Value Investment: conheça este método de análise de investimentos

Value Investment: conheça este método de análise de investimentos
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Um dos passos relevantes para quem atua no mercado financeiro é a compreensão sobre as estratégias de investimentos possíveis. E, dentre as opções, uma das que possui maior destaque é a do value investment, especialmente para aqueles investidores que visam ganhos no longo prazo.

Dessa forma, o value investment se tornou uma das ferramentas mais utilizados por quem atua no mercado. Não à toa, conceitos utilizados nesta estratégia são cobrados em provas de certificação como a CPA 20.

O que é value investment

O value investment, ou investimento em valor, é uma estratégia de atuação na bolsa de valores focada na busca por ações que estão abaixo do seu valor intrínseco, isso é, títulos descontados.

Ou seja, é uma prática que busca encontrar ações que estão sendo negociadas por um valor inferior ao que realmente valem, no qual são considerados fatores com perspectiva de mercado nesta análise.

Tal estratégia de investimentos foi desenvolvida por um dos investidores mais notórios de todos os tempos, o economista Bejamin Graham.

Posteriormente, este método seria replicado por diversos investidores de renome do mercado, como, por exemplo:

  • Warren Buffett;
  • Seth Klarman;
  • Peter Lynch;
  • Joel Greenblat.

Entendido a importância deste método para história do mercado, é necessário compreender os fatores a serem analisados em um value investment.

Como a certificação CNPI pode te ajudar a investir melhor

EBOOK GRATUITO | Como a certificação CNPI pode te ajudar a investir melhor?

Baixe o ebook gratuito para conhecer tudo sobre o CNPI e saber como esta certificação pode te ajudar a investir melhor!

Como a certificação CNPI pode te ajudar a investir melhor

EBOOK GRATUITO | A melhor maneira de fazer uma transição de carreira e entrar no Mercado Financeiro

Fatores para se analisar

Inicialmente vale destacar que não há um modo exato em como calcular o value investment.

Todavia, existem fatores para serem analisados quando se utiliza este método, dos quais é possível citar quatro. São eles:

  1. Capacidade de mapear o mercado;
  2. Confiança;
  3. Conhecimento para analisar empresas;
  4.  Ter objetivo no longo prazo.

Capacidade de mapear o mercado

Uma das grandes vantagens deste tipo de análise é o fator de pagar um preço baixo por um ativo.

Entretanto, para isso ser possível, é necessário que o investidor tenha capacidade de mapear o mercado em busca de bons ativos financeiros.

Confiança

Após selecionar ativos, é fundamental que o investidor tenha confiança em sua escolha. Para isso é necessário ter conhecimento sobre diversos fatores, como: gestão, setor do mercado e perspectivas.

Conhecimento para analisar empresas

Contudo, para que o passo anterior seja realizado, é necessário que o investidor tenha conhecimento no modo como se analisar uma empresa, isso é, entender questões ligadas aos balanços financeiros e a administração corporativa.

Ter objetivo no longo prazo

Por fim, o investidor que se utiliza do value investment deve estar ciente que este método faz parte da análise fundamentalista.

Ou seja, os retornos sobre os investimentos devem ser focados no longo prazo.

Tenha uma carreira de sucesso no mercado financeiro! Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

Tipos de value investment

Value Investment: conheça este método de análise de investimentos

Em suma, existem dois tipos de value investment, são eles o Deep Value Investing e High Quality.

Deep Value Investing

No Deep Value Investing o investidor prioriza adquirir títulos que estão desvalorizados, sendo que o preço é o principal foco desta análise.

Assim, acabam sendo ignorados informações sobre a empresa e fundamentos do negócio.

Dessa forma, é natural que quem utiliza está prática de investimentos assuma maiores riscos ao realizar um investimento.

Ainda assim, devido à questão do valor baixo existem chances de obter retorno financeiro, mesmo em negócios que estão próximos de fechar.

High Quality

Enquanto, em situações em que o investidor prioriza utilizar o método High Quality Investing, o foco da análise passa a ser na qualidade da ação.

Ou seja, a busca será por ações de empresas com bons fundamentos e que estejam sendo negociados por um valor “barato”.

Este valor baixo pode ser ocasionado por diferentes questões como uma crise no segmento econômico em que a empresa ela está inserida ou problemas de gestão.

Entendido os tipos de análise, é possível perceber as possibilidades que o value investment tem no momento de se analisar empresas de capital aberto, não à toa essa é uma prática tão disseminada por investidores de longo prazo.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas