Patrimônio familiar: entenda como construir e sua importância

Patrimônio Familiar: Entenda Como Construir e Sua Importância
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

O ambiente familiar tende a ter diversas preocupações acerca do futuro financeiro. Porém, quando há um patrimônio familiar essas preocupações tendem a diminuir.

Isso porque, para as famílias que conseguiram construir e manter um patrimônio, há uma certeza de que seus parentes terão um futuro financeiro mais estável. Mas é importante buscar formas sólidas de construir patrimônio familiar.

O que é patrimônio familiar?

O patrimônio familiar é uma composição de bens que pertencem a uma família e cria uma estrutura sólida financeira, o que resulta em estabilidade e segurança no âmbito financeiro. Geralmente, esse patrimônio é passado através da gerações, sendo também uma herança. 

Essa estrutura não é a realidade de muitas famílias brasileiras. Algumas já têm uma herança definida nas gerações passadas, mas outras precisam construir seu patrimônio familiar do zero e isso além de um grande desafio precisa de muito estudo e foco. 

Os bens que constituem esse patrimônio são de valor alto e não tem risco de se deteriorar em um curto período de tempo. No caso, não envolvem produtos eletroeletrônicos ou bens materiais desse gênero. 

Os bens que entram na configuração do patrimônio familiar são os que podem ser utilizados como fonte de renda em caso de emergência ou já atuam dessa forma e são utilizados em momentos específicos, como por exemplo: 

  • Investimentos
  • Fundos de renda
  • Reservas Financeiras
  • Imóveis
  • Veículos 

No caso dos veículos, há uma desvalorização que ocorre naturalmente ao longo dos anos. Mas, mesmo assim, é um bem que pode ser vendido ainda por um valor alto e agregar o patrimônio da família. 

Já pensou em se especializar para atuar no mercado financeiro? Conheça os cursos do Certifiquei! 

Qual sua importância?

A estabilidade financeira é essencial em momentos difíceis ou de instabilidade na família. Por isso, o patrimônio familiar é uma forma de garantir segurança financeira em diferentes fases que a família pode passar, garantindo equilíbrio e menos preocupação. 

Além disso, esse tipo de patrimônio garante maiores confortos e supre necessidades, como por exemplo:

  • Educação dos filhos 
  • Viagens
  • Formatura
  • Pagamentos de tratamentos médicos
  • Cursos extracurriculares
  • Ensino Superior
  • Aquisição de imóveis

Todos os eventos citados impactam (e muito) na vida financeira das famílias. Por isso, o patrimônio familiar consegue ser uma garantia maior de conseguir arcar com os gastos com mais segurança. 

Como montar um patrimônio familiar?

Patrimônio Familiar: Entenda Como Construir e Sua Importância

A dificuldade de montar um patrimônio familiar muda de acordo com o que a família já possui. Algumas já têm um patrimônio passado entre as gerações e outras precisam construir seu patrimônio do zero, o que pode ser bem difícil mas possível.

Esse é um processo que envolve inúmeros fatores e muito planejamento financeiro. Isso porque, para conseguir guardar dinheiro para adquirir bens que se enquadram no patrimônio, a família precisa se organizar financeiramente. 

Mas essa construção precisa ser feita de forma saudável. Dessa maneira, é indicado que a família crie metas e objetivos a curto, médio e longo prazo para que ela consiga construir de forma tranquila. 

Trabalhar em conjunto é outro fator muito importante. A família precisa estar alinhada a construir esse patrimônio de forma que todos consigam agir para atingir as metas estabelecidas. Nesse caso, a união faz a força. 

E uma última dica é investir dinheiro. Os investimentos são uma forma de multiplicar o dinheiro que já existe se feito corretamente. Por isso, busque investir para que esse processo seja feito com segurança. 

Para conseguir separar o dinheiro para investir no patrimônio da família, algumas atitudes podem ajudar como:

  • Economizar e abandonar os gastos não necessários
  • Planejar as finanças da família em curto, médio e longo prazo levando em conta as metas 
  • Educar financeiramente todos os integrantes da família
  • Procurar investimentos seguros e que deem bom retorno

Para se tornar um profissional do mercado financeiro, se profissionalize com os cursos do Certifiquei! 

Como proteger seu patrimônio familiar? 

A proteção do patrimônio familiar pode ser feita de diferentes formas, mas uma delas é o holding familiar. Essa é uma forma na qual é construída uma empresa e todos os familiares são sócios e o patrimônio gira em torno dela. 

Além de ser uma forma de proteção, o holding familiar também é considerado uma maneira de melhorar a sucessão patrimonial. 

No holding, o negócio é realmente familiar, e não é possível acrescentar pessoas de fora da família. Sendo assim, as negociações só são feitas em comum acordo com todos os familiares. 

Outras formas de proteger o patrimônio familiar envolvem a economia e corte de gastos supérfluos, educação financeira para que os familiares consigam manter o patrimônio e definição de metas em diferentes prazos.

O que é sucessão patrimonial?

A sucessão patrimonial é um processo que ocorre quando os detentores dos bens relacionados ao patrimônio familiar são transferidos para os chamados beneficiários.

Assim, os herdeiros se tornam proprietários e são responsáveis pela gestão do patrimônio através deste processo. Além disso, a sucessão patrimonial também pode ser feita para:

  • Antecipação de herança em vida para evitar conflito entre os familiares
  • Proteção Patrimonial
  • Não precisa fazer inventário
  • Diminuição dos custos fiscais 

Por isso é necessário planejamento financeiro e educação financeira dentro do processo de construção e manutenção do patrimônio familiar. Caso os herdeiros não estejam preparados para assumir tal responsabilidade, esse patrimônio pode ser perdido. 

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Baixe o ebook gratuito para conferir como realizar a prova de certificação ANCORD para tornar-se um Agente Autônomo de Investimentos.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Vantagens de construir um patrimônio familiar

Assim como na contabilidade de empresas, o ativo e passivo também estão presentes nos cálculos do patrimônio familiar.

No patrimônio ativo estão inclusos os bens, ou seja, o capital gerado pelos veículos, imóveis, empresas, saldo bancário, entre outros.

Já no patrimônio passivo tem relação com as obrigações econômicas da família, como por exemplo impostos, cartão de crédito e obrigações relacionadas ao patrimônio. 

Entendendo esses conceitos, entende-se que construir um patrimônio e mantê-lo saudável com os integrantes da família traz muitas vantagens. 

A começar pela segurança financeira para a geração atual e gerações futuras, com imóveis que eles podem morar ou alugar para produzir renda extra, além do conforto que pode ser conquistado para um futuro mais confortável através do patrimônio familiar. 

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas