Hospedagem de dados: como funciona e qual a importância?

Hospedagem de dados: como funciona e qual a importância?
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Quando fazemos o uso das redes sociais ou de blogs, por exemplo, para postar algum conteúdo autoral, estamos utilizando um serviço chamado de hospedagem de dados mesmo sem termos ciência.

Além disso, a hospedagem de dados é algo crucial para todas as empresa que possuem um site, serviço ou então produto tendo em vista as vantagens que este traz para as instituições.

O que é hospedagem de dados?

Hospedagem de dados, em âmbito geral, é um serviço contratado para guardar, normalmente em um servidor de terceiros, todo o conteúdo presente em um determinado site.

Contudo, vale pontuar que tudo o que se encontra presente na internet necessita de um local para ser armazenado, como o próprio nome sugere.

De tal forma, a hospedagem pode ser feita para diversos materiais e conteúdos desde que todos se encontrem disponíveis dentro da internet e, consequentemente, acessíveis.

Para isso, então, temos as seguintes opções que, por sinal, são as mais utilizadas atualmente:

  • Um banco de dados;
  • Textos;
  • A hospedagem de um site ou domínio da web;
  • Arquivos;
  • Informações;
  • Imagens;
  • Vídeos.

Em suma, é possível analisar que qualquer conteúdo que pode ser acessado através da internet pode ser guardado através deste serviço.

Sendo assim, tudo o que for armazenado ali pode ser acessado por meio de um computador ou dispositivo com acesso à internet.

Quer se tornar um especialista certificado pela EXIN em Privacy and Data Protection Essentials (PDPE) e Foundation (PDPF)? Clique e tenha acesso às primeiras vagas e desconto exclusivo!

Como funciona e qual a importância do serviço de hospedagem de dados?

Para entender como funciona essa hospedagem, precisamos ter em mente que este é um serviço totalmente online.

Sendo assim, ele permite que seja feita a publicação de um site ou conteúdo na internet, ou então a aplicação deste na rede.

De tal forma, quando uma empresa adquire uma hospedagem de um site, por exemplo, ela está locando um espaço dentro de um determinado servidor.

Este, por sua vez, é o local onde ficam guardados todos os arquivos e informações cruciais para que o site funcione corretamente.

E, de uma forma geral, é possível entender que a importância do serviço de hospedagem de dados se dá principalmente para manter a segurança da informação.

Afinal, através deste armazenamento será garantido que todo o material de determinada empresa está corretamente armazenado de maneira a evitar ataques ou roubos de informações.

Sendo assim, apesar de ser considerado uma medida de segurança, é possível evitar que seja necessário realizar ações como um backup, por exemplo.

E isso se dá uma vez que o backup depende, diretamente, da perda dos dados original para ser efetivo.

Além disso, quando tal serviço é feito de maneira apropriada, a empresa consegue reduzir custos e automatizar processos ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e proteção dos dados e informações.

Contudo, não deve ser deixado de lado um outro ponto crucial que é o de instalar servidores e realizar a manutenção destes a fim de manter os dados protegidos.

E apesar de não ser uma tarefa fácil de ser realizada, e que pode gerar eventuais gastos para a empresa, o aconselhado é fazê-la para garantir maior segurança possível.

Quando falamos na hospedagem de sites,  que é um dos principais mecanismos buscados, a visão se torna diferente.

E isso se dá uma vez que, através de uma hospedagem de sites eficaz, a marca consegue então oferecer um serviço de propriedade para o público.

Afinal, este serviço garante o acesso do público ao endereço virtual, disponibilizando todo o conteúdo, deixando-o acessível ao público.

Existem empresas com foco nesse serviço?

De um modo geral, independentemente de qual for o tipo de armazenamento feito, os profissionais da área de TI de uma empresa são os responsáveis pela hospedagem de dados.

Afinal, esse é um serviço que demanda uma série de conhecimentos que estão ligados à tecnologia da informação.

Contudo, existe uma grande quantidade de empresas que possuem especialização neste segmento, fazendo com que toda a atenção e atuação desta seja voltada única e exclusivamente para este serviço.

Estas, por sua vez, são as principais recomendações de quem deve ser contratado por uma empresa que deseja criar um site.

Dois bons exemplos de organizações focados neste âmbito são a Locaweb e o UOL Host, que por sinal são as mais procuradas para este fim.

Porém, existem outras opções disponíveis no mercado. A indicação, no entanto, é encontrar aquela que é a melhor para a empresa de acordo com o balanço financeiro e os objetivos almejados pela instituição.

Existem diferentes tipos dentre os quais esse serviço pode ser feito?

Existem duas formas principais de realizar esse armazenamento, sendo elas interna, através de um servidor ou computador, ou então externa (online) como ao serviço de hospedagem de dados em nuvem.

Na segunda forma temos os chamados bancos de dados, um arquivo de texto visualizado em forma de tabela que serve como depósito de informações.

A principal diferença entre eles é que, enquanto a segunda opção é um sistema ou software de computador, a primeira é, geralmente, um computador que detém todos aqueles dados.

Agora, independentemente de qual for a escolha adotada por uma empresa, deve ser feita uma análise de todas as opções de hospedagem de acordo com as necessidades particulares.

Sendo assim, para te ajudar na busca pela melhor ferramenta e serviço, separamos uma lista com as principais formas de hospedagem atualmente no mercado. Confira:

  1. Hospedagem MySQL;
  2. MongoDB;
  3. PostgreSQL;
  4. SQL Server;
  5. Hospedagem Firebird;
  6. Hospedagem Compartilhada;
  7. VPS (Virtual Private Server);
  8. Cloud, a hospedagem na nuvem;
  9. WordPress;
  10. Servidor de Hospedagem Dedicado.

Aqui, vale ressaltar, estão listadas as principais maneiras de armazenamentos para as duas principais possibilidades de informações que podem ser guardadas.

Sendo assim, temos exemplos de hospedagem de sites e de banco de dados, que são justamente as duas mais procuradas.

Estas, por sua vez, são formas que permitem uma gestão online, bem como uma maior segurança de todas as informações contidas ali.

Por fim, um ponto que necessita de atenção quando falamos sobre sites é o tráfego mensal.

Afinal, existem alguns servidores que limitam o número de acessos que podem ser feitos dentro de um período.

E caso o site possua um grande número de acessos repentinamente, é possível que a empresa possua um problema com os acessos, podendo sair do ar.

Por isso, a recomendação é estar sempre de olho neste ponto para aumentar o limite do servidor caso necessário.

De tal forma, é possível conseguir uma hospedagem de dados segura e eficiente para suprir todas as necessidades da empresa.

Denis Zeferino
Denis Zeferino
Denis Zeferino é Data Protection Officer (DPO) certificado pela EXIN. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão de Infraestrutura de TI, Segurança da Informação e Cybersecurity. Tem mais de 15 anos de experiência, conciliando sua vida profissional entre o universo da Tecnologia e Segurança da Informação e da Educação. É membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados e dedicado a levar o entendimento da LGPD e Proteção de Dados aos alunos do Certifiquei.

relacionadas