Preço/Lucro: saiba mais sobre este indicador de investimentos

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PREÇO/LUCRO: saiba mais sobre este indicador de investimentos

Uma das principais ferramentas para investidores e profissionais do mercado financeiro são os indicadores financeiros de uma empresa, isso porque através dessas informações é possível mensurar se um negócio é um bom investimento ou não. E entre as opções de indicadores, o preço/lucro de um negócio é um dos mais tradicionais.

O preço/lucro de uma empresa é uma ferramenta útil na hora de criar os parâmetros de avaliação do negócio, especialmente nas questões que envolvem os possíveis retornos do investimento.

O que é o preço/lucro

O preço/lucro, ou p/l, é um indicador utilizado para definir se o preço cobrado por uma ação está barato ou caro, isso é, esta métrica permite ao investidor avaliar se o custo do negócio vale a pena diante do lucro que o mesmo dá de retorno.

Para isso, o preço é o valor pelo qual a ação está sendo negociada na bolsa de valores, enquanto lucro é referente ao retorno líquido possibilitado por cada ação.

Portanto, para se chegar ao valor do p/l é necessário dividir o preço e lucro que a ação teve acumulada no período de 12 meses.

Assim, o resultado pode indicar diferentes contextos, cabendo ao investidor ou profissional da área saber interpretar o resultado.

E uma das formas para que isso aconteça é entendendo os significados e o funcionamento desta métrica.

Entendendo o preço/lucro

Como citado anteriormente, ao se deparar com o conceito do preço/lucro o agente do mercado deve buscar se informar o máximo possível para entender o que aquele resultado significa.

Assim é possível ter três resultados de p/l, são eles:

  1. Baixo;
  2. Alto;
  3. Atípico.

Baixo

É natural que investidores iniciantes, ao se deparar com o conceito do p/l, busquem negócios em que este indicador esteja baixo. Todavia, nem sempre esse resultado é indicativo de um bom negócio.

Assim, é possível listar algumas interpretações possíveis em situações de preço/lucro baixo:

  • O negócio está possibilitando lucro aos seus acionistas;
  • A empresa possui falhas internas e seu modelo de negócio está falhando, fatores que interferiram em seu valor;
  • O segmento de mercado onde a empresa atua teve alguma crise, interferindo assim em seu preço.

Através dessa lista, é possível perceber que nem sempre um p/l baixo é um negócio interessante.

Mesmo sendo atrativo investir em um negócio com alto retorno e custo baixo, isso nem sempre significará ganhos no médio e longo prazo.

Portanto é necessário entender a situação que levou aquele resultado, e não apenas a equação.

Alto

A mesma ideia de prós e contras é possível de aplicar em contextos no qual o p/l é alto. Dessa forma, é possível citar algumas interpretações possíveis quando o resultado é esse:

  • O indicador alto pode indicar que as expectativas de crescimento do negócio são positivas;
  • P/l alto ainda pode representar que o mercado está supervalorizando as ações de um determinado negócio.

Portanto é necessário que o agente do mercado tenha certos cuidados, isso porque a precificação elevada pode ser um grande atrativo na busca por negócios com potencial elevado.

Todavia, este mesmo valor pode ser causado apenas pela expectativa do mercado e não por algo diretamente ligado à empresa.

Assim, faz-se necessário trabalhar com margem de risco em contextos deste tipo, especialmente para entender se aquele investimento é um capital de risco ou não.

Atípico

Como o próprio nome indica, o p/l atípico é quando aquele resultado ocorreu devido a fatores extraordinários, não recorrentes.

O que pode ser consequência de um investimento externo, a alta extraordinária do mercado de sua atuação, a venda de um ativo, entre outros fatores.

Novamente, caberá ao investidor entender aquela situação, realizar a conta, e colocar na balança se aquele é um bom negócio ou não para se investir.

Vantagens e desvantagens do preço/lucro

Assim como grande parte das métricas do mercado financeiro, o indicador preço/lucro possui vantagens e desvantagens.

Portanto, entender quais são seus pontos fortes e fracos é importante para quem deseja utilizar esta ferramenta em sua avaliação financeira.

Vantagens

Talvez a principal vantagem na utilização do p/l seja o conceito acerca deste indicador, afinal sua utilização é simples, isto é, a equação para se chegar ao preço/lucro de um negócio é prática.

Além disso, através deste indicador é possível entender a projeção de crescimento de uma empresa de forma rápida e prática.

Outra grande vantagem do preço/lucro é a possibilidade de comparar esta métrica entre empresas do mesmo setor, possibilitando encontrar investimentos que se encaixam de forma mais adequada no perfil de cada investidor.

Desvantagens

Utilizar apenas o indicador preço/lucro pode ser um erro, afinal, como foi citado anteriormente, existem diversas interpretações possíveis para cada resultado.

Portanto, faz-se necessário que o p/l seja combinado com outros indicadores, possibilitando assim o entendimento de cada contexto, além de dar um resultado mais exato.

Outra desvantagem é a necessidade de poucas informações para criar este indicador, ou seja, o preço/lucro representa uma situação específica, no qual são ignorados fatores como condição do mercado e endividamento da empresa.

Por fim, o p/l também não leva em consideração questões internas da empresa, como a gestão. Com isso, o resultado pode indicar uma realidade que não existe mais, devido a mudanças internas que ocorreram dentro do negócio.

Aumentando assim os riscos existentes acerca daquele investimento.

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Importância do preço/lucro para o profissional do mercado financeiro

PREÇO/LUCRO: saiba mais sobre este indicador de investimentos

Como visto no texto, o preço/lucro é um dos indicadores de grande relevância do mercado financeiro. Especialmente na questão de encontrar bons investimentos.

Portanto, é natural que o profissional que atua no mercado domine de forma eficaz a aplicação deste indicador.

Isso vale especialmente para aqueles que trabalham com análise e indicação de investimentos, casos do Analista de Investimentos Mobiliários, Agente Autônomo de Investimentos, Gestor de Investimentos, por exemplo.

Além disso, vale reforçar que o p/l é útil, todavia sua utilização deve ser ligada a outros indicadores, o que possibilita um maior entendimento do contexto e uma maior exatidão na hora de interpretá-lo.

Por fim, o sucesso de quem busca trabalhar com investimentos passa por entender a importância dos indicadores existentes na área, ou seja, o preço/lucro é um passo fundamental para quem deseja atuar profissionalmente no setor.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).