Duration de Macaulay: conheça este método financeiro

Duration de Macaulay: conheça este método financeiro
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Entre os investimentos populares do mercado financeiro, os produtos de renda fixa possuem destaque. Todavia, mesmo representando menos riscos, ainda existe a necessidade de realizar uma avaliação criteriosa antes de realizar um investimento deste tipo. Nesse sentido, a Duration de Macaulay é uma ferramenta útil.

Isso porque a Duration de Macaulay é uma ferramenta que o investidor pode utilizar para ter maior controle sobre seu investimento de renda fixa. Assim, esta prática se torna comum inclusive entre profissionais do setor, como é o caso do gestor de investimentos.

Quer trabalhar no mercado financeiro? O Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

O que é a Duration de Macaulay

Desenvolvida pelo matemático Frederick Macaulay, a Duration de Macaulay é um modelo matemático que busca indicar qual o tempo que o título de renda fixa prefixado levará para retornar ao investidor o valor prometido.

Vale destacar que ao investir em produtos deste tipo, é acordado no momento de realizar a aplicação o valor que aquele capital gerará até o final do contrato.

Entretanto, dependendo da variação de fatores como as taxas de juros, este período pode variar, fazendo com que o investidor consiga antes do prazo previsto o valor previsto no início.

Assim, o tempo necessário para que um título renda o valor esperado é conhecido como duration.

Além disso, vale destacar que quanto maior for o duration, maior é o risco em torno daquele investimento.

Enquanto, quanto menor for este valor, mais baixo será o risco.

Dessa forma, compreender como se calcula a Duration de Macaulay é relevante para quem busca ser mais eficiente em seus investimentos.

Como trabalhar no Mercado Financeiro

EBOOK GRATUITO | Como trabalhar no Mercado Financeiro?

Baixe agora nosso ebook gratuito para descobrir o que você precisa para conseguir uma oportunidade no Mercado Financeiro!

Como trabalhar no Mercado Financeiro

EBOOK GRATUITO |
Como trabalhar no Mercado Financeiro?

Fórmula

A Duration de Macaulay é formado por três fatores, são eles:

  1. Frequência de pagamento do investimento;
  2. Prazo de investimento do título;
  3. Taxa de juros pré-fixada.

Assim, se chega a seguinte fórmula de Duration de Macaulay:

Duration de Macaulay

Sendo que:

  • D = Duration;
  • t = prazo do fluxo de caixa de cada título;
  • C = fluxo de caixa do título;
  • r = Taxa pré-fixada.

Importância da Duration de Macaulay

Duration de Macaulay: conheça este método financeiro

Ainda que seja um método com utilidade “apenas” em investimentos de renda fixa prefixado, conhecer a Duration de Macaulay é útil para investidores em renda fixa.

Isso porque tal método possibilita ao investidor avaliar o valor que ele pode perder, caso liquide o título antes da data de vencimento.

Além disso, a pessoa que utiliza este método de análise tem maior controle sobre o investimento e, especialmente, o seu rendimento.

Por exemplo: é possível que mesmo que o título tenha vencimento previsto para três anos, é possível que o rendimento esperado chegue em um ano e meio.

Ou seja, o investidor poderia liquidar o título na metade do tempo esperado, sem haver perdas.

Assim, utilizar a Duration de Macaulay é comum entre investidores, sendo popular entre gestores de fundos de renda fixa.

Afinal, o maior controle sobre a “duração do título” é algo que possibilita maiores ganhos, além de reduzir possíveis perdas.

Contudo, é aconselhável que o investidor considere outros indicadores, fazendo assim uma análise mais completa.

Pois, ainda que a Duration de Macaulay seja eficiente em sua proposta, quanto mais detalhada for análise, maior será a chance do investidor obter sucesso em suas aplicações financeiras.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas