Certificação PQO: o que é, como funciona e como ser aprovado?

PQO
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Quem tem como objetivo trabalhar no mercado financeiro brasileiro precisa estar constantemente em busca de aperfeiçoamento. Para isso, existe uma iniciativa chamada PQO, ou Programa de Qualificação Profissional.

O PQO, criado pela B3, serve para estabelecer um parâmetro mínimo de qualidade e formação para aqueles que procuram atuar no mercado. Portanto, um grande benefício do PQO é a melhoria na qualidade dos serviços prestados aos clientes e investidores e a valorização desse trabalho.

  1. O que é a Certificação PQO?
  2. Qual o papel da B3 no mercado de capitais brasileiro?
  3. Quais as áreas abrangidas pelo PQO?
  4. Como funciona o exame PQO?
  5. Por que ter a Certificação PQO?
  6. Qual a importância do Programa de Qualificação Operacional?

O que é a Certificação PQO?

O PQO é um Programa de Qualificação Operacional, ministrado pela B3, antiga BM&F Bovespa. Ele serve como uma avaliação de qualificação para instituições e profissionais que desejam atuar em diferentes áreas do mercado financeiro.

Esse projeto faz parte de ações da B3 para uma melhora no nível de atendimento e operação do Sistema Financeiro Nacional, fazendo com que esteja em constante aperfeiçoamento. Para isso, o PQO está presente em mais de 120 instituições financeiras responsáveis por certificar mais de 12 mil profissionais do mercado.

A certificação pode ser feita por qualquer interessado, mesmo se ele não atue em alguma área financeira relacionada à Bolsa de Valores. Isso porque ela também serve como um tipo de atualização profissional que aumenta o nível de conhecimento dos certificados.

Qual o papel da B3 no mercado de capitais brasileiro?

PQO
A B3 é responsável pela Bolsa de Valores no Brasil, incorporando também a bolsa de mercadorias e futuros.

O nome B3 significa Brasil, Bolsa, Balcão, empresa criada em 22 de março de 2017, após a fusão da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) com a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F Bovespa). Antes disso, essas eram as duas principais instituições do setor no país.

Enquanto a Cetip era responsável pelo processamento de aplicações de renda fixa, a BM&F Bovespa era a principal Bolsa de Valores do Brasil até o momento. Na Bolsa atual, a B3, é possível negociar não só ações, mas também ativos complexos, como os derivativos, moedas estrangeiras e commodities.

Além de ser responsável, a própria B3 está listada na Bolsa. Ela também é listada no novo mercado, o mais alto grau de governança corporativa no Brasil. A B3 possui diversas funções no processo de negociação de ativos, como o fornecimento de liquidez ao mercado.

Assim, fazendo com que os investidores possam contar com mais segurança ao adquirir e administrar ativos financeiros, podendo transformá-los em dinheiro posteriormente, caso desejado. Consequentemente, ela é uma instituição essencial para o desenvolvimento econômico do país através de seus serviços.

Ser um profissional certificado é o primeiro passo para começar sua carreira no mercado financeiro. Confira nossos cursos e se prepare da melhor forma para tirar sua certificação!

Quais as áreas abrangidas pelo PQO?

Mesmo podendo ser feita por qualquer profissional, a Certificação PQO é mais direcionada para aqueles que atuam nos mercados gerenciados pela B3. Entre as áreas financeiras abrangidas pelo programa, estão:

  • Compliance;
  • Comercial;
  • Operações;
  • Risco;
  • Custódia;
  • Back Office;
  • Liquidação;
  • Registro e Cadastro de Clientes.

A descrição de cada um desses segmentos está no Manual de Certificação Profissional, disponibilizado pela B3. Vale lembrar que a Certificação PQO é obrigatória para profissionais que vão trabalhar em qualquer uma dessas áreas destacadas.

Isso porque a Bolsa de Valores considera irregular qualquer profissional que atue sem a certificação ou com o exame vencido.

Como funciona o exame PQO?

Como dito anteriormente, o pilar principal do PQO é a certificação para profissionais que trabalhem em áreas do mercado financeiro brasileiro.

Isso é feito com o objetivo de qualificar o trabalho oferecido a clientes e investidores, além de valorizar os profissionais dentro do mercado. Para isso, é aplicada uma prova para atestar se esses profissionais têm conhecimento suficiente para atuar nas áreas de atividade da B3.

Esse teste é formado de 60 questões e outras 30 de múltipla escolha, podendo ser feito de forma presencial em diversas capitais do país durante o ano ou através da internet.

Para obter essa certificação financeira é necessário acertar, ao menos, 60% das questões. O resultado é válido por 5 anos, sendo uma forma de atualizar constantemente os profissionais acerca das mudanças no mercado.

Quer tirar sua certificação financeira? Confira os cursos da Certifiquei e se prepare para as provas com o suporte dos melhores profissionais do mercado.

Por que ter a Certificação PQO?

Ter a Certificação PQO significa buscar melhores conhecimentos sobre os serviços prestados, fazendo com que sua qualidade tenha um aumento expressivo. Isso, principalmente, quando ela é obtida por profissionais que atuam em bancos e corretoras de valores.

É preciso ter em mente que o mercado financeiro, de derivativos e de capitais abrangem inúmeras funções distintas, que exigem um know-how específico. Ou seja, quem obtém o PQO, além de assegurar o alto padrão dos seus serviços, se diferencia dos demais concorrentes por ser ainda mais especializado.

E isso, consequentemente, faz com que os clientes percebam a instituição como a mais capacitada para atendê-los em seus processos de investimento.

Como se preparar para a PQO?

Os inúmeros benefícios oferecidos pela Certificação PQO exigem um extenso preparo dos profissionais, que precisam comprovar as suas habilidades nos setores escolhidos.

Para isso, existem cursos na internet que oferecem simulados e até 32 horas de aulas com exercícios de matemática financeira. Essa é uma ótima alternativa para que você possa abordar todos os conteúdos necessários para obter o PQO.

A Certifiquei oferece algumas opções de cursos preparatórios para exames como o da PQO. Confira!

Qual a importância do Programa de Qualificação Operacional?

Inicialmente, em 2006, o PQO foi criado para que a antiga BM&F Bovespa (atual B3) pudesse ter um parâmetro para as instituições que atuavam no mercado financeiro. A consequência disso foi o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos por elas, contribuindo para a segurança e lucratividade dos clientes e investidores.

Para isso, o Selo PQO é disponibilizado para as instituições que cumprirem os requisitos mínimos de qualidade em sua área de atuação. Assim, servindo como um indicador para o mercado sobre a integridade e qualidade de funcionamento daquela instituição financeira.

O problema é que muitas pessoas ainda não sabem o que significa esse selo e, por conta disso, acabam escolhendo instituições que não o possuem, passando por riscos de calotes financeiros ou outros prejuízos. Por isso, sua divulgação é extremamente importante para toda a população.

Desde 2006, a Certificação PQO tem contribuído para a evolução dos índices de qualidade do mercado financeiro nacional através da qualificação profissional e de todo o sistema financeiro.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas