Family office: entenda o que faz esse tipo de gestora de recursos

family office
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No mercado financeiro, o ramo de gestão de recursos possui diversas modalidades de operação diferentes. Uma delas é o chamado family office.

Apesar de ter várias similaridades com as outras gestoras de recursos, o family office se diferencia principalmente pela sua estrutura e pelo tipo de público que ele atende.

O que é family office?

De forma simplificada, o family office, é uma administradora de bens de famílias de alta renda. O seu objetivo principal é prestar consultoria direcionada para as finanças da família cliente.

Ou seja, nesse formato, o investimento ocorre ao mesmo tempo em que também são trabalhados a gestão patrimonial e planejamento estratégico do capital da familia ali investido.

Algumas atividades de um family office são:

  • Gestão de investimentos;
  • Sucessão familiar;
  • Assessoria jurídica, fiscal e filantrópica;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Monitoramento e preservação do patrimônio.

Diferença do family office para outras gestoras de recursos

É válido lembrar que a assessoria financeira e outros serviços desse tipo de escritório não são o mesmo que o private banking ou wealth management.

Uma das principais diferenças é que, no private banking, o serviço é prestado por grandes bancos. E no wealth management, o processo é direcionado para portfólio de investimentos.

Contudo, no family office, a consultoria é prestada por escritórios que podem ser unifamiliares e acontece de forma mais integral, abrangendo diversas formas de gestão.

Quais são os tipos?

family office

Para quem quer montar um family office ou atuar em uma dessas assessorias, é preciso saber que existem duas modalidades de atuação:

  • Single family office;
  • Multi family office.

Single

Nessa modalidade, a assessoria é voltada apenas para uma família e, em alguns casos, existe uma quantidade mínima de riqueza para se tornar cliente.

Multi

Já no formato multi, existe o atendimento para mais de uma família. Entretanto, assim como o single, pode existir a necessidade de uma quantidade mínima de patrimônio para que uma família torne-se cliente.

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Como trabalhar ou montar um family office?

O profissional que quer trabalhar em um family office, precisa, antes de tudo, entender que estará auxiliando o cliente nas tomadas de decisões diárias. Por isso, o consultor, precisa ser dotado de algumas características e habilidades essenciais, como:

  • Saber avaliar os cenários de mercado;
  • Avaliar riscos envolvidos na estruturação de projetos;
  • Identificar as melhores oportunidades de investimentos;
  • Visar o crescimento e manutenção da fortuna de forma inteligente.

Além disso, algumas alternativas de atuação profissional pode estar relacionada com especialidade:

  • Administrativa;
  • Fiscal;
  • Jurídica;
  • Investimentos.

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Remuneração dos profissionais nesse setor

Sobre a remuneração ao profissional, geralmente, as taxas de serviço são decididas diretamente com a família e podem ser estipuladas tanto por taxa fixa, quanto percentual.

Entretanto, em alguns casos, existem assessorias que optam por um modelo híbrido. Nesse caso, são mescladas tanto a taxa fixa quanto a taxa percentual.

Ao se prestar serviço em alguma gestora, é necessário entender qual é a cultura daquele local. Seja a cultura de remuneração, bem como, a cultura de atuação.

Já no caso de quem pretende empreender no ramo, é indispensável a composição de um bom grupo de profissionais que possa acompanhar o cliente (modo single ou multi), da maneira mais adequada aos seus objetivos.

Por fim, o family office é uma oportunidade para trabalhar no mercado financeiro. Se especializar na função, é um fator primordial para conseguir bons resultados na profissão.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

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