Dovish e Hawkish: conheça mais sobre estes importantes termos

Dovish e Hawkish: conheça mais sobre estes importantes termos
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Por vezes, os termos utilizados no meio das finanças e da economia se tornam um impeditivo para que a maior parte da população conheça o funcionamento destes setores. Assim, assuntos de grande relevância acabam por passar despercebidos. Justamente neste contexto que se encontram os termos Dovish e Hawkish.

Ainda que pouco conhecidos, Dovish e Hawkish possuem um impacto na economia de uma nação, isto é, na estrutura de um país. Dessa forma, é natural que estes sejam temas relevantes dentro do mercado monetário.


Busca ter uma carreira de sucesso no mercado financeiro? Acesse agora o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

O que é Dovish e Hawkish

Dovish e Hawkish são dois termos utilizados com frequência na construção de uma política monetária, sendo que servem para dar “nome” a importantes movimentos da economia. No caso, Dovish, é a representação de uma política expansionista, enquanto Hawkish representa uma gestão contracionista.

Dessa forma, é possível definir que a economia tem seus formuladores divididos nestas duas posturas, que também podem ser conhecidas como Dove e Hawk.

Portanto, compreender o significado de ambos é importante para entender o porquê desses termos terem tanto impacto na economia.

Dovish indica que foi adotado uma postura expansionista, isto é, dove é uma política que visa o crescimento da atividade econômica, ao mesmo tempo em que a inflação é contida.

Enquanto Hawkish indica um movimento contrário, ou seja, Hawk é uma postura contracionista cujo o propósito é conter o período de expansão econômica, assim visando controlar outras questões financeiras.

Compreendido o significado de ambos, é útil entender o contexto de aplicação dos mesmo.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Baixe o ebook gratuito para conferir como realizar a prova de certificação ANCORD para tornar-se um Agente Autônomo de Investimentos.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Aplicação

Como visto até aqui, Dovish e Hawkish servem como um sinal de como um país está levando suas condutas econômicas.

Isto porque as medidas tomadas por um governo podem impactar diretamente a macroeconomia da nação.

Dessa forma, as condutas econômicas e o processo de formulação econômica possuem suas complexidades, sendo estas podendo ser divididas em três etapas. São elas:

  1. Política fiscal – condutas de ajustes nas contas do Estado, mexendo nas despesas, receitas, impostos, entre outras fontes;
  2. Política monetária – política de impacto, por meio do Banco Central, na inflação, utilizando as taxas de juros para influenciar no valor da moeda;
  3. Incentivos – disponibilizar subsídios e desoneração, visando incentivar a cadeia produtiva do país.

Diferenças entre Dovish e Hawkish

Dovish e Hawkish: conheça mais sobre estes importantes termos

Inicialmente, vale destacar que as diferenças entre esses dois conceitos estão em sua base de atuação.

A postura Dovish tem sua preocupação voltada a fatores como:

  • Geração de emprego;
  • Crescimento econômico;
  • Desenvolvimento de setores.

Assim, o Dove é a busca por uma política mais centrada, sendo que é comum que as taxas de juros sejam baixas neste tipo de contexto.

Enquanto a postura Hawkish é mais direta com os problemas econômicos que uma nação passa.

Dessa forma, é comum que este tipo de política busque corrigir a questão da inflação antes de resolver problemas como emprego e crescimento econômico.

Isso porque a ideia por trás desta prática é baseada no longo prazo, dessa forma buscam corrigir problemas econômicos que impactaram de modo mais acentuado no futuro.

De qualquer forma, os conceitos que formam o Dovish e Hawkish e as suas aplicações são de grande impacto na economia de modo geral, assim conhecer a respeito destes é relevante para o profissional que busca trabalhar na bolsa de valores.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas