Asset management: entenda o que faz uma gestora de recursos

asset management
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Quando o assunto é gestão de recursos, é comum ouvir o termo “asset management”. No entanto, poucas pessoas sabem o que de fato significa  e o que fazem as instituições que trabalham com essa atividade.

Asset management significa, literalmente, o gerenciamento de ativos. E essa, é uma oportunidade tanto para quem quer trabalhar no mercado financeiro e também para quem quer investir.

O que é asset management?

Uma empresa de asset management é responsável pela gestão de recursos dos clientes (pessoa física ou pessoa jurídica), principalmente, através dos seus fundos de investimentos.

O asset manager é um gestor de investimentos, profissional que pode atuar de forma independente ou ligado a alguma instituição financeira.

Quais são as funções de uma gestora de recursos?

A função de uma asset management envolve atividades como:

  • Relacionamento com clientes;
  • Compreensão do desenvolvimento dos ativos;
  • Entendimento das necessidades específicas de cada investidor;
  • Identificar pontos de entrada e saída nos investimentos.

Ou seja, quem solicita o serviço de uma gestora de recursos, está terceirizando a administração dos seus investimentos.

Corretora de valores e asset management são a mesma coisa?

asset management

A corretora de valores é um tipo de instituição mais conhecida no mundo dos investimentos e quem ouve falar na asset management, costuma confundir esses dois termos. No entanto, apesar dos dois serem relacionados de certa forma, eles não são a mesma coisa.

Corretora de valores

Na corretora, os clientes decidem onde aplicarão os seus recursos financeiros. Ou seja, funciona de uma forma independente.

Asset management

Na asset management, o investidor conta com a ajuda de um profissional para alcançar maiores rentabilidades através da aplicação dos seus recursos. Dessa forma, mesmo que as atividades sejam alinhadas diretamente com os desejos pessoais do cliente, é o gestor que fica responsável pelo manuseio dos ativos.

Como atua o asset manager?

Dentre as diversas funções da asset management, está a composição e administração de uma carteira ou fundos de investimentos. Mas, existem outras particularidades nessa profissão.

Uma gestora de investimentos solicita ao asset manager que o seu cotidiano de trabalho esteja completamente ciente sobre tudo que acontece no mercado financeiro. Afinal, existem oscilações e essas podem refletir em necessidades de mudança na carteira do cliente.

Trabalhar em uma asset management também exige que o profissional tenha a responsabilidade de emitir ordens de compra e venda dos ativos. Nesse caso, em nome do investidor que está sendo prestado o serviço.

É importante lembrar que nem sempre as escolhas são feitas exclusivamente pelo próprio gestor. Existem duas modalidades de administração dentro da asset:

  • Ativa;
  • Passiva.

O profissional que atua em uma administração ativa, possui maior independência sobre as decisões relacionadas ao investimento. Claro, dependendo do contexto e da necessidade de cada cliente.

Na administração passiva, o caminho principal não é encontrar novas formas de alcançar grandes rentabilidades no investimento, e sim, replicar desempenhos de determinados índices.

Interessado em trabalhar no mercado financeiro? A Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

Como trabalhar em uma gestora de ativos?

Um ponto importante é que, para se tornar um profissional de uma gestora de ativos, é necessário cumprir uma série de requisitos.

Para uma posição de gestor, por exemplo, é imprescindível que se tenha autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar, além da própria certificação CGA.

Por isso, para ser um profissional de asset management é indispensável estudar e se qualificar para poder aproveitar as oportunidades que o mercado financeiro oferece para os profissionais da área.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas