Bolsa de Frankfurt: saiba mais sobre a maior bolsa da Alemanha

Bolsa de Frankfurt: saiba mais sobre a maior bolsa da Alemanha
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Diversificar a carteira através de ativos estrangeiros pode ser uma estratégia interessante, todavia, para isto é importante que o investidor entenda sobre o mercado internacional e as opções existentes no mesmo. Nesse sentido, é útil conhecer a Bolsa de Frankfurt.

Isso porque a Bolsa de Frankfurt é uma das maiores bolsas de valores da Europa e do mundo, sendo que está presente em estudos relacionados ao mercado internacional, incluindo as temáticas voltadas para os testes de certificação para profissionais da área, como é o caso dos exames da Ancord.


Saiba como se tornar um profissional de sucesso no mercado financeiro. Faça os cursos do Certifiquei!

O que é a Bolsa de Frankfurt

A Bolsa de Frankfurt é a maior bolsa de valores da Alemanha, além de estar posicionada entre as principais da Europa e do Mundo, sendo que este mercado é pertencente ao grupo Deutsche Borse, negócio que ainda é dono de outras bolsas do país.

Dessa forma, o Deutsche Borse se torna peça importante no mercado financeiro alemão, especialmente nas questões que envolvem o funcionamento do mercado de câmbio do país.

Além disso, é possível destacar que o principal índice das bolsas alemãs é o DAX-30, sendo que este representa as 30 empresas com maior capitalização e que negociam suas ações na Bolsa de Frankfurt.

Ou seja, esta bolsa é de grande impacto para questões do país, assim é útil saber um pouco de seu histórico.

Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro

EBOOK GRATUITO | Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro?

Baixe o ebook gratuito para conhecer as principais certificações do Mercado Financeiro e saber tudo sobre a profissão de Consultor Financeiro

Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro

EBOOK GRATUITO | Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro?

Histórico da maior bolsa de valores da Alemanha

A Frankfurter Wertpapierbörse foi criada em 1585, sendo que se posiciona entre as bolsas de valores mais antigas do mundo.

Seu surgimento se deu por Frankfurt ser um dos principais pontos de comércio da Europa Ocidental no período, sendo que no ano de sua criação houve um processo para aplicar taxas de câmbio uniformes nas negociações.

Ao longo dos séculos, este mercado foi ganhando cada vez mais espaço, se posicionando entre os principais mercados financeiros do mundo.

Não à toa, a Bolsa de Frankfurt se tornou a maior bolsa de valores da Alemanha.

Além disso, é neste mercado em que são negociadas ações de multinacionais, como, por exemplo:

  • Siemens;
  • Bayer;
  • Volkswagen Group;
  • BMW;
  • Allianz.

Como investir na Bolsa de Frankfurt

Bolsa de Frankfurt: saiba mais sobre a maior bolsa da Alemanha

Para investir na Bolsa de Frankfurt, é necessário realizar os seguintes passos:

  1. Fazer tradução juramentada para o alemão dos documentos necessários;
  2. Abrir conta em uma corretora de valores alemã;
  3. Buscar cartório do consulado alemão e confirmar a inscrição.

Ou seja, investir na maior bolsa da Alemanha pode ser uma boa alternativa para o investidor.

Todavia, existem complexidades para tal, especialmente nas questões burocráticas.

Além disso, vale destacar que as corretoras exigem um valor mínimo de aporte, isto é, o investidor que opta pelo caminho deve ter o montante necessário.

Outro ponto válido é em relação ao formulário e os documentos necessários para tal, sendo que o indivíduo deve possuir todos seus dados regularizados.

Feito isto, basta aguardar a aprovação, expatriar seu capital e escolher em quais ações deseja colocar seu patrimônio.

Portanto, a Bolsa de Frankfurt pode ser uma alternativa interessante para quem busca realizar a diversificação de sua carteira, porém, é necessário ter conhecimento para seguir por este caminho, afinal esta é uma tarefa complexa.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas