Hard Saving: o que é e qual a sua importância para uma empresa?

Hard Saving: o que são e qual a sua importância para uma empresa?
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Ao implementar um projeto que utiliza a base de conhecimento da metodologia Seis Sigma, uma das possibilidades de resultados são os chamados Hard Saving, em contraposição ao Soft Saving.

Tanto o Hard Saving como o Soft Saving são de fundamental importância para o desempenho empresarial. Continue a leitura e entenda mais sobre esses conceitos aplicados à metodologia Lean Six Sigma.

O que é Hard Saving?

Hard Saving pode ser entendido como o benefício gerado por projetos e iniciativas de uma empresa que pode ser verificado com facilidade através da comparação de resultados financeiros entre dois períodos.

Eles são ainda conhecidos como benefícios diretos, ou seja, são recebidos a curto prazo pela instituição quando aplicado um projeto, como por exemplo aqueles que utilizam da metodologia de Lean Six Sigma.

Além disso, esse ganho direto é um dos principais indicadores utilizados no mercado atualmente para analisar o desempenho de uma empresa.

Como exemplos de projetos que podem ser feitos e geram resultados a curto prazo, temos a redução de:

  • retrabalho e perdas com resíduos;
  • mão de obra direta;
  • custo de expedição;
  • valor de transporte de colaboradores;
  • custo do armazenamento.

Por outro lado, existem também algumas iniciativas que não visam redução, por exemplo:

  • aumentar capacidade de produção;
  • recuperar clientes perdidos;
  • aumento de vendas.

Quais são os resultados conquistados no Hard Saving?

Uma vez expostos alguns dos possíveis projetos que podem ser feitos e ter efeitos a curto prazo, cabe então pontuar quais são os possíveis resultados que podem ser analisados por uma empresa:

  • redução de custo variável, como o indicador de consumo de energia elétrica ou combustível, por exemplo;
  • diminuição do custo fixo da empresa;
  • receita bruta de vendas.

Devido a relevância destes resultados e a possibilidade de alcançá-los em um curto período, estes ganhos frequentemente recebem uma grande importância dentro das empresas.

Qual a importância que este tipo de ganho possui?

Para falar sobre o valor que esta classificação de ganhos em projetos Lean Seis Sigma possui, devemos ter em mente que a implementação desta metodologia gera ganhos de desempenho, uma vez que perdas são eliminadas e oportunidades melhor aproveitadas a partir deste tipo de iniciativa.

Através do acompanhamento do Hard Saving, a empresa pode se dedicar a criação de uma mentalidade de melhoria contínua, identificando oportunidades e continuamente elencando novas propostas para evolução de seus próprios resultados.

Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza é Engenheiro de Produção, especialista em Gestão de Processos. Atua em indústrias na área de Excelência Operacional há 7 anos, com experiência em treinamentos e orientações de líderes de projetos com foco em resultados tangíveis. Tem formação como Lean Six Sigma Black Belt e utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas de forma prática no dia a dia para suportar a tomada de decisão. No Certifiquei, tem como missão difundir os métodos de solução de problemas para contribuir com a formação profissional dos alunos, auxiliando-os alcançar um novo nível em suas carreiras.

relacionadas