Consultor de investimentos: entenda o que faz esse profissional

consultor de investimentos
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

No mundo dos investimentos, existem diversos profissionais envolvidos no processo de orientação e escolha de ativos dos investidores. Um deles é o consultor de investimentos.

O consultor de investimentos é um elemento muito importante dentre as profissões do mercado financeiro — principalmente por ajudar o investidor a tomar decisões mais inteligentes em relação às aplicações financeiras.

O que é consultor de investimentos?

Quem atua como consultor de investimentos, tem a função de auxiliar o investidor para que ele faça as escolhas de investimentos mais adequadas às suas necessidades e objetivos.

Assim, esse profissional precisa ter conhecimentos técnicos e práticos para avaliar os aspectos que determinarão suas orientações ao cliente. Alguns dos aspectos que o consultor considera em seu atendimento são os seguintes:

Dessa forma, pode-se dizer, de certa forma, que esse profissional é uma espécie de “guia” para o investidor. Através de sua atuação, torna-se possível a recomendação de uma carteira de investimentos e a criação de uma estratégia mais assertiva ao cliente.

O consultor de investimentos, que é um profissional certificado pela CVM, pode atuar tanto de forma independente, quanto vinculado a alguma instituição.

Na escolha de atuação de consultoria de investimento independente, é preciso que haja uma certificação CFP, que é emitida pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

Quer tirar sua certificação financeira? Confira os cursos da Certifiquei e se prepare para as provas com o suporte dos melhores profissionais do mercado.

É válido lembrar que, não são apenas pessoas que não conhecem sobre investimentos que procuram um consultor. Alguns investidores que já possuem conhecimento, buscam esse profissional no intuito de melhorar as suas decisões e redefinir estratégias.

Como ser um consultor de investimentos?

consultor de investimentos

Além da certificação, é preciso ressaltar outras características necessárias para entender como ser um consultor de investimentos e, poder atuar de forma competitiva no mercado.

  • Capacidade analítica;
  • Boa comunicação e relacionamento com o cliente;
  • Entendimento sobre os produtos de investimentos.

Afinal, ao contratar uma consultoria, espera-se que haja um planejamento direcionado para as necessidades específicas do consultado.

A atuação de um consultor de investimento

Em primeiro contato, é preciso que o consultor faça um diagnóstico preliminar da carteira de investimentos e, depois, se for necessário, existe uma proposta de readequação. Geralmente, os problemas envolvidos nessa primeira etapa são:

  • Concentração excessiva de um determinado ativo;
  • Investimentos inadequados ao perfil do investidor;
  • Grau de risco maior a capacidade possível.

Caso, algum desses problemas sejam diagnosticados e necessite uma readequação, o consultor pode sugerir ao cliente que haja uma otimização. Posterior a isso, é preciso que haja um acompanhamento periódico para que, se for notada a urgência de rebalanceamento e revisão, possa existir uma recomposição do portfólio do cliente.

Ser um profissional certificado é o primeiro passo para começar sua carreira no mercado financeiro. Confira nossos cursos e se prepare da melhor forma para tirar sua certificação!

Vale destacar a diferença entre gerentes de banco e assessores financeiros, essas duas atividades não correspondem a uma consultoria de investimentos. O consultor é um profissional capacitado e que, precisa buscar capacitação constante para continuar antenado com o mercado e melhorar a sua atuação.

Por isso, mesmo para quem já está no mercado, é imprescindível existir o estudo constante sobre a área e entender os movimentos, não apenas do mercado de trabalho, mas também, dos ativos.

O salário de um consultor de investimentos inicial gira em torno de R$3.000, sofrendo variações de acordo com as suas qualificações, experiências e região de execução profissional.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas