O mercado financeiro é dividido em diversas áreas e funções diferentes. Dentro delas, uma das mais conhecidas e utilizadas para a captação de recursos para as empresas é o chamado investiment banking.
Por meio do investment banking, os clientes corporativos conseguem ter à sua disposição serviços altamente especializado de estruturação financeira. Por isso, atuar nesse setor, é imprescindível ser um profissional qualificado, através, principalmente, de uma certificação financeira.
- O que é Investment Banking?
- Quais as atividades oferecidas pelo investment banking?
- Quais os profissionais da área de investment banking?
- Como se tornar um profissional de investment banking?
- Dicas para trabalhar no investment banking
- Vale a pena trabalhar em um investment banking?
O que é Investment Banking?
O investment banking é a atividade do mercado financeiro especializada em operações financeiras estruturadas para empresas e clientes corporativos. Entre esses serviços, estão:
- Expansão do negócio;
- Levantamento de recursos;
- Emissão de ações (abertura de capital) e títulos de dívida;
- Assessoria em fusões e aquisições;
- Crédito corporativo;
- Reestruturação econômica, financeira e societária.
Esses serviços são executados pelos bancos de investimento, onde as demandas de instituições e grandes investidores são atendidas de maneira mais adequada. Isso ocorre pois os bancos tradicionais não comportam algumas operações especializadas.
Da mesma maneira, o Governo também pode recorrer ao investment banking do Brasil caso deseje financiar o desenvolvimento de um projeto de grande porte. Em geral, esse caso acaba resultando na emissão de títulos públicos no mercado para o levantamento de capital.
Quais as atividades oferecidas pelo investment banking?
O trabalho de assessoria do investment banking consiste em assistir os investidores e empresas que queiram captar recursos. Portanto, serve como um intermédio nas diferentes operações realizadas nesse sentido. As principais são:
Fusões, aquisições e reestruturações
A prestação de assessoria econômico-financeira para fusões, aquisições e reestruturações de capital é uma das funções mais procuradas nos bancos de investimentos. O serviço é oferecido tanto para quem quer adquirir empresas quanto para quem quer ser adquirido.
No caso das reestruturações societárias, o trabalho é direcionado para a conduzir a mudança do quadro de sócios ou na captação de investimentos privados, chamado de private equity.
Captação de recursos com oferta de ações
Também chamada de equity capital, essa atividade é voltada para assessorar, operacional e estrategicamente, a emissão de títulos de ações no mercado aberto. Isso acontece no momento em que a companhia decide levantar recursos após a abertura de seu capital.
Dente as operações de captação de recursos organizadas pelo investiment banking, estão:
- IPO (Ofertas Públicas Iniciais de ações;
- Ofertas de títulos conversíveis;
- Ofertas fechadas;
- Subscrições;
- Ofertas secundárias
Captação de recursos com emissão de dívida
É possível também que o investment banking ajuda a empresa a captar recursos organizando uma emissão de títulos de dívida e os oferecendo ao mercado. Essa atividade é chamada de debt capital.
Nesse caso, o banco analisa e decide qual a melhor alternativa de título para levantar recursos no mercado, como no caso das debêntures e outros certificados de dívidas.
Crédito corporativo
Esse tipo de instituição também opera no mercado de crédito. Um outro serviço oferecido pelo investment banking é a concessão de crédito próprio para empresas atendidas por ele. Cada estrutura de financiamento é determinada a partir das condições e necessidades dos seus clientes.
Análise de mercado
Outro serviço prestado pelo investment banking é relacionado ao mapeamento do mercado.
Ou seja, este tipo de empresa realiza um estudo sobre o contexto no qual a empresa está inserida, buscando assim a melhor forma de a posicionar de acordo com seu mercado de atuação.
Além disso, tal prática realizar pelo investment banking também possibilita as seguintes compreensões:
- Oportunidades e ameaças;
- Concorrência existente no segmento;
- Tendências;
- Pontos fortes e fracos da empresa;
- Capacidade de inovação e expansão.
Assim, este serviço é de grande utilidade para empresas que visam se fixar ou expandir no mercado de atuação que estão colocadas.
Todavia, é importante frisar que tal tarefa é complexa, sendo que o Invesment Banking realiza uma pesquisa a fundo sobre questões microeconômicas e macroeconômicas que envolvem o segmento.
Afinal, cada segmento da economia possui sua singularidade e entendê-las é um passo importante para ter vantagem competitiva frente à concorrência.
Não à toa, o curso de banking é tão relevante para profissionais que atuam nesta área, pois este é um serviço que empresas de diferentes perfis buscam em um investment banking.
Valuation
Antes de realizar qualquer ação de impacto no mercado, a empresa tem que ter noção do seu valuation.
Todavia, nem todos os negócios possuem seu valuation claro, assim é comum que uma das atividades realizadas dentro do investment banking seja a de “encontrar” tal indicador.
Inicialmente, vale destacar que o valuation é importante, pois estima o preço que uma empresa possui, considerando seus ativos e seus produtos.
Para isso, são considerados diversos dados contábeis de um negócio, sendo possível destacar:
- Valor patrimonial;
- Análise de Fluxo de Caixa Descontado;
- Análise de Múltiplos do Mercado.
Assim, através deste indicador financeiro, é possível determinar o retorno que um investimento deve ter para ser lucrativo.
Ou seja, esta ferramenta é útil no momento de realizar o planejamento de um negócio, especialmente por aumentar as chances de se obter resultados positivos.
Além disso, o valuation é um dos indicadores mais analisados por investidores, especialmente aqueles que buscam ganhos no longo prazo.
Portanto, quem busca utilizar os serviços do IB no mercado financeiro deve se atentar a este tipo de trabalho.
Pitchbook
Termo pouco conhecido no Brasil, especialmente por advir do Basebol, o Pitchbook também é um dos trabalhos realizados dentro do investment banking.
Em suma, esta é uma das áreas do investment banking em que um profissional que trabalha no IB apresenta suas ideias acerca do negócio, sendo que isto pode estar relacionado a diferentes áreas, como, por exemplo:
- Reestruturação da dívida;
- Estrutura do capital;
- Fusões e aquisições.
Além disso, este trabalho também pode estar associado aos clientes que um negócio possui ou, até mesmo, aos potenciais clientes.
Dependendo do perfil do profissional e dos serviços, o Pitchbook pode ser apresentado de modo mais direto ou por um documento amplo e mais detalhado.
Todavia, nos dois casos costumam ser apresentados documentos que podem fazer diferença dentro de um negócio.
Portanto, o profissional deve estar apto para realizar este tipo de atividade, para isto é aconselhável realizar um curso de investment banking.
Assim, as chances de obter resultados positivos com o que é proposto aumentam.
Quais os profissionais da área de investment banking?
Os profissionais dos bancos de investimento são os responsáveis por assessorar as empresas na captação de recursos e desenvolvimento de projetos. Fazendo, assim, que essa área de torne fundamental para o crescimento dessas companhias no mercado.
Os analistas investment banking, chamados de investment bankers, costumam trabalhar dentro de uma instituição financeira em 4 possíveis áreas:
- Fusões e Aquisições e Assessoria Financeira (M&A);
- Mercado de Ações (ECM);
- Mercado de Dívida (DCM);
- Project Finance.
Como se tornar um profissional de investment banking?
Os investment bankers podem possuir as mais variadas graduações, já que não existe uma formação específica para o trabalho executado nesse ramo. Mesmo assim, essa área não é de fácil acesso para qualquer um.
É necessário possuir uma carga grande de conhecimento teórico e prático sobre as finanças corporativas. Para isso, existem alguns cursos e certificações que ajudam o interessado a começar a exercer as funções desejadas.
A mais reconhecida entre elas é o CFA (Chartered Financial Analyst Program), uma credencial profissional oferecida internacionalmente pelo CFA Institute, com sede nos Estados Unidos, a profissionais de investimento e financeiros.
Além disso, outro diferencial é possuir um bom contato com potenciais clientes. Assim, conseguindo uma ótima margem de crescimento para o trabalho no investment banking.
Dicas para trabalhar no investment banking
Quando há o interesse prévio pela área de investment banker, é importante que o estudante escolha uma formação direcionada para a indústria bancária.
Mesmo que não exista nada específico, opções como Economia, Gestão Financeira, Administração e Contabilidade podem ser ótimas fontes de conhecimento sobre a área desejada. Enquanto isso, pratique suas habilidades com planilhas e números.
Isso porque o profissional de um banco de investimento trabalha diretamente com atividades que envolvem planilhas e cálculos. Para isso, busque aprender sobre os softwares mais utilizados no mercado, como o Microsoft Excel.
Experiência profissional
Uma das melhores estratégias para conseguir um emprego na área financeira após a graduação é já possuir experiência em bancos. Por isso, é importante que você busque por estágios em bancos de investimento, principalmente nas instituições com maior reconhecimento.
Caso não seja possível, também é válido buscar ofertas em financeiras tradicionais, que podem oferecer alguns conhecimentos sobre a área desejada. Assim, fazendo com que você possua vantagem após a graduação.
Networking
Conhecer pessoas que já trabalhem dentro de um investment banking pode ser algo fundamental para sua integração nessa área. Para isso, busque por grupos de investimento dentro de universidades e, até mesmo, redes sociais.
Existem, inclusive, algumas empresas que fazem recrutamentos dentro desses grupos. Portanto, além de contribuir para a expansão de conhecimentos sobre finanças, uma boa rede de contatos pode apresentar futuros colegas de trabalho.
Vale a pena trabalhar em um investment banking?
É importante lembrar que, mesmo com qualquer formação ou certificação, um bom profissional é aquele que estuda durante toda a sua carreira, principalmente quando voltado à área dos investimentos.
Por isso, quem deseja ser um investment banker não pode abrir mão de notícias (nacionais e internacionais), além de cursos e palestras sobre a área desejada.
Inclusive, dentro de um investment banking, os empregadores podem requerer que um funcionário participe de seminários e conferências para continuar informado sobre os novos serviços e produtos bancários.