UNITs: conheça a composição de ações PN e ON!

units
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Com o aumento do número de investidores e empresas na bolsa de valores, para você que já investe e para aqueles que não investem, entender o tipos de ações units e as demais que são comercializadas no mercado é essencial.

Dessa maneira, além das famosas ações ordinárias e preferenciais, o mercado apresenta as denominadas UNITS.

O que é uma ação unit?

Uma ação unit nada mais é do que um pacote composto por ações ordinárias e preferências conhecida também como certificado depósito de ações.

Por ser originária da união de ações ON e PN, as units vão herdar as características intrínsecas a cada um desses tipos de ações, seja a preferência no recebimento de dividendos da PN ou o direito a voto da PN.

Como funciona e como identificar uma ação unit.

O funcionamento e a negociação de ações units se assemelha a forma das ações ordinárias e preferenciais, ou seja, você irá comprar e vender via home broker, sem que haja qualquer diferença operacional.

A identificação de que uma ação é unit é simples, uma vez que o código da empresa virá sempre acompanhado do número 11, após as 4 letras características da composição de um ticker.

Trabalhe no mercado que mais cresce e remunera no Brasil! Conheça os cursos do Certifiquei e se qualifique para atuar no mercado de capitais!

Quais as vantagens e desvantagens das units?

Por se tratar de uma composição de ações preferenciais e ordinárias, aqueles que comprarem as units para compor sua carteira apresentarão o mix de direitos e obrigações que ambas as ações possuem.

Soma-se a isso, as seguintes vantagens:

  • Potencial de rentabilidade no longo prazo;
  • Recebimento de dividendos;
  • Direito a voto;
  • Maior liquidez.

Entretanto, essas ações acabam com a discricionariedade do investidor no que diz respeito à escolha de qual tipo de ação ele quer possuir, uma vez que a depender das características do investidor ele pode preferir direito a voto em detrimento do recebimento de dividendos.

Composição das ações units

Uma vez que a distribuição de ações desse tipo está ligada à vontade ou não da empresa, a quantidade de ações preferenciais e ordinárias que irão compor o pacote de units varia.

Assim sendo, existem ações units compostas por combinações variáveis, mas que em sua maioria não divergem em relação a quantidade ações ON, sendo na grande parte das vezes apenas uma unidade.

Como investir em units?

Para que seja possível investir nas ações units no mercado financeiro, primeiramente o investidor deve abrir conta em uma corretora ou utilizar o seu banco.

Após a abertura da conta, deve-se responder o questionário do perfil de investidor, o qual delimitará quais ativos você terá acesso.

Após realizar essas duas etapas é só procurar dentro do home broker tickers como:

1 – SANB11 (Santander)

2 – SAPR11 (Sanepar)

3 – BIDI11 (Banco Inter)

Considerações Finais

Assim, se você gostou e tem interesse em adicionar esse tipo de ação a sua carteira, fique atento a todas as características aqui apresentadas.

Análise os motivos que levaram a empresa a emitir as ações e, principalmente, fique atento às proteções que elas apresentam, como é o caso do tag along para as units.

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas