Green Belt em Lean Six Sigma: tudo sobre a certificação

Green Belt em Lean Six Sigma: tudo sobre a certificação
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Sabendo que existem diversas certificações dentro da metodologia Lean Six Sigma, o Green Belt é uma dessas categorias que compõem esse sistema. Dessa forma, vale acompanhar esse artigo a fim de entender melhor essa certificação.

A Green Belt nada mais é do que a certificação da metodologia Six Sigma que trabalha de forma intermediária. Ou seja, esse profissional trabalha na elaboração de projetos e atividades relacionadas à melhoria contínua dos processos produtivos.

O que é Green Belt?

Green Belt é uma das certificações do sistema de gestão Lean Six Sigma, sendo a intermediária entre as cinco. A saber:

  1. White Belt;
  2. Yellow Belt;
  3. Green Belt;
  4. Black Belt;
  5. Master Black Belt.

Assim sendo, as atividades de um profissional certificado nessa categoria são altamente movimentadas, já que fazem a ligação entre base e topo.

O Green Belt Six Sigma nada mais é do que o profissional que atua na elaboração de projetos e na liderança de equipes compostas por Yellows e Whites.

Portanto, um funcionário que faça essa função necessita ter conhecimentos sólidos e precisos sobre as ferramentas.

Além de dominar as ferramentas do sistema, esse profissional é responsável por liderar equipes e projetos, sendo um verdadeiro “meio campo” entre o topo da pirâmide e a base. Possui incumbências como gerar grandes resultados e tomar decisões importantes.

Por isso, é necessário que um profissional com certificação Green Belt tenha perfeito domínio sobre as mais de 60 ferramentas práticas do programa Lean Seis Sigma, bem como entender a metodologia profundamente, a fim de gerar resultados.

A Lean Six Sigma certificação garante que um profissional tenha todos esses requisitos bem desenvolvidos para atender às necessidades dessa função. Desse modo, entre as principais atribuições de um Green Belt, estão:

  • resolução rápida de problemas;
  • coleta e análise de dados;
  • desenvolvimento e acompanhamento de projetos (praticar melhorias);
  • liderança de equipes e tomada de decisões.

Importância do treinamento Green Belt

Sabendo que o Green Belt 6 Sigma possui grandes responsabilidades e também um sólido conhecimento técnico, fatores como certificações e treinamentos são indispensáveis, garantindo a competência necessária.

A formação Green Belt é o que prepara um profissional para a ocupação de um cargo de tamanha responsabilidade. Dessa forma, a certificação garante que o indivíduo desenvolveu os conhecimentos técnicos necessários para a função.

A partir do treinamento Green Belt, um aluno torna-se capacitado a realizar atividades como:

  • gerenciar e analisar dados para mudanças efetivas;
  • liderar equipes trabalhando com a metodologia DMAIC;
  • dominar todas as exigências técnicas competentes ao cargo.

Assim sendo, o profissional será capaz de atingir resultados como desenvolver projetos capazes de solucionar grandes problemas e melhorar o desemprenho da empresa.

Ainda assim, poderá colaborar para que se alcancem melhores lucros, diminuindo erros e garantindo qualidade.

Em suma, com o treinamento Seis Sigma Green Belt, o profissional colaborará com a empresa, de modo que ela atinja maiores resultados através de uma qualidade mais precisa e produtividade mais efetiva. Isso gera muito valor ao Green Belt.

Dessa forma, o treinamento de Green Belt em Lean Six Sigma capacita o profissional que desejar alcançar esse tipo de posto em uma organização.

Quem pode fazer o curso?

A certificação Green Belt Six Sigma pode ser adquirida por qualquer pessoa que deseje estudar e se aprofundar nesse sistema de gestão. Portanto, basta que o profissional busque fazer através de uma escola que ofereça tal curso.

A saber, o único pré-requisito para ter a certificação White Belt é possuir o Yellow Belt. Para poder realizar a inscrição, não é necessário possuir formação acadêmica, nem mesmo experiência em gestão da qualidade.

A certificação Lean Six Sigma Green Belt não exige especializações e nem experiências, apenas exige que o aluno goste e tenha ambição em trabalhar na função. Desse modo, qualquer pessoa pode fazer a matrícula nesse curso e obter a certificação após o término do processo.

Evidentemente, a certificação só é emitida mediante comprovação de que o aluno assimilou bem os conhecimentos técnicos e precisos sobre o curso.

Para obter o certificado Green Belt em Lean Seis Sigma, o aluno deverá cumprir a carga horária e atingir a média necessária mediante avaliação prática e entrega de projeto. Assim sendo, podem ocorrer variações conforme a escola ou instituição que ministra o curso.

Algumas características pessoais podem ser necessárias para que um profissional se adapte a essa função de trabalho. Entre elas estão:

  • gosto por liderar e executar projetos;
  • facilidade de comunicação em grupo;
  • gosto por estar em constante superação;
  • habilidade para integrar pessoas e engajá-las a bater metas.

Entretanto, vale lembrar que essas características não são pré-requisitos, mas apenas são indicações para o especialista em Lean Seis Sigma.

Quer iniciar sua certificação em Lean Six Sigma? Confira nosso curso White Belt gratuito para conhecer os principais conceitos dessa metodologia.

Como fazer o treinamento?

Para conseguir o certificado Green Belt, os caminhos são simples. Como vimos, não há pré-requisitos que impeçam a matrícula, e para isso basta então que o interessado encontre alguma escola ou instituição que ofereça esse curso, como o Certifiquei.

Vale lembrar que a modalidade do curso de qualificação Green Belt online possui algumas vantagens em relação ao curso presencial. O peso é o mesmo e a modalidade online possui valor de investimento relativamente inferior à modalidade presencial.

Além disso, vantagens como flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar onde quiser só são possíveis no curso online.

Da mesma forma, não é necessário gastar dinheiro e nem perder tempo com transporte até a escola, visto que se pode estudar sem sair de casa. Enfim, as vantagens são diversas, e isso fica a critério da pessoa que está procurando a formação.

Em suma, o curso de Green Belt é algo de fácil acesso, que pode garantir uma importante capacitação no mercado de trabalho. Basta que o interessado busque uma instituição de ensino e faça a sua matrícula.

Aqui no Certifiquei, temos um diferencial importante a partir do nível Green de Six Sigma. O aluno pode obter dois tipos de certificado:

  • Certificado de conclusão: concedido aos alunos que assistiram às aulas, concluíram 100% do conteúdo programático e obtiveram resultado positivo no simulado;
  • Certificado de especialista: concedido aos alunos que, além de cumprirem os requisitos acima, fizeram um projeto utilizando a metodologia em questão e tiveram esse projeto aprovado por um especialista instrutor.

Ficou interessado? Confira os cursos de certificação belt do Certifiquei e conquiste o seu certificado Green Belt!

Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza é Engenheiro de Produção, especialista em Gestão de Processos. Atua em indústrias na área de Excelência Operacional há 7 anos, com experiência em treinamentos e orientações de líderes de projetos com foco em resultados tangíveis. Tem formação como Lean Six Sigma Black Belt e utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas de forma prática no dia a dia para suportar a tomada de decisão. No Certifiquei, tem como missão difundir os métodos de solução de problemas para contribuir com a formação profissional dos alunos, auxiliando-os alcançar um novo nível em suas carreiras.

relacionadas