Banco múltiplo: saiba mais sobre este tipo de instituição financeira

Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Os termos utilizados no campo das finanças e da economia fazem com que diversos sentidos sejam perdidos do grande público, ainda que o mesmo se depare rotineiramente com aquilo. Entre os exemplos deste tipo de situação, é possível listar o banco múltiplo.

Ainda que faça parte da vida da população brasileira, o termo banco múltiplo acaba por gerar certa confusão acerca de seu sentido. Portanto, compreender o que é, como se diferencia de outras instituições financeiras como investment banking, se torna algo útil.

Deseja ter uma carreira de sucesso no mercado financeiro? Acesse agora o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

O que é o banco múltiplo

O banco múltiplo é uma instituição financeira que trabalha oferecendo os serviços de operação e gestão de serviços bancários, realizando especialmente a atividade de intermediação entre os produtos de um banco e seus clientes.

Assim, é possível que um banco múltiplo ofereça produtos de investimento de várias instituições financeiras diferentes.

Ainda vale destacar que sua constituição pode ser de três formas:

  1. Privados;
  2. Públicos;
  3. Economia mista.

Compreendido isto, é possível entender os serviços realizados por  estas instituições financeiras.

Serviços do banco múltiplo

Como o próprio nome indica, o banco múltiplo é conhecido pela quantidade de serviços oferecidos aos seus clientes.

Entre os principais serviços bancários oferecidos por este tipo de empresa, é possível destacar:

  • Carteira de investimento;
  • Carteira comercial;
  • Financiamento;
  • Crédito imobiliário.

Carteira de investimento

A carteira de investimento é um dos principais produtos deste tipo de instituição financeira, sendo que através disto é possível investir em renda fixa, renda variável, fundos de investimentos, entre outros tipos de investimentos.

Além disso, os bancos múltiplos também costumam oferecer o trabalho de gestão de carteira de seus clientes.

Carteira comercial

Outro produto popular nos bancos múltiplos é a carteira comercial, que, em suma, é onde os clientes depositam seu capital.

Além disso, é através desta carteira que se reúne o capital necessário que, posteriormente, se torna crédito para pessoas físicas, empresas e comércios.

Ou seja, a base do sistema financeiro.

Financiamento

O financiamento é um tipo de crédito que o banco múltiplo oferece aos clientes que buscam capital para financiar a aquisição de um imóvel, um automóvel ou qualquer outro bem.

Para isto, a instituição financeira divide o valor total em parcelas, sendo que ao longo do período é cobrado taxas do cliente.

Crédito imobiliário

Por fim, mas não menos relevante, existe o crédito imobiliárioque é uma modalidade de concessão de crédito destinado exclusivamente ao setor imobiliário.

Ou seja, esta linha de crédito é disponível apenas para clientes que necessitam de capital para financiar a compra ou construção de um imóvel.

Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro

EBOOK GRATUITO | Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro?

Baixe o ebook gratuito para conhecer as principais certificações do Mercado Financeiro e saber tudo sobre a profissão de Consultor Financeiro

Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro

EBOOK GRATUITO | Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro?

Banco múltiplo no Brasil

Banco múltiplo: saiba mais sobre este tipo de instituição financeira

Ainda que o conceito por trás do banco múltiplo não seja tão conhecido, a maior parte das pessoas utilizam os serviços oferecidos por estas instituições financeiras.

Assim, é natural que este seja um tema recorrente em provas de certificação financeira, mostrando o impacto que este tipo de empresa possui para economia nacional.

Além disso, empresas que se encaixam neste perfil estão entre as mais populares e valiosas do Brasil.

Nesse sentido é possível destacar cinco bancos. São eles:

  • Itaú;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil.

Ou seja, marcas que estão presentes em todos os municípios do país, com clientes dos mais diferentes perfis.

Assim, é possível compreender a influência que instituições como o banco múltiplo possui para o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas