Nicho de mercado: saiba mais sobre este segmento do mercado

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Em um mercado cada vez mais concorrido, empresas menores têm buscado áreas específicas no seu segmento de atuação para conseguir se destacar, sendo que este campo pode ser considerado como nicho de mercado.

Assim, o nicho de mercado se torna uma alternativa interessante, especialmente para empresas de pequeno porte, que buscam uma maior lucratividade. Dessa forma, é natural que este movimento tenha crescido em diferentes áreas, inclusive no setor financeiro, com a criação do investment banking, por exemplo.

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O que é um nicho de mercado

O nicho de mercado é um segmento específico que faz parte de um mercado amplo, isto é, é uma área em que os atuantes possuem atividades e necessidades específicas, se diferenciando assim do restante do mercado.

Dessa forma, esta é uma segmentação de mercado que busca atender consumidores específicos.

Ou seja, pessoas que não possuem suas necessidades atendidas por completo no mercado mais amplo da área.

Dessa forma, este processo de segmentação é interessante para empresas, especialmente negócios de porte menor ou que estão começando suas atividades, pois negócios deste tipo encontrarão menor concorrência.

Além disso, este tipo de processo tende a auxiliar a empresas em importantes frentes, sendo possível destacar três em especial, são elas:

  1. Capacidade de gerar lucro;
  2. Potencial de se estabelecer em determinado mercado;
  3. Potencial de se tornar referência dentro de determinado mercado.

Portanto, entender como se define um nicho de mercado é útil para entender mais sobre o assunto.

Funcionamento da segmentação de mercado.

Como introduzido até aqui, a principal característica de uma empresa com nicho de mercado é ser voltada para consumidores específicos.

Dessa forma, o processo de segmentação de mercado funciona através da busca de públicos que não tem sua necessidade atendida por completo ou, até mesmo, entre parcelas de consumidores inexploradas.

Ou seja, empresas que buscam este caminho buscam atender as necessidades de consumidores específicos.

Por exemplo, o setor alimentício é composto por uma série de franquias, que atendem aos mais diversos consumidores.

Dessa forma, encontrar um nicho de mercado se torna uma tarefa complexa, ainda assim é possível encontrar boas oportunidades dentro deste setor que não são tão explorados.
Um exemplo disto é o crescimento de franquias alimentícias com o viés de alimentação saudável, tipo de negócio que cresceu nos últimos anos.

Além disso, restaurantes com especialidade em comida vegana também têm ganhado espaço.

Portanto, é possível perceber que novos hábitos de consumo proporcionam a aparição de novos nichos de mercado.

Assim, é útil saber identificar um novo nicho de mercado.

Como encontrar uma segmentação de mercado

O processo para realizar uma segmentação de mercado nem sempre depende de práticas radicais.

Ou seja, é possível atuar em um nicho de mercado sem ser necessário mudar a estrutura completa da empresa.

Por exemplo, o Google e a Amazon, duas das empresas mais valiosas do mundo, começaram atuando em um nicho de mercado que já existia.

Todavia, ao prestar serviços mais completos ao público consumidor deste segmento, começaram a se destacar e ganhar cada vez mais espaço.

Assim, estas empresas se tornaram referência dentro de seus nichos de mercado.

Isto influenciou diretamente em seu crescimento ao longo dos anos, sendo que ambos grupos, que começaram atuando de forma segmentada no mercado, passaram a ter atividades em outros setores.

Portanto, a capacidade de atender bem a demanda de consumidores que ainda não era explorada, foi um dos fatores importantes para que estas empresas se tornassem um “império” posteriormente.

Além disso, é possível citar a indústria automobilística como outro exemplo sobre o assunto.

Afinal, ao longo da história as empresas do setor buscaram na segmentação de mercado uma forma de se manter competitiva em sua área de atuação, seja investindo no em automóveis de luxo ou em veículos movidos a base de energia elétrica.

Dessa forma, a segmentação de mercado influencia, inclusive, no market share de uma empresa.

Importância de encontrar um nicho de mercado

Como visto até aqui, encontrar um segmento de mercado nichado pode fazer com que empresas se destaquem e, consequentemente, se tornem mais lucrativas e atrativas para consumidores e investidores.

Dessa forma, o processo de encontrar um nicho de mercado se torna algo importante, dependendo das estratégias do negócio.

Afinal, se especializar na realização de determinada atividade ou prestação de serviços pode trazer benefícios que vão além deste processo.

Ou seja, quando a oportunidade estratégica de segmentar a área de atuação é acompanhada de outras atividades, a empresa pode ter maior sucesso em sua empreitada.

Portanto, no processo de segmentação de mercado é possível destacar algumas áreas como relevantes. São elas:

  • Marketing;
  • Contexto;
  • Inovação;
  • Fidelização.

Marketing

Inicialmente, vale apontar o marketing como uma ferramenta de grande utilidade no processo de segmentação de mercado.

O que não é à toa, afinal a empresa estará apresentando um produto e serviço novo ou que está ganhando força naquele momento.

Além disso, por ser um nicho de mercado, o marketing tende a ser mais assertivo, isto é, as estratégias são voltadas para um público segmentado.

Contexto

Um negócio nichado tende a se favorecer do contexto em que atende a um público específico, isso porque seus produtos e serviços devem ser aceitos com maior facilidade.

Simultaneamente, a capacidade de aproximar dos clientes também se torna uma tarefa mais eficiente, pois há menos concorrência no nicho de mercado.

Inovação

Outro ponto a se considerar em relação à segmentação de mercado é o fator da inovação.

Ou seja, apostar em um mercado específico pode facilitar o processo de implementação de serviços e produtos com cunho inovador.

Ainda vale destacar que este cenário dá maior liberdade para a empresa lançar produtos inovadores, sendo que o processo de aceitação dos mesmos também se torna um caminho encurtado.

Fidelização

Por fim, mas não menos relevante, um negócio de nichado tem maior potencial de fidelizar os consumidores.

Afinal, se a empresa conseguir entregar produtos que satisfaçam aquela demanda carentes de consumidores, a tendência é que os mesmos se tornem clientes da mesma.

Além disso, a falta de concorrência também encurta o processo de fidelização de clientes.

Portanto, o nicho de mercado é se torna um atrativo para diferentes empresas que buscam a diversificação de suas atividades.

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).