Wealth Management: entenda como funciona essa área do mercado

wealth management
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A gestão de investimentos pode acontecer através de diversas formas no mercado financeiro. Uma delas é através de um serviço de wealth management.

Wealth management, é um termo inglês que indica uma forma de fazer a gestão de riquezas com mais praticidade.

O que é wealth management?

Conhecido também como gestão de patrimônio, o wealth management é uma área de atuação do mercado financeiro que foca na administração de alta renda. Ou seja, quem trabalha com essa modalidade, oferece uma série de serviços que ajudam clientes a controlar de maneira inteligente o seu patrimônio. Algumas atividades são:

  • Planejamento;
  • Consultoria;
  • Gestão.

Essa atuação é direcionada tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas. Como, herdeiros, empresários e afins. Dentro da área de investimentos, o wealth management se equipararia ao private banking na área comercial.

Ser um profissional certificado é o primeiro passo para começar sua carreira no mercado financeiro. Confira nossos cursos e se prepare da melhor forma para tirar sua certificação!

Atividades de wealth management

Como um dos principais objetivos do wealth management está ligado ao gerenciamento de grandes fortunas, a atividade envolve uma série de competências diferentes. Quem pensa em entrar nessa área, precisa estar preparado e também, com a mente aberta para aprender mais dentro da própria execução.

Porque, por exemplo, as funções do weath management envolvem:

  • Construção de carteira de investimentos;
  • Planejamento sucessório;
  • Acompanhamento de performance de ativos;
  • Efetivação de inventário dos bens do cliente.

No caso do gestor de investimentos, especificamente, existe a responsabilidade de gerir os investimentos depositados pelo cliente.

Como atua um profissional de wealth management?

wealth management

Um dos principais formatos do profissional de weath management é através de fundos de investimentos próprios. No entanto, não existe apenas essa possibilidade.

Os wealth managements podem atuar de maneira independente ou ligados a outras instituições financeiras e, em ambas as situações, a atividade tem como principal objetivo proteger e ampliar o patrimônio do cliente.

Assim, quem escolhe trabalhar com wealth management, está assumindo uma série de responsabilidade. Para compor o time de profissionais de gestão de investimentos, é comum encontrar atuantes em áreas:

  • Contábeis;
  • Jurídicas;
  • Financeiras;
  • Administrativas.

Por se tratar de um relacionamento direto com os ativos do cliente, ter uma boa relação é indispensável para uma boa execução da atividade profissional e resultados da gestão. Assim, qualquer que seja a área que o profissional escolha, é necessário buscar conhecimento sobre o perfil do cliente, entender as suas vontades e disponibilidades.

A chave para uma associação duradoura com esse tipo de clientes, é a capacidade de entendimento sobre as particularidades do seu perfil. Afinal, é um processo de longuíssimo prazo.

Quer trabalhar no mercado financeiro? A Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

O que é preciso para trabalhar nessa área?

Quem quer atuar como profissional de gestão de wealth management ou outra atividade (fiscal, por exemplo), precisa, acima de tudo, investir em seu próprio conhecimento.

Ter alguma experiência no mercado financeiro é uma forma de abrir as portas da área. E, por ser um ramo bastante lucrativo, existe grande interesse. No entanto, poucos profissionais capacitados.

Realizar cursos, buscar obter certificações financeiras e até mesmo procurar conhecer especialistas da área, é uma maneira de começar a planejar um percurso para a atividade. Por isso, essa é uma oportunidade para quem quer ter espaço e reconhecimento no mercado de trabalho.

Ter vontade e buscar qualificação é um fator indispensável para os novos profissionais do wealth management.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas