Capitalização de mercado: saiba o que é o market cap

Capitalização de mercado: saiba o que é o market cap
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

O investidor precisa saber e entender muitos conceitos do mercado financeiro para realizar bons investimentos. Um deles é a capitalização de mercado.

Isso porque a capitalização de mercado está relacionada ao valor de mercado de uma empresa, o que é extremamente importante na hora de investir

O que é capitalização de mercado? 

A capitalização de mercado é o valor total das ações de uma empresa. Também chamada de market cap, é o valor total de determinada instituição. Esse valor é resultado do cálculo feito ao multiplicar o número de todas as ações pelo valor de cada uma delas. 

O valor do cálculo do market cap é importante porque determina o tamanho de uma empresa, além de ser um resultado fácil de se obter, também é uma referência nos setores em que a empresa está inserida. 

Além disso, a capitalização de mercado também fornece outras informações sobre a empresa, como:

  • Volatilidade
  • Potencial de crescimento
  • Riscos

Justamente por fazer uma análise completa da empresa e avaliar algo tão importante que é seu valor de mercado, a market cup é muito utilizada para avaliar o perfil de investimento de uma empresa. 

Em resumo, a capitalização de mercado é uma visão geral do valor da empresa no momento em que o cálculo é feito. É importante saber disso porque o valor de uma ação é constantemente alterado em uma empresa. 

Por isso, na maioria das vezes, uma empresa que está crescendo financeiramente tem uma valorização forte no valor das suas ações. Isso também eleva o seu Market Cap.

Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro

EBOOK GRATUITO | Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro?

Baixe o ebook gratuito para conhecer as principais certificações do Mercado Financeiro e saber tudo sobre a profissão de Consultor Financeiro

Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro

EBOOK GRATUITO | Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro?

Como calcular? 

Para calcular a capitalização de mercado, é feita uma conta multiplicando o número de ações da empresa pelo seu valor negociado no mercado.

Esse cálculo é importante dentro do conceito de capitalização de mercado porque permite saber o tamanho da empresa em análise, e assim entender mais sobre seu valor. 

Porém, é importante se atentar ao número de ações de acordo com a empresa analisada. Além disso, pode haver desdobramento dessas ações, então a volatilidade do resultado pode ser grande no valor de mercado final. 

Já pensou em ser um profissional do mercado financeiro? Se qualifique com os cursos do Certifiquei! 

Níveis de capitalização de mercado

Em conceitos amplos, as empresas podem ser divididas em três grupos que são feitos de acordo com a capitalização de cada uma. São eles:

  • Blue Chips
  • Middle Caps
  • Small Caps 

As empresas blue chips são consideradas mais líquidas e que, na Bolsa de Valores, têm maior valor de mercado. 

No segundo grupo, as empresas middle caps são as que têm um valor de mercado intermediário. Essas empresas têm um nível de liquidez adequado para os investidores (especialmente os pequenos investidores) já que eles fazem negócios diários menores. 

Por último, as small caps são o conjunto de empresas de baixo valor de mercado se comparado às empresas dos outros grupos. Além disso, tendem a ter liquidez reduzida e por isso se enquadram nessa posição. 

A capitalização de mercado atua para que a análise dessas empresas seja feita de forma correta e auxilia o investidor no momento de fechar negócio e escolher a melhor opção. 

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas