Yellow Belt em Lean Six Sigma: tudo sobre a certificação

Yellow Belt em Lean Six Sigma: tudo sobre a certificação
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Sabendo que a aplicação da metodologia Six Sigma possibilita uma série de benefícios para as empresas, contar com uma certificação Yellow Belt é um grande diferencial. Desse modo, é uma boa opção compreender melhor quais as atribuições desse profissional.

O Yellow Belt atua ocupando um importante papel de auxílio aos Green Belts e aos Black Belts, contribuindo operacionalmente para a execução dos projetos, ou mesmo liderando projetos de menor escopo ou menor complexidade. Assim sendo, esse profissional é indispensável na metodologia Six Sigma, pois tem dupla atuação.

O que é Yellow Belt?

Yellow Belt é a certificação Lean Six Sigma que capacita um profissional para atuar na execução e acompanhamento dos projetos dentro dessa metodologia. Ou seja, o Yellow Belt é o responsável por atuar tanto operacionalmente, quanto dando suporte aos superiores.

Desse modo, o Yellow Belt Six Sigma é responsável por trabalhar nos projetos de forma operacional, bem como contribuir com o suporte aos níveis Green e aos Black Belts. O foco desses profissionais está principalmente embasado no seguinte raciocínio:

  1. Definir;
  2. Medir;
  3. Analisar;
  4. Melhorar;
  5. Controlar.

Conforme descrito, esse é o raciocínio base de melhoria contínua conhecido pela sigla DMAIC. O trabalho do Yellow Belt está fundamentado nessa sigla, demonstrando a sua importância e atividade dentro dos projetos no programa Lean Seis Sigma.

A Lean Six Sigma certificação de Yellow Belt capacita o profissional para atuar nesse processo, oferecendo melhoria contínua para as empresas. Além disso, é possível obter a certificação de Yellow Belt online ou então presencialmente.

A L6S Yellow Belt garante que um profissional está capacitado para colaborar na aplicação de mudanças e alterações nos processos produtivos.

Dessa forma, a certificação possibilita que o aluno possa utilizar os conhecimentos para aplicar as técnicas e participar de projetos.

O Yellow Belt trabalha em um nível intermediário entre o White Belt e o Green Belt. Por conta disso, é necessário que esse profissional tenha desenvoltura para colaborar na transformação dos planos em processos práticos, sabendo como conduzir isso.

Importância do treinamento

Conforme mencionado anteriormente, o Yellow é o profissional intermediário que atua de forma dupla, seja no suporte do planejamento dos projetos, seja na parte operacional. Isso torna  sua função muito importante.

Dessa maneira, o treinamento para Yellow Belt Seis Sigma tem uma grande importância no bom andamento do sistema de gestão. Um treinamento bem elaborado garante que um profissional seja bem capacitado e competente para a função.

Através do treinamento, um aluno torna-se capaz de:

  • implementar os conceitos do Lean Six Sigma;
  • utilizar as ferramentas de melhoria;
  • participar dos projetos, ou até mesmo coordenar pequenos projetos;
  • implementar controle eficiente nos processos;
  • identificar causas de problemas através de técnicas de análise.

Conforme é possível ver acima, as vantagens que um aluno pode aprender com esse treinamento são muito importantes no mundo empresarial.

Dessa forma, o Yellow Belt em Lean Seis Sigma pode oferecer resultados satisfatórios para a organização em que trabalha.

O especialista em Lean Seis Sigma está preparado para colaborar com a empresa, além de se colocar em evidência pelos conhecimentos especializados sobre como resolver problemas com ferramentas estatísticas, provendo análises mais técnicas e fundamentadas em dados coletados de maneira planejada.

Ainda assim, pode ser um bom diferencial para o profissional que busca oportunidades.

O treinamento Yellow Belt pode ser indicado para diversos profissionais do nível operacional de uma empresa, oferecendo-lhes um diferencial através de muitas ferramentas passadas no curso.

Entretanto, há muitos conhecimentos técnicos que exigem boa compreensão para gerar resultados.

Quem pode fazer o curso Yellow Belt?

Sem dúvida, esse curso é uma ótima opção para diversos profissionais operacionais, independente da idade e experiência que possuem.

A certificação Yellow Belt é um diferencial que pode agregar valor ao funcionário, proporcionando melhores salários e maior empregabilidade.

Possuir o certificado Yellow Belt em mãos pode abrir portas, principalmente para aqueles profissionais que estão entrando no mercado de trabalho. Ou seja, profissionais que não possuem experiência podem se destacar por conta da certificação.

O curso de Yellow Belt pode ser feito por qualquer profissional, sem pré-requisitos que impeçam por idade ou formação acadêmica.

Ainda que não existam requisitos, vale salientar que, na formação da metodologia Lean Six Sigma, é recomendado iniciar a partir do primeiro nível: White Belt.

Isso porque é no nível White Belt que se inicia a construção do modelo mental do DMAIC, conceito importante para entender a metodologia.

No entanto, para conseguir a certificação, será necessário que o aluno demonstre seu aprendizado mediante avaliações práticas e entrega de um projeto.

Fazer o curso de qualificação Yellow Belt pode ser um diferencial que dará ao aluno um melhor reconhecimento nas empresas, maior credibilidade e melhores salários, além de um trabalho mais técnico e menos operacional.

Em suma, o foco desse profissional certificado está nas melhorias de processo, sendo que isso requer sólidos conhecimentos sobre as ferramentas. Por conta disso, o curso se torna uma ótima opção.

Quer iniciar sua certificação em Lean Six Sigma? Confira nosso curso White Belt gratuito para conhecer os principais conceitos dessa metodologia.

Como fazer o treinamento Yellow Belt?

Para compreender como fazer o treinamento de Seis Sigma Yellow Belt, basta encontrar instituições que forneçam esse curso, como o Certifiquei. Conforme visto anteriormente, não há pré-requisitos que excluam profissionais na hora de realizar a matrícula.

Ter conhecimento da metodologia Lean Six Sigma dará ao aluno um certo destaque no mercado de trabalho. Desse modo, o treinamento oferecerá uma série de benefícios para o profissional que tiver a certificação em mãos.

É possível encontrar dois tipos de cursos: os presenciais e os online. Assim sendo, ambos oferecem exatamente a mesma capacitação ao aluno.

O peso do certificado adquirido de modo presencial é o mesmo do modo online. Em contrapartida, o investimento em cada um deles é diferente, visto que os cursos online possuem valores mais baixos, o que é um ponto bastante positivo.

Além disso, cursos online dão a possibilidade de o aluno estudar de acordo com a sua disponibilidade, com flexibilidade de horários e dias.

Outro ponto positivo é poder estudar em casa ou em qualquer lugar, sem a necessidade de perder tempo e dinheiro com deslocamentos.

Em suma, fazer o curso de Yellow é muito simples, principalmente na versão online, que oferece diversas vantagens ao aluno. Sem dúvida, esse é um treinamento que pode agregar muito ao currículo de um profissional.

Se você quer ser um especialista na metodologia Lean Six Sigma e conquistar certificações belts, como o Yellow Belt, confira a página de cursos do Certifiquei e encontre a certificação ideal para você.

Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza é Engenheiro de Produção, especialista em Gestão de Processos. Atua em indústrias na área de Excelência Operacional há 7 anos, com experiência em treinamentos e orientações de líderes de projetos com foco em resultados tangíveis. Tem formação como Lean Six Sigma Black Belt e utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas de forma prática no dia a dia para suportar a tomada de decisão. No Certifiquei, tem como missão difundir os métodos de solução de problemas para contribuir com a formação profissional dos alunos, auxiliando-os alcançar um novo nível em suas carreiras.

relacionadas