Gestor financeiro: como é a atuação desse profissional?

gestor financeiro
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Para quem quer trabalhar no mercado financeiro, existem diversas possibilidades. Uma delas é a profissão de gestor financeiro.

O gestor financeiro é uma peça importante para o bom funcionamento das finanças, seja de uma empresa ou até mesmo, de uma pessoa física.

O que é gestor financeiro?

No sentido literal, o gestor financeiro é o profissional que ajuda a gerir todo o aspecto econômico de determinado ambiente. Dessa forma, ele planeja de forma estratégica um passo-a-passo inteligente para o capital envolvido naquela relação com o cliente que solicitou o serviço.

Por isso, para se tornar um gestor financeiro autônomo ou ligado a alguma instituição, é indispensável entender melhor sobre o processo de obter certificação financeira, atuação e qualificação.

Afinal, o mercado de trabalho é competitivo e, para se destacar, é preciso ir além do básico. Ou seja, é crucial ter algum diferencial.

Qual é a formação desse profissional de gestão financeira?

gestor financeiro

Para poder atuar na área de gestão financeira, é interessanteter uma formação acadêmica que esteja relacionada ao campo. Algumas das graduações mais comuns de um gestor financeiro pessoal ou empresarial:

  • Administração;
  • Contabilidade;
  • Economia;
  • Gestão financeira.

No caso específico do curso de gestão financeira, o formato de graduação é tecnólogo e dura em média de 2 anos. Mas, também existe a possibilidade de realizar uma pós-graduação na área que, em alguns casos, pode ter uma duração maior que o curso técnico.

Gestor financeiro: qual o salário?

Saber quanto ganha um gestor financeiro é algo que deve levar em consideração fatores como: certificação do profissional, experiência, região de atuação, empresa e entre outras questões.

Mas, o salário estimado para o profissional iniciante da área gira, na média de R$1.200. Já, com o decorrer das qualificações e nível de atuação, pode-se alcançar um salário médio de R$13 mil ou mais.

Ser um profissional certificado é o primeiro passo para começar sua carreira no mercado financeiro. Confira nossos cursos e se prepare da melhor forma para tirar sua certificação!

Características de um bom gestor financeiro

Quem deseja entrar nesse campo de atuação, precisa compreender quais são as características de um gestor financeiro, para assim, conseguir se desenvolver. Algumas das principais características dos profissionais da área, são:

  • Boa comunicação;
  • Perfil analítico;
  • Mensuração de resultados;
  • Tomada de decisões estratégicas;
  • Captação de recursos;
  • Planejamento tributário;
  • Relatórios fiscais;
  • Administração de ativos.

Além disso, é indispensável buscar o desenvolvimento contínuo de competências técnicas. O que fará com que as vagas para gestor financeiro sejam vistas de maneira mais competitiva.

Dessa forma, a busca e o alcance pelo espaço profissional se torna algo palpável. Consistência no estudo é um fator de destaque não apenas para quem quer entrar no mercado, mas também para quem já está atuando.

Entre as profissões do mercado financeiro, essa é uma bem frequente. Além disso, essa também é uma função interessante para quem deseja trabalhar em bancos.

Quer tirar sua certificação financeira? Confira os cursos da Certifiquei e se prepare para as provas com o suporte dos melhores profissionais do mercado.

Vale a pena investir na carreira de gestor financeiro?

A administração das finanças precisa estar a cargo de um gestor financeiro. Então, basta pensar na quantidade de empresas espalhadas pelo país e para além dele. Isto é, as opções de atuação são infinitas. Principalmente para o profissional que busca cada vez mais melhorias.

Por isso, esse profissional será cada vez mais requisitado. Afinal, ele é uma peça-chave para o equilíbrio e saúde financeira. Não apenas de empresas por intermédio da boa compreensão de finanças corporativas, mas também do aspecto pessoal.

Tanto na atuação empreendedora, quanto na prestação de serviço, vale a pena investir na carreira de gestor financeiro.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas