Lançamento Coberto de Opções: uma das melhores formas de rentabilizar o patrimônio

lancamento-coberto-de-opcoes
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

O mercado de opções permite ao investidor realizar operações com elevado potencial de retorno e risco baixo. Nessa linha, o lançamento coberto com opções é uma das estratégias que servem como um dividendo sintético.

Esse dividendo sintético, originado do lançamento coberto de opções, tende a aumentar a rentabilidade da carteira, mas deve ser realizado com muito cuidado e pautado em um estudo prévio de como anda o mercado.

O que é lançamento coberto de opções?

O lançamento coberto, conhecido com financiamento ou venda coberta, consiste em uma alternativa de lucros com as ações que foge dos tradicionais proventos e valorização do ativo.

A operação tem como característica obter rendimentos superiores ao da renda fixa, mas sem que seja necessário correr riscos elevados comuns a renda variável.

Assim, o lançamento coberto consiste na compra de uma determinada ação e, ao mesmo tempo, a venda de opção de compra (call) desta mesma ação. Como a venda de uma call dá ao lançador a obrigação de vender o ativo, caso seja exercido, a operação é travada com a compra das ações.

Apesar de ser realizada normalmente na proporção de 1 para 1, ou seja, compra de 1.000 ações e venda de 1.000 opções de compra, é possível realizar a operação vendendo menos opções do que a quantidade de ações em mãos, o que reduz o risco.

Trabalhe no mercado que mais cresce e remunera no Brasil! Conheça os cursos do Certifiquei e se qualifique para atuar no mercado de capitais!

Quais são as vantagens e os riscos do lançamento coberto de opções?

Ao realizar o lançamento coberto de opões, o investidor tem como vantagens:

  1. Baixo risco de operações;
  2. Lucro acima daquele conquistado na renda fixa;
  3. Não é necessário acertar o lado para o qual o mercado irá.

Por outro lado, apesar do pequeno risco da operação, ele ainda está presente. Assim, dentre os maiores riscos que ela origina estão a baixa liquidez e os lucros limitados.

Os lucros são limitados, uma vez que todo o valor da operação já é determinado na venda da opção, isto é, aqui já se sabe o prêmio recebido e, por conta do strike, o valor máximo de lucro com a venda das ações dado o preço médio de compra.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Baixe o ebook gratuito para conferir como realizar a prova de certificação ANCORD para tornar-se um Agente Autônomo de Investimentos.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Como funciona o lançamento coberto de opções?

O primeiro passo para realizar a venda coberta de opções no mercado financeiro é possuir uma carteira de ações. Com a carteira em mãos, o investidor precisa definir:

Ao esclarecer esses pontos, o investidor que deseja montar a estratégia tem que procurar uma opção de call para vender que apresente um preço de exercício (strike) maior do que o seu preço médio na ação.

Encontrar uma opção com preço de exercício maior é essencial para que, no caso de ser exercido, o investidor, além do prêmio obtido no início da operação, lucre com a venda das ações.

Importante salientar que o lançamento coberto de opções apresenta o mesmo payoff (gráfico de risco e retorno) que a simples venda de uma put, entretanto com muito menos risco.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas