Consultoria de investimentos: vale a pena ter uma? Confira!

Consultoria de investimentos: vale a pena ter uma? Confira!
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Quem investe ou é familiarizado com esse mundo já ouviu falar da consultoria de investimentos. Mas é preciso conhecer a fundo sobre como é feita essa consultoria e especialmente quais profissionais podem exercer essa posição. 

A consultoria de investimentos é uma forma de suporte para tomar decisões relacionadas ao mercado financeiro. Através desse suporte, é possível ter recomendações e gerenciamento de aplicações financeiras de acordo com o seu perfil de investidor. 

O que é uma consultoria de investimentos?

A consultoria de investimentos é um serviço que pode ser prestado tanto por uma pessoa quanto por uma empresa com certificação e licença na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é o órgão regulador de investimentos no Brasil. 

O objetivo principal de uma consultoria de investimentos é fazer recomendações das melhores e mais indicadas aplicações para uma pessoa. Além disso, leva em conta seu perfil e objetivos financeiros, por isso é um serviço personalizado. 

O profissional que faz esse serviço não cobra comissão e nem recebe bônus pelas aplicações indicadas, mas precisa ter a certificação de consultor de investimentos. Em compensação, recebe uma taxa proporcional ao valor do investimento, a chamada taxa de consultoria.

Essa taxa existe para evitar conflitos de interesse, que é muito comum quando as aplicações são recomendadas pelo gerente do banco. 

Já pensou em ser um profissional do mercado financeiro? Conheça os cursos do Certifiquei e se qualifique! 

Como funciona?

Quando a consultoria de investimentos financeiros é feita por uma empresa, essa mesma tem consultores especializados em dar suporte e orientação aos investidores sobre suas aplicações financeiras.

Esses profissionais certificados auxiliam o cliente a fazer escolhas de ativos que são mais indicados para trazer melhores retornos, de acordo com o objetivo e perfil financeiro e de investidor. 

Esse serviço é útil para todo tipo de investidor. Isso inclui os investidores que não tem tempo ou os que não tem conhecimento suficiente, até os que precisam de orientação para realizar aplicações mais arriscadas. 

Mas, apesar disso, a consultoria de investimentos só pode, legalmente, realizar a orientação de aplicações financeiras. É proibido que esses profissionais façam os investimentos por você. 

Quais os tipos de consultoria de investimentos?

A consultoria de investimentos pode ser ofertada por consultorias online ou até consultores independentes, além das empresas de consultoria. Ademais, outros tipos de empresas podem realizar esse serviço, que são:

  • Bancos
  • Corretores
  • Casas independentes

É importante ressaltar que as consultorias prestam serviços diferentes, e podem ter qualidades diferentes também se levarmos em conta qual tipo de empresa vai prestar o serviço. 

Os bancos e as corretoras são as empresas mais tradicionais a prestarem esse tipo de serviço, e também são os mais diferentes se compararmos com os consultores independentes. 

Mas o mais importante é verificar que a empresa e/ou o consultor tem o registro na CVM e analisar seu currículo e sua experiência profissional. 

Apesar de não ser um serviço que todo investidor deseja ter, para muitos a consultoria de investimentos é uma maneira de investir corretamente e diminuir a margem de erros ao analisar ativos financeiros. 

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas