificado pela EXIN em Privacy and Data Protection Essentials (PDPE) e Foundation (PDPF)? Clique e tenha acesso às primeiras vagas e desconto exclusivo!

Quais as vantagens de tirar certificações online?

A principal vantagem deste serviço é a comodidade e possibilidade que o profissional possui de retirar as certificações em casa ou então no ambiente de trabalho.

Sendo assim, ela se torna mais válida, e mais escolhida, por pessoas que possuem uma rotina muito corrida.

Vale pontuar que não existe regra sobre qual é a melhor forma de realizar o exame, uma vez que tanto a forma digital quanto a presencial possuem o mesmo valor e importância.

Dessa maneira, vai do conforto e agrado pessoal de cada candidato.

O único ponto que é necessário e recomendado para ambos os casos é ter o conteúdo bem fixado na mente, sendo uma chave para o sucesso!

Em contraponto, apesar de ser uma boa opção por estar em um ambiente confortável, é necessário possuir a preparação correta além do quesito conteúdo.

Afinal, caso não sejam tomados todos os cuidados citados anteriormente ou então se o candidato realizar algum tipo de trapaça, ele será punido por isso.

E a punição, neste caso em específico, é justamente não conquistar a certificação e, consequentemente, a perda de tempo e dinheiro.

Sobre o resultado da certificação pelo EXIN Anywhere

Após entender como fazer o exame online EXIN Anywhere, o ponto o qual explicaremos agora é sobre o resultado da prova.

E para isso, o primeiro passo necessário é que o candidato possua os requisitos mínimos antes citados (local isolado, computador com boa conexão de internet, microfone e webcam).

Caso estas exigências estejam de acordo, a pessoa pode então adquirir a prova através do site da EXIN.

Para iniciar o exame, o concorrente passará pela etapa de check-in que.

Ao todo, essa fase é feita em quatro passos e envolvem: uso do código de acesso ao exame, foto do documento de identificação, mostrar o ambiente o qual será feito a prova e tirar uma foto do rosto.

Feito isso, incia-se a parte de resposta das questões que serão gravadas ou então acompanhadas pelo instrutor em tempo real.

Quanto ao resultado, o candidato recebe um feedback sobre quais questões ele acertou e errou assim que o exame é encerrado.

Contudo, ele apenas recebe a resposta cerca de 10 dias úteis após feita a prova e, caso tenha sido feita a compra do certificado impresso, ele é entregue em um período entre quatro e seis semanas.

Caso reprovado, a pessoa deve pagar integralmente a taxa para repetir o exame. Não existe nenhum desconto ou segunda tentativa gratuita.

O exame do EXIN Anywhere pode ser feito novamente sem qualquer tempo de espera após a primeira tentativa.

Denis Zeferino
Denis Zeferino
Denis Zeferino é Data Protection Officer (DPO) certificado pela EXIN. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão de Infraestrutura de TI, Segurança da Informação e Cybersecurity. Tem mais de 15 anos de experiência, conciliando sua vida profissional entre o universo da Tecnologia e Segurança da Informação e da Educação. É membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados e dedicado a levar o entendimento da LGPD e Proteção de Dados aos alunos do Certifiquei.

relacionadas