Certificação Febraban: o que é e como tirar essa certificação?

febraban
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A certificação da Febraban é uma importante sinalização de mercado para os profissionais do mercado bancário.

Por isso, para os interessados em trabalhar no mercado bancário, conhecer a Febraban e saber como tirar a certificação dessa instituição é muito importante.

  1. O que é a Febraban?
  2. A importância da Febraban
  3. Quais são as certificações emitidas pela Febraban?
  4. Como tirar as certificações da Febraban?
  5. Por que tirar a certificação da Febraban?

O que é a Febraban?

A Febraban é a principal entidade representativa das instituições bancárias brasileiras. A palavra Febraban é a abreviação de Federação Brasileira de Bancos.

Basicamente, o papel desta instituição é representar o interesse do mercado bancário dentro de qualquer instância do poder público.

O trabalho do Febraban é muito importante para a redução do risco atrelado aos bancos. Assim como promover cada vez mais um maior acesso da população em geral aos serviços financeiros.

Portanto, podemos dizer que, o objetivo da Febraban é preservar os interesses dos bancos. Mas também olhando para os correntistas e possíveis clientes das instituições financeiras, garantindo serviços de boa qualidade e acessíveis.

A importância da Febraban

febraban

Além do que foi citado anteriormente, a Febraban visa conceder certificações bancárias para profissionais que estão aptos a fornecer bons serviços aos clientes dos bancos. No entanto, a importância da Febraban não se restringe somente a estes fatos. A instituição desempenha um importante papel econômico para o país.

Não é à toa que várias importantes economias têm instituições domésticas muito semelhantes à Febraban. Portanto, entre os principais benefícios do trabalho da Febraban, estão:

  • Analisar a política monetária e o impacto sobre o sistema bancário;
  • Estabelecer princípios de responsabilidade bancária;
  • Expandir acesso aos serviços financeiros;
  • Emitir certificações para profissionais do mercado financeiro.

Quais são as certificações emitidas pela Febraban?

Como ressaltado anteriormente, um dos principais papéis do Febraban é emitir certificados para sinalizar a qualificação de profissionais do mercado financeiro. Existem 4 tipos de certificados que são emitidos pela instituição:

  • Correspondentes;
  • Suitability;
  • Agronegócio;
  • Ouvidoria,

Certificado para correspondentes

A Certificação de correspondentes da Febraban foi criada para testar o nível de conhecimento técnico dos profissionais que atuam na área. Dessa forma, a certificação sinaliza para as instituições financeiras e para os clientes quais profissionais estão aptos a realizar a atividade de correspondentes bancários com alto nível técnico.

O certificado de correspondente completo, também conhecido como FBB-100, habilita o profissional a atuar com o crédito consignado, CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e financiamento de veículos.

No entanto, ainda existem o FBB-110, que habilita o profissional apenas para o crédito consignado e direto ao consumidor, e o FBB-120 direcionado apenas para CDC. Existe ainda o FB130, focado em CDC e financiamento de veículos.

Certificado para Suitability

Essa certificação é muito importante para preparar os profissionais e instituições financeiras para oferecer os melhores produtos que atendam às reais necessidades dos consumidores.

O Certificado de Suitability, também conhecido como FBB-310, visa destacar os profissionais que estão qualificados a oferecer os produtos que mais contemplam as demandas dos consumidores. Isso é muito importante para que o serviço bancário seja transparente, honesto e vantajoso para o consumidor.

Certificado para Agronegócio

A certificação profissional de agronegócio é destinada aos profissionais que desempenham ou desejam desempenhar atividades relacionadas ao Proagro e ao crédito rural.

Neste caso, existem 2 importantes certificações:

  • FBB-410: certificação para agronegócio Proagro para que os profissionais executem suas atividades de acordo com o manual do crédito rural;
  • FBB-420: certificação em agronegócio para profissionais que vão atuar no mercado de crédito rural, também respeitando as normas do manual do crédito rural.

Certificado para Ouvidoria

O certificado em ouvidoria é uma certificação destinada para os profissionais que desejam atuar junto às ouvidorias das instituições financeiras nacionais. O certificado fornece condições para que o profissional possa liderar as ouvidorias e de responder pelas atividades da área.

A certificação de ouvidoria, também conhecida como FBB-220, qualificar tecnicamente os profissionais que são aptos a trabalhar em ouvidorias.

Interessado em trabalhar no mercado bancário? A Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

Como tirar as certificações da Febraban?

As certificações da Febraban podem ser emitidas e alcançadas integralmente por meios digitais. As provas para correspondentes, ouvidoria, agronegócio e suitability podem todas ser feitas online.

A duração das provas varia entre 2 e 1 hora para responder às questões de múltiplas escolhas. Um ponto para o candidato estar atento é o limite de tentativas de prova por CPF.

Para as certificações do Febraban, o máximo de tentativas de prova são 2. O investimento para fazer a prova das certificações varia de acordo com a área desejada.

Por que tirar a certificação da Febraban?

As certificações, independente da área do mercado financeiro, são importantes como sinalizações de mercado. Profissionais que atingem acima do desempenho mínimo das provas (70% de acertos) são bem vistos pelas empresas do setor, porque demonstram o conhecimento técnico na área.

Desta forma, as certificações da Febraban se destacam fortemente. Afinal, a instituição é um importante ente financeiro nacional. Além das vantagens relacionadas ao mercado, existem vários outros benefícios em se preparar e fazer as provas para estas certificações:

  • Baixo custo para fazer a prova;
  • Prazo longo de validade das certificações da Febraban;
  • Prova direcionada para áreas específicas, aumentando o grau de especialização;
  • A pessoa pode fazer a prova no momento que quiser, ou seja, o ritmo de estudo é ditado pelo próprio candidato.

Portanto, considerando a facilidade de submeter aos testes destas certificações e a relevância que o profissional ganha em relação ao mercado, é possível afirmar que é muito válida para interessados no setor.

Para se submeter a sua primeira prova, basta fazer sua inscrição, fazer o pagamento, e em 3 dias úteis a prova estará liberada. Após concluir a prova, instantaneamente, você saberá seu resultado e descobrirá se conseguiu tirar a certificação.

Por fim, caso você atinja a pontuação necessária, você poderá fazer o download da sua certificação da Febraban, e aproveitar os benefícios profissionais que essa certificação promoverá.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas