Ações exponenciais: como identificá-las para lucrar no mercado acionário

acoes-exponenciais
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Uma vez que um dos principais objetivos do investidor em ações é lucrar com o aumento do valor da cotação das ações, possuir ações exponenciais em um portfólio é primordial.

Nesse sentido, é necessário separar uma parcela da carteira para alocar em ações exponenciais e surfar a valorização desses ativos.

O que são as ações exponenciais?

As ações exponenciais são aqueles ativos que apresentam possibilidades de apresentar elevados rendimentos aos seus detentores, por meio do aumento de suas cotações na bolsa de valores.

Dessa forma, elas se caracterizam por entregar retornos bem acima da média do mercado ao investidor, mas é necessário lembrar que junto a rentabilidade elevada existem riscos embutidos maiores também.

Normalmente, as empresas que apresentam elevado potencial de retorno são conhecidas no mercado como small caps.

Quais são as características das ações exponenciais?

Importante identificar que esse tipo de ação apresenta como características intrínsecas:

  • Inovação;
  • Visão de longo prazo;
  • Menor preocupação com distribuição dos lucros.

Como é de se esperar, as ações ligadas a empresas que implementam processos de inovação apresentam maiores possibilidades de retornos exponenciais.

Isso ocorre, uma vez que essas empresas conseguem ficar a frente de suas concorrentes e ganhar mercado.

Já a visão de longo prazo está intimamente relacionada ao fato de que, apesar de apresentarem elevado crescimento no curto prazo, o seu foco é evoluir com o passar dos anos.

Por fim, essas empresas não estão preocupadas em reter investidores a partir da distribuição de dividendos, visto que seu foco é reinvestir os lucros e, assim, otimizar processos, investir em tecnologia e qualificar funcionários.

Como identificar as ações exponenciais?

Para identificar as ações que se enquadram na classificação de retornos exponenciais, é necessário buscar potencial de retorno e realizar o valuation, análise fundamentalista, desses ativos.

Trabalhe no mercado que mais cresce e remunera no Brasil! Conheça os cursos do Certifiquei e se qualifique para atuar no mercado de capitais!

Como no longo prazo o que vai definir o retorno exponencial ou não de um ativo são os seus resultados, empresas que apresentam um elevado potencial de crescimento tendem a apresentar elevada rentabilidade de suas cotas.

Nesse contexto, para conseguir descobrir se uma ação tem ou não a possibilidade de apresentar retorno exponencial, identificar os seguintes itens é primordial:

  1. Crescimento do setor de atuação da empresa;
  2. Aumento do PIB do país e o impacto do setor em que a empresa está inserida;
  3. Ganho de market share, isto é, a evolução de mercado que a companhia tem e pode conquistar.

O segundo, e último ponto para identificá-las, é a realização do valuation, que permitirá comparar o preço de mercado com o valor da empresa.

Ao realizá-lo, além de encontrar as ações exponenciais, o investidor consegue se livrar de algumas armadilhas do mercado.

A melhor forma de fazer uma transição de carreira e entrar no Mercado Financeiro

EBOOK GRATUITO | A melhor maneira de fazer uma transição de carreira e entrar no Mercado Financeiro

Baixe o ebook gratuito e saiba como fazer sua transição de carreira para o Mercado Financeiro!

A melhor forma de fazer uma transição de carreira e entrar no Mercado Financeiro

EBOOK GRATUITO | A melhor maneira de fazer uma transição de carreira e entrar no Mercado Financeiro

Como investir em ações exponenciais?

Como explicado no decorrer do artigo, as ações exponenciais auxiliam no aumento da rentabilidade de uma carteira e, para investir nelas, é necessário ter uma conta em corretora e procurar pelas famosas small caps.

Essas ações, diferentemente das blue caps, apresentam baixo valor de mercado e, por esse motivo, podem crescer muito com o passar dos anos.

Assim, para quem deseja se expor às ações exponenciais, após abrir conta em uma corretora é só procurar pelo ETF SMALL11, o qual apresenta uma lista de small caps com elevado potencial de retorno e diversificação

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas