Internet Banking: saiba mais sobre está ferramenta

Internet Banking: saiba mais sobre está ferramenta
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A evolução e popularização da internet nas últimas décadas abriu a possibilidade para que uma série de atividades do cotidiano ficassem mais práticas e eficientes. Dentre essas, destaque para o setor financeiro, em que parte das pessoas, através da tecnologia, passou a utilizar o Internet Banking para facilitar suas transações.

Dessa forma, o Internet Banking causou uma revolução no setor financeiro e nos hábitos de boa parte da população quando o assunto está ligado aos serviços bancários, ainda mais com a evolução de ferramentas como o mobile banking.


Trabalhe no mercado financeiro! Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

      1. O que é Internet Banking
      2. Funcionalidade do Internet Banking
      3. Vantagens e desvantagens do Internet Banking
      4. Diferenças do Internet Banking

    O que é Internet Banking

    Assim como o nome indica, Internet Banking é o ambiente virtual em que a instituição financeira bancária disponibiliza seus serviços, possibilitando assim que seus clientes realizem uma série de ações diretamente de um computador.

    Assim, o cliente possui uma área “exclusiva” aos seus serviços no site de seu banco.

    Vale destacar que historicamente os bancos brasileiros souberam aproveitar o desenvolvimento do campo digital.

    Desde 1995, existe um movimento de investimento das instituições financeiras nesta área, sendo que ao longo dos anos e com a evolução da internet foi possível que essas empresas aumentassem o dinamismo de suas atividades.

    Inicialmente está tecnologia foi utilizada com o foco em aumentar a eficiência e agilidade das atividades que o banco realiza internamente, especialmente voltada para sua área operacional.

    Posteriormente os investimentos nesse campo passaram a ser revertidos em ferramentas que poderiam ser usadas diretamente pelo seus clientes.

    Ao longo das últimas décadas, está área de tecnologia se tornou de grande relevância para tais instituições financeiras e isso refletiu nos hábitos de seus clientes.

    Tal ferramenta ganhou cada vez mais destaque entre os brasileiros, tendo seu momento de maior destaque no período da pandemia de Covid-19, quando essa praticidade se tornou um ponto ainda mais relevante.

    Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Frebraban), 52,9 bilhões das movimentações bancárias que aconteceu no ano de 2020, foi feita por digital.

    Tal número representa 51% de todas as movimentações bancárias que ocorreram naquele ano.

    Ou seja, pela primeira vez na história a população brasileira utilizou a ambiente virtual como principal meio no momento de realizar suas atividades bancárias.

    Reforçando assim a ideia de força que os serviços digitais tem ganhado nos últimos anos, tendo como prova disto o crescimento dos bancos digitais e do aumento em investimentos no setor digital que instituições financeiras tradicionais realizaram neste período.

    Portanto, compreender como utilizar está ferramenta se tornou uma tarefa importante para grande parte das pessoas que possuem algum tipo de ligação com o setor bancário.

    Como usar

    Inicialmente vale ressaltar que o funcionamento desta ferramenta digital pode ter especificidades, principalmente em questão de segurança, que vão de acordo com a instituição financeira que ela está atrelada.

    Todavia, o comum é que exista um “passo a passo” entre todos os bancos para se habilitar a conta digital e começar a utilizá-la, geralmente seguindo está linha:

        1. Habilitar o acesso digital e gerar uma senha (caso o banco seja digital, este processo é feito todo pela internet, enquanto em bancos tradicionais existe a necessidade de ir uma agência física);
        2. Abrir o site ou baixar o aplicativo da instituição financeira em questão;
        3. Realizar login com o usuário (geralmente conta e agência) e a senha digital, feita no passo 1;
        4. O ambiente virtual disponibilizará uma série de serviços e informações para que o usuário realize a atividade que deseja.

    Como visto, não há uma complexidade grande no que envolve o Internet Banking, sendo que, por vezes, costuma ser uma plataforma ou site intuitivo.

    Vale destacar que este mesmo tipo de ferramenta também é utilizado por corretoras e bancos de investimentos, sendo que o modo de utilização também segue uma linha semelhante.

    Dessa forma, é comum perceber que foi criado um modelo de ferramenta que cabe para diferentes instituições financeiras, não se limitando apenas a um campo de atuação.

    Tal qual é importante entender como funciona este ambiente digital, também é relevante compreender sua funcionalidade.

    Funcionalidade do Internet Banking

    Internet Banking: saiba mais sobre está ferramenta

    Como apontado até aqui, este tipo de ferramenta mudou o hábito da população no momento de realizar uma operação financeiro.

    O que não é à toa, afinal este tipo de plataforma possibilita ao cliente do banco tradicional e digital uma série de serviços.

    Ainda vale destacar que os tipos de serviços disponíveis podem variar de acordo com o banco em questão, porém é comum que existam alguns que estejam presentes em quase todos.

    Assim, é possível destacar:

        •  Pagamentos de contas e boletos bancários;
        • Agendar a data de pagamento dos boletos;
        • Atualização de boletos bancários;
        • Transferências para outras contas do mesmo banco;
        • Transferências para contas de outros bancos por meio de ferramentas como DOC e TED;
        • Pagamento ou transferência por meio do PIX;
        • Aplicação em investimentos como, por exemplo, previdência privada;
        • Resgate da aplicação financeira;
        • Transferência internacional;
        • Consulta de extrato e saldo da conta corrente;
        • Consulta do cartão de crédito;
        • Solicitação de cartão de crédito;
        • Empréstimos disponíveis tanto para empresas como para pessoa física;
        • Recarga de crédito do celular.

    Ou seja, o Internet Banking é uma ferramenta que possibilita com que o cliente da agência bancária possua diversas tarefas na “palma de sua mão” ou na tela de seu computador.

    Ainda assim, é necessário se ter uma série de cuidados no momento de se utilizar está ferramenta.

    Segurança do Internet Banking

    Mesmo sendo um serviço disponível há muitos anos, o Internet Banking não se tornou uma ferramenta popular em seu início.

    Entre os fatores para que a popularidade desta plataforma tenha “demorado” para começar, está a segurança da ferramenta.

    Inicialmente, muitas pessoas tinha o receio de utilizar aquela plataforma e ter algum tipo de prejuízo por conta de fraudes.

    Todavia, com o tempo as ferramentas de segurança das instituições foram evoluindo com a criação de: tokens, autenticação por celular, confirmação por e-mail; cartões, senha de segurança, entre outros.

    Com isso o Internet Banking se tornou um espaço cada vez mais confiável contra fraudes.

    Ainda assim, existe a necessidade de se ter cuidado com alguns pontos no momento de se utilizar está ferramenta.

    Site

    Conferir se o URL, ou endereço, é realmente do site oficial do banco é um dos principais passos que o cliente deve ter ao utilizar o Internet Banking.

    Isso porque existe a senha do site não ser o oficial, com isso a pessoa digitaria seus dados em um site fraudado e sofreria prejuízos.

    Além disso, vale confirmar se existe algum indicativo de segurança, como um cadeado ao lado da barra do URL, que confirme a segurança do site.

    Portanto, ao utilizar os serviços bancários pela internet a pessoa deve sempre confirmar se está acessando a página oficial de sua instituição financeira.

    Antivírus

    Outro ponto fundamental para se navegar com segurança no Internet Banking é realizar uma varredura na máquina em que está realizando o acesso.

    Isso porque existem vírus que conseguem ter acesso aos dados sigilosos da máquina, incluindo as informações bancários da pessoa.

    Dessa forma, o recomendável é ter um antivírus ativo.

    Além disso, a pessoa também pode tomar alguns cuidados como, por exemplo, não clicar em links suspeitos, sendo que estes podem aparecer diretamente na tela do navegador ou serem enviados por e-mail e redes sociais.

    Ao se tomar esses cuidados, o cliente pode acessar suas informações bancárias e realizar seus serviços pela internet de forma mais segura.

    Tokens

    Grande parte das instituições financeiras utilizam de tokens, isso é, uma chave de segurança que busca deixar o ambiente digital bancário mais eficaz contra fraudes nas transações.

    Geralmente este acessório de segurança é um código, cujo desbloqueio pode ser feito de forma automática ou, até mesmo, pelo aparelho celular.

    Ou seja, está é uma alternativa a mais que instituições financeiras utilizam para deixar o ambiente digital mais seguro aos seus clientes.

    Outras medidas

    Além das medidas citadas anteriormente, também existem outras práticas que deixam o ambiente digital mais seguro ao usuário.

    Entre estas, é possível citar que o usuário não deve colocar mais de uma chave de segurança na mesma transação.

    Ainda na área de códigos, uma boa prática é trocar a senha do Internet Banking periodicamente, tal ação dificulta o trabalho de quem deseja hackear a conta.

    Além disso, a pessoa deve se preocupar com a máquina que está utilizando para acessar o Internet Banking, principalmente ao tomar cuidado para não deixar seus dados salvos no aparelho.

    Em caso de transações, confirmar se está enviando a quantia certa para o destinatário correto também é um costume relevante para quem deseja usar os serviços digitais de sua instituição financeira.

    Dessa forma, é possível perceber que existe uma série de ferramentas e medidas que fazem com que o ambiente digital seja mais seguro ao usuário.

    Algo que ganha importância, quando visto que ainda existem pessoas que não utilizam está ferramenta com receio de fraudes.

    Os certificados do mercado financeiro podem fazer toda diferença em sua trajetória! Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

    Vantagens e desvantagens do Internet Banking

    Internet Banking: saiba mais sobre está ferramenta

    Assim como a grande parte das ferramentas financeiras, é possível listar vantagens e desvantagens na utilização do Internet Banking.

    Isso porque está é uma ferramenta que ainda está em processo de evolução e, junto disto, tem um impacto nos costumes das pessoas, deixando este cenário mais complexo.

    Todavia, como foi visto anteriormente, esta é uma plataforma que já possui seu espaço no setor bancário nacional, fazendo com que o entendimento básico sobre seja importante, sendo que está compreensão passa por entender os pontos fortes e fracos do mesmo.

    Vantagens

    Inicialmente vale destacar as vantagens do Internet Banking, no qual é possível listar:

        • Controle financeiro;
        • Praticidade;
        • Economia;
        • Segurança.

    Controle financeiro

    Uma das principais vantagens do Internet Banking está na possibilidade de acompanhar o saldo e pegar o extrato de forma online.

    Ou seja, através desta ferramenta o usuário consegue ter acesso rápido aos seus dados financeiros.

    Algo que antes só era possível anotando em papel ou imprimindo extratos no caixa eletrônico das agências bancárias.

    Assim, acompanhar seus gastos e ganhos se torna uma tarefa mais prática e direta, sendo possível salvar comprovantes de pagamento, depósitos bancários, transferências e outras informações financeiras em arquivo PDF.

    Portanto, o controle sobre as finanças, algo tão relevante para construção de uma educação financeira, se torna uma tarefa mais fácil.

    Praticidade

    Como citado anteriormente, o Internet Banking possibilita a realização de diversos serviços sem que o cliente tenha que sair de casa.

    Assim, quando existe um boleto prestes a vencer ou é necessário realizar uma transferência naquele momento, a pessoa consegue fazer aquelas tarefas pelo computador.

    Ainda vale destacar que está atividade pode ser realizada em qualquer dia da semana.

    Além disso, estes serviços também podem ser acessado fora de território brasileiro, para isso basta um computador com acesso à internet.

    Outro ponto a ser levado em consideração é a possibilidade de agendar determinadas operações, como uma transferência ou o pagamento de uma conta.

    Fator que ganha ainda mais peso para pequenos empresários, que podem organizar seu fluxo de caixa, pagar funcionários e fornecedores de forma agendada.

    Dessa forma é possível entender um dos motivos que tem feito este tipo de plataforma se tornar cada vez mais popular.

    Economia

    Tal qual a praticidade, a economia também é outro fator que faz com que o Internet Banking se torne uma plataforma tão atrativa.

    Vale destacar que nesse sentido, a economia do cliente não é só de dinheiro, mas também de tempo.

    Em relação à economia de dinheiro, isto vai desde a não necessidade de pagar pela impressão de um extrato, até o fator de não ter que se locomover até uma agência bancária, que gera gastos caso seja feito em algum automóvel.

    Agora, em relação ao tempo, a economia pode ser considerada ainda maior.

    Isso porque as pessoas que já tiveram que “encarar” um ambiente bancário sabem como existem filas nas agências físicas.

    Assim, é comum que o cliente perca minutos ou até mesmo horas de seu dia parado em filas, sendo que em grande parte das vezes é para conseguir executar tarefas simples como uma transferência.

    Junto disto alia-se o fato da pessoa ter que se locomover até o local, o que dependendo da cidade em questão pode demandar um tempo elevando.

    Portanto, a possibilidade de economizar ao utilizar o Internet Banking também é um fator relevante de se entender no momento de compreender o crescimento desta ferramenta digital.

    Segurança

    Ainda que a segurança do Internet Banking tenha sido comentada anteriormente neste texto, é necessário fazer uma menção em como a tecnologia que envolve está plataforma é uma de suas principais vantagens.

    Não à toa, afinal com o avanço da tecnologia dentro desta ferramenta, as possibilidades de fraude foram diminuindo.

    Com isso o cliente consegue ter acesso à plataforma de forma que corra menos riscos em suas operações.

    Desvantagens

    Ainda que o Internet Banking seja uma plataforma com vantagens aos seus usuários, está ferramenta também possui alguns pontos fracos.

    Vale ressaltar que as desvantagens desta plataforma ocorrem por diferentes motivos, assim, compreendê-las é importante para quem deseja utilizar sua conta digital da forma correta.

    Entendido isto,  é possível listar alguns pontos como:

        • Modo de uso;
        • Saques;
        • Dependência de fatores externos;
        • Riscos.

    Modo de uso

    Ainda que os bancos invistam para que seus sites aplicativos sejam o mais intuitivo possível aos usuários, está ainda é uma pedra no caminho para a evolução do Internet Banking.

    Isso porque nem todas as pessoas conseguem utilizar está plataforma da melhor forma, especialmente pela educação digital ainda caminha no Brasil.

    Portanto, muitos brasileiros ainda possuem dificuldade na utilização básica do site de seus bancos e, consequentemente, não possuem acesso a sua conta.

    Além disso, esta é uma ferramenta que possui inúmeros detalhes, afinal disponibiliza diferentes serviços ao usuário.

    Dessa forma, utilizar o Internet Banking com todas sua possibilidade é algo incomum até mesmo para usuários mais acostumados com o campo digital.

    Assim, é importante colocar isto como uma das desvantagens deste tipo de plataforma, mesmo que não seja responsabilidade apenas da instituição financeira responsável por ela.

    Dependência de fatores externos

    Do mesmo modo que o próprio nome indica, o Internet Banking só pode ser acessado por meio da internet.

    Dessa forma, é natural que está ferramenta só tenha utilidade em contextos assim, todavia nem todas as pessoas têm acesso a este tipo de recurso.

    Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82% dos domicílios brasileiros possuíam uma rede de internet em 2019.

    Ainda que seja um número considerável, é importante ressaltar também que quase 20% das casas brasileiras não possui acesso aos serviços digitais.

    Portanto, é natural que Internet Banking fique restrito, não alcançando parte da população brasileira.

    Além disso, vale ressaltar que, segundo o mesmo levantamento do IBGE, cerca de 45% dos domicílios brasileiros possuem um computador.

    Tal dado interfere diretamente na progressão do Internet Banking pelo país.

    Não à toa, os dispositivos móveis como celulares, presentes em mais 90% dos domicílios, são mais populares no momento de realizar serviços bancários por meio digital.

    Afinal, uma das grandes vantagens do Internet Banking é a agilidade que esta plataforma possibilita na realização de atividades financeiras.

    Assim, se o meio para se utilizar se torna um limitador, está se torna uma desvantagem desta ferramenta.

    Riscos

    Por fim, mas não menos importante, existem os riscos na utilização do Internet Banking.

    Como elencado anteriormente neste texto, a plataforma tem evoluído e apresentando um cenário cada vez mais seguro aos seus usuários no momento de realizar suas transações, consultar extratos, pagar contas por meio da internet.

    Todavia, para que está ferramenta seja mais segura, é necessário que os usuários tomem certos cuidados. Porém, nem sempre é tão simples assim.

    Dessa forma, os riscos de ter suas informações capturadas ou realizar o pagamento de um boleto existe.

    Portanto, o Iternet Banking, ainda que seguro, não é completamente a prova de fraudes, o que faz com que este seja um de seus defeitos mais notáveis.


    Busca ter sucesso trabalhando na bolsa? Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

     Diferenças do Internet Banking

    Internet Banking: saiba mais sobre está ferramenta

    Os bancos tem buscado na tecnologia uma forma de se desenvolver e, ao mesmo tempo, atrair novos clientes superando assim a concorrência existente no setor, principalmente com a evolução dos bancos digitais.

    Para isso, existem diferentes ferramentas, sendo que o Internet Banking é apenas uma das possibilidades.

    Assim, saber diferenciar o funcionamento desta plataforma para outras é importante para compreender realmente o que tange o assunto.

    Internet Banking x Conta digital

    Com a evolução dos bancos digitais e os benefícios que eles possibilitaram, os ditos bancos tradicionais começaram a investir mais no Internet Banking.

    Não à toa, as semelhanças entre o Internet Banking e uma conta digital são notáveis, sendo que a proposta aplicada em ambas é a mesma.

    Contudo, há uma distinção notória entre essas duas ferramentas.

    No banco digital existe a possibilidade de a conta ser aberta e fechada pela internet, visto que é uma instituição com toda sua atuação voltada para o campo digital.

    Enquanto nos bancos tradicionais não é possível realizar estas atividades por meio do Internet Banking, isso é, o cliente deverá ir nos pontos físicos daquela instituição financeira caso queira executar tais tarefas.

    Como trabalhar no Mercado Financeiro

    EBOOK GRATUITO | Como trabalhar no Mercado Financeiro?

    Baixe agora nosso ebook gratuito para descobrir o que você precisa para conseguir uma oportunidade no Mercado Financeiro!

    Como trabalhar no Mercado Financeiro

    EBOOK GRATUITO |
    Como trabalhar no Mercado Financeiro?

  • Internet Banking x Mobile Banking

    Incialmente, o Mobile Banking fazia parte do Internet Banking, isso é, tudo que era considerado o produto digital voltado ao cliente era relacionado ao Internet Banking.

    Contudo, com a evolução dos aparelhos celulares e o desenvolvimento dos aplicativos, estas duas partes se separaram.

    Assim, o Mobile Banking faz referência aos acessos feitos por meio do aplicativo da instituição financeira.

    Enquanto, o Internet Banking é relacionado aos acessos que são realizador por meio do site da empresa.

    Contudo, é necessário apontar que os serviços ofertados em ambas plataformas seguem o mesmo modelo, isso é, o usuário vai encontrar ferramentas com diversas semelhanças.

    Conclusão

    O Internet Banking é uma plataforma que vem remodelando a relação entre cliente e banco, todavia, ainda tem questões sobre o produto que estão em desenvolvimento.

    Outro ponto a se destacar é que por tempo o contato pessoal entre o cliente e os bancários passava uma sensação de confiança.

    Com a falta desta é relação, houve uma ruptura nesta “confiança”. Não à toa, questões ligadas à segurança são debatidas quando é tocado neste assunto e parte da população ainda não aderiu a esta plataforma por receio.

    Todavia, como é algo recente, a tendência é que a evolução e popularização desta e de outras plataformas ganhem cada vez mais investimentos por parte das instituições financeiras.

    Portanto, a Internet Banking é uma ferramenta que desenvolveu o meio e que tem suas vantagens e desvantagens, sendo que ainda está em processo de aperfeiçoamento, ainda assim sua influência já aparece desde a simples consulta de um extrato até a tarefa de realizar uma aplicação financeira.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas