Black Belt em Lean Six Sigma: tudo sobre a certificação

Black Belt em Lean Six Sigma: Tudo Sobre a Certificação
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A certificação em Black Belt é um tipo de especialização em Six Sigma. Assim sendo, os possuidores dessa certificação são capacitados para analisar os processos e melhorar resultados, com foco em redução de custos.

Para ser um profissional certificado Black Belt, é necessário investir em um bom curso. Dessa forma, o profissional se coloca com um grande diferencial no mercado, capaz de analisar com uma visão sistêmica os processos de uma empresa.

O que é Black Belt?

Black Belt é uma certificação em Lean Six Sigma. Traduzindo para o português, equivale a “faixa preta”. Desse modo, é possível compreender que a certificação em Black Belt é uma das mais altas dentro da metodologia Six Sigma.

Esse Belt Six Sigma garante que o profissional certificado é capacitado para analisar os processos da empresa, a fim de encontrar os problemas que afetam a produtividade. Dessa maneira, as falhas são localizadas e solucionadas, melhorando os resultados dos processos.

A metodologia Lean Six Sigma conta com diversas certificações diferentes, sendo a certificação Black Belt uma das mais especializadas.

Em outras palavras, o profissional certificado trabalha ao lado da direção da empresa, visando elaborar planos de melhoria contínua.

Além disso, compete ao Black Belt acompanhar a implantação e controlar o desempenho e aplicação desses planos de melhoria. É uma especialização muito indicada principalmente para engenheiros de produção, principalmente os recém-formados.

O Black Belt Seis Sigma pode realizar a sua certificação através de cursos presenciais ou online. Assim sendo, a certificação Black Belt online oferece todas as vantagens de uma formação EAD, incluindo facilidade de horários e preços mais acessíveis.

Em suma, o Black Belt em Lean Seis Sigma atua como um líder, encarregado de garantir que todas as metas e melhorias sejam cumpridas.

Da mesma forma, cabe a esse profissional prestar suporte e supervisão aos Green Belts, garantindo o desenvolvimento dos projetos.

Ainda assim, existe o profissional Master Black Belt, o mais alto grau da metodologia, que atua com um número maior de equipes e possui treinamento mais intensivo quanto a estatísticas e melhoria dos processos. Esse profissional geralmente possui maiores experiências em gerenciamento de equipes.

Importância do treinamento Black Belt

O treinamento adequado capaz de certificar um profissional como Black Belt possui grande importância na execução do Six Sigma no ambiente empresarial. Por conta disso, ser um especialista em Lean Seis Sigma garante diferencial ao profissional.

Isso porque um Black Belt possui conhecimento teórico e prático de diversas ferramentas e técnicas do Lean Six Sigma que podem beneficiar a empresa, além de ter altíssima capacidade analítica e posição capaz de impactar pessoas e gerenciar equipes.

O programa Lean Seis Sigma pode melhorar diversos aspectos dos processos empresariais, garantindo maior qualidade e produtividade.

Porém, tanto o treinamento adequado de Black Belt quanto outras certificações são imprescindíveis para que os resultados sejam atingidos.

O treinamento Black Belt pode ser feito tanto presencialmente como online, através de diversas escolas. Por conta disso, vale a pena entender quais as maiores vantagens em optar por fazer o curso de Black Belt de forma online no Certifiquei.

As vantagens são:

  1. facilidade de horários;
  2. comodidade de estudar em casa;
  3. investimento menor do que cursos presenciais;
  4. acesso vitalício ao curso.

Nós oferecemos, a partir do nível Green (o que inclui o Black), dois tipos de certificado:

  • Certificado de conclusão: concedido aos alunos que assistiram às aulas, concluíram 100% do conteúdo programático e obtiveram resultado positivo no simulado;
  • Certificado de especialista: concedido aos alunos que, além de cumprirem os requisitos acima, fizeram um projeto utilizando a metodologia em questão e tiveram esse projeto aprovado por um especialista instrutor.

Desse modo, obter o certificado Black Belt pode ser mais fácil do que através de um curso presencial. Vale lembrar que o conteúdo abordado é o mesmo, e a qualificação de um curso presencial ou online é a mesma.

Quem pode fazer o curso?

Para fazer o curso de Black Belt, geralmente não são necessários pré-requisitos. Entretanto, características pessoais como liderança e gosto por responsabilidades são indispensáveis ao profissional que pretende obter essa formação.

Em suma, não é necessário ter formação acadêmica. O curso de qualificação Black Belt pode ser feito por qualquer pessoa que deseja trabalhar com o método Six Sigma, desde que já tenha os certificados belt anteriores.

Dessa maneira, se tornar um expert em Lean Six Sigma exige apenas que o profissional tenha ambição em trabalhar com esse método e causar grandes transformações no ambiente empresarial.

A principal exigência para garantir a certificação é comprovar, na prática, que aprendeu como utilizar o conhecimento ensinado no curso. Por isso, é necessário que o aluno desenvolva projetos que serão avaliados a fim de certificar a aptidão.

Fazer o curso e ganhar a certificação em Back Belt coloca um profissional em destaque, por conta da sua intensiva capacitação do programa Lean Six Sigma. Ainda assim, essa pode ser uma ótima opção para profissionais recém-formados.

Como fazer o treinamento Black Belt?

Para fazer o treinamento, basta tomar alguns passos simples:

  • encontrar uma escola que ofereça o curso, como o Certifiquei;
  • realizar a inscrição;
  • fazer o curso, contando com o apoio para dúvidas;
  • entregar os projetos solicitados, visando atender aos requisitos de avaliação;
  • aguardar a certificação.

Conforme mencionado anteriormente, os passos são simples, podendo ter algumas particularidades conforme a escola escolhida para fazer o curso.

Entretanto, vale lembrar que os métodos podem mudar se o curso for presencial ou online, além da instituição de ensino.

Para os cursos online, os estudos geralmente são feitos através de uma plataforma de ensino. Dessa forma, é necessário ter acesso à internet para poder estudar e cumprir as atividades solicitadas pela instituição, e isso é de suma importância.

Os certificados só são emitidos mediante avaliação e a realização de um projeto, portanto, assimilar e compreender profundamente o conteúdo do curso é fundamental. Assim sendo, o certificado garante que um profissional tenha capacitação para ocupar essa importante função.

Com a realização do curso e a certificação, o aluno terá aprendido a liderar equipes, atuar como instrutor em certificações como Yellow e Green Belt e usar a comunicação de modo inteligente, a fim de conduzir equipes adequadamente.

Em suma, diversas habilidades são aprendidas, bem como o domínio excelente da Lean Six Sigma, dando ao aluno a capacidade para desempenhar a função de Black Belt. Vale lembrar que essa é uma das principais certificações que existem atualmente dentro deste método de gestão.

Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza é Engenheiro de Produção, especialista em Gestão de Processos. Atua em indústrias na área de Excelência Operacional há 7 anos, com experiência em treinamentos e orientações de líderes de projetos com foco em resultados tangíveis. Tem formação como Lean Six Sigma Black Belt e utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas de forma prática no dia a dia para suportar a tomada de decisão. No Certifiquei, tem como missão difundir os métodos de solução de problemas para contribuir com a formação profissional dos alunos, auxiliando-os alcançar um novo nível em suas carreiras.

relacionadas