Resultado financeiro: saiba mais sobres este indicador financeiro

Resultado financeiro: saiba mais sobres este indicador financeiro
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Existem diferentes formas de se investir no mercado financeiro, sendo que uma das mais populares é baseada na análise fundamentalista. Assim, quem busca seguir este método, deve analisar diferentes fatores, com destaque para o resultado financeiro.

Isso porque o resultado financeiro é uma informação relevante acerca da saúde financeira de um negócio, se tornando assim um dado útil para diferentes perfis de investidores e, até mesmo, profissionais da área, como é o caso do planejador financeiro.


Descubra como se tornar um profissional de sucesso no mercado financeiro. Faça os cursos do Certifiquei!

O que é o resultado financeiro

Fazendo parte da Demonstração de Resultado dos Exercícios, o DRE, o resultado financeiro é o dado que representa os prejuízos e lucros das atividades não operacionais de um negócio.

Ou seja, são os dados obtidos através das atividades que são alheias às operações da empresa.

Ainda vale destacar que este indicador aparece na estrutura do DRE, sendo que tal informação aparece abaixo do lucro operacional da empresa no demonstrativo.

Ou seja, este é um dado de relevância no balanço financeiro de uma empresa, tendo importância para investidores que buscam ganhos no longo prazo.

Dessa forma, é útil entender o que é necessário para construir tal dado.

Construção

Em suma, o resultado financeiro é formado pela subtração das receitas e despesas financeiras de um negócio.

Estas receitas financeiras são formadas pelas aplicações financeiras que um negócio possui, sendo que estas podem ser apresentadas nos seguintes prazos:

  1. Curto;
  2. Médio;
  3. Longo.

Enquanto, as despesas financeiras são formadas por passivos onerosos de um negócio, isto é, gastos que possuem a necessidade de pagamento de juros aos terceiros.

Ou seja:

  • Debêntures;
  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Proventos pagos aos investidores.

Ainda vale destacar que existem outros fatores que podem entrar na construção do resultado financeiro.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Baixe o ebook gratuito para conferir como realizar a prova de certificação ANCORD para tornar-se um Agente Autônomo de Investimentos.

5 passos para se inscrever na prova da ancord

EBOOK GRATUITO | 5 passos para se inscrever na prova da ANCORD

Outros fatores

Dependendo da política da empresa, negociações no mercado futuro podem compor o seu resultado financeiro.

Por exemplo, caso o negócio exporte ou importe produtos, estes fatores vão interferir em sua demonstração de resultado.

Além disso, empresas com hedge cambial também devem considerar tal aspecto.

Por fim, vale apontar que variações do câmbio também podem impactar diretamente o resultado deste indicador, especialmente se a empresa possuir operações em moedas estrangeiras em períodos de instabilidade cambial.

Como utilizar o resultado financeiro

Resultado financeiro: saiba mais sobres este indicador financeiro

Como visto até aqui, o resultado financeiro é um importante indicador financeiro sobre as finanças gerais de uma empresa, útil especialmente para investidores que utilizam a análise fundamentalista em seus investimentos.

Isso porque tal indicador permite ao investidor compreender o efeito da alocação de caixa, além dos juros que o negócio pagou.

Além disso, vale reforçar que um resultado financeiro positivo não necessariamente será algo bom, do mesmo modo que um resultado não é um problema.

Por exemplo, uma empresa pode possuir dívidas e, ainda assim, ter elas controladas.

Assim, possibilitando manter suas atuações regularizadas e permitir que seus acionistas consigam obter lucros.

Enquanto, uma empresa pode ter uma boa quantidade de capital, gerando rendimentos, porém, não tendo formas de aumentar a sua receita.

Dessa forma, é importante que o investidor saiba identificar tais aspectos.

Portanto, utilizar o resultado financeiro em conjunto com outros indicadores da análise fundamentalista é o caminho mais aconselhável neste processo.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas