Recursos financeiros: saiba mais sobre este indicador

Recursos financeiros: saiba mais sobre este indicador
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Possuir ativos financeiros com liquidez é algo de suma importância para as finanças, sejam estas relacionadas a uma pessoa ou empresa. Assim, é importante ter conhecimento sobre recursos financeiros e o melhor modo de gerenciá-los.

Isso porque os recursos financeiros representam uma peça importante para os movimentos da economia global, sendo um assunto relevante em diferentes contextos. Não à toa, é uma temática recorrente em exames de certificações financeiras voltados para profissionais do mercado financeiro.


Saiba como se tornar um profissional de sucesso no mercado financeiro. Faça os cursos do Certifiquei!

O que são os recursos financeiros

Recursos financeiros são ativos que possuem grau de liquidez, sendo que podem ser utilizados por pessoas e empresas para a realização de investimentos e aquisições.

Ou seja, são recursos econômicos de fácil negociação, que possibilitam com que a economia gire.

Assim, é possível destacar três recursos como exemplo. São eles:

  1. Dinheiro em espécie;
  2. Títulos de investimentos;
  3. Depósitos bancários.

Dessa forma, estes são ativos financeiros que possibilitam a aquisição de bens de serviço ou bem físico.

Portanto, é útil conhecer formas possíveis para conseguir tal valor.

Formas

Fator que faz com que seja importante entender formas de conseguir tais recursos.

Por exemplo, para uma pessoa conseguir tais valores, a mesma pode trabalhar em troca de um salário, realizar investimentos no mercado financeiro, empreender, entre outras alternativas.

Enquanto, um negócio que busca gerar renda pode conseguir isto por meio de atividades operacionais ou por meios financeiros.

Nesse sentido, é possível destacar algumas formas de gerar capital dentro do fluxo de caixa de uma empresa:

  • Emissão de ações no mercado de capitais;
  • Venda de produtos e serviços;
  • Captação de empréstimos.

Assim, ao se realizar a administração financeira de um negócio, é de suma importância considerar pontos com potencial de gerar recursos financeiros para a empresa.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Baixe o ebook gratuito para conferir como realizar a prova de certificação ANCORD para tornar-se um Agente Autônomo de Investimentos.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Importância

Como visto até aqui, a importância da gestão dos recursos financeiros vai além de fazer o negócio manter suas atividades em dia.

Dessa forma, tal atividade contribuir para a estrutura da empresa como um todo, influenciando desde a satisfação e desempenho dos funcionários, até mesmo a visão que o mercado tem sobre a empresa.

Por exemplo, empresas de menor porte, porém, que apresentam recursos financeiros, tendem a ter mais chance de atrair investidores que buscam alocar capital em venture capital.

Ou seja, a administração dos recursos é um atrativo para investidores o que, consequentemente, possibilita à empresa captar mais recursos.

Além disso, tal prática é útil para se criar um planejamento no negócio, pois há um controle maior sobre as finanças, possibilitando assim um crescimento maior e mais rápido.

Diferenças entre recursos financeiros e recursos econômicos

Recursos financeiros: saiba mais sobre este indicador

Ainda que a nomenclatura seja próxima, favorecendo confusões, existem diferenças entre recursos financeiros e econômicos.

Como visto até aqui, recursos ligados às finanças do negócio são aqueles ativos com volatilidade.

Enquanto, os recursos econômicos são relacionados a prejuízo e lucro de uma empresa.

Ou seja, está relacionado às expectativas sobre entradas e saídas do caixa de um negócio, sendo possível que a empresa apresenta poucos recursos financeiros, ainda assim sua situação financeira seja tranquila.

Portanto, entender como associar recursos financeiros com recursos econômicos é parte importante da educação financeira de quem busca trabalhar com a gestão de um negócio.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas